GENJURÍDICO
blog_gustavo

32

Ínicio

>

Artigos

>

Trabalho

ARTIGOS

TRABALHO

Cálculo das horas extras dos bancários na atual jurisprudência do TST

EMPREGADO MENSALISTA

HORAS EXTRAS DOS BANCÁRIOS

RECURSOS REPETITIVOS

REFORMA TRABALHISTA

Gustavo Filipe Barbosa Garcia

Gustavo Filipe Barbosa Garcia

24/11/2016

blog_gustavo

O empregado mensalista, como o próprio nome indica, é o que recebe salário que remunera o padrão de 30 dias do mês.

Embora seja a hipótese mais frequente, o cálculo das horas extras do referido empregado pode apresentar certas complexidades, notadamente quando a jornada de trabalho é diferenciada.

As horas extras devem ser remuneradas com o adicional de no mínimo 50% (art. 7º, inciso XVI, da Constituição da República).

Segundo explicita a Súmula 264 do TST, a remuneração do serviço suplementar é composta do valor da hora normal, integrado por parcelas de natureza salarial, e acrescido do adicional (de horas extras) previsto em lei, contrato, acordo, convenção coletiva ou sentença normativa.

O art. 64 da Consolidação das Leis do Trabalho dispõe que o salário-hora normal, no caso de empregado mensalista, é obtido dividindo-se o salário mensal correspondente à duração do trabalho, a que se refere o art. 58 do mesmo diploma legal, por “30 (trinta) vezes o número de horas dessa duração”.

Vale dizer, o salário-hora é obtido ao se dividir o salário mensal do empregado pelo número de horas da duração normal do trabalho no mês, o que é conhecido como divisor.

O art. 58 da CLT estabelece que a duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de oito horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.

Na atualidade, deve-se salientar que a Constituição Federal de 1988, no art. 7º, inciso XIII, estabelece a duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e 44 semanais. Admite-se, além disso, a previsão de norma mais favorável ao empregado quanto à jornada de trabalho (art. 7º, caput, da Constituição da República).

O divisor é obtido ao se multiplicar a duração diária normal do trabalho por 30, por ser este o número estabelecido como padrão mensal pelo art. 64, parte final, da CLT.

Logo, antes da Constituição Federal de 1988, segundo o art. 58 da CLT, o divisor utilizado para o cálculo das horas extras do empregado mensalista era 240, resultante do cálculo de oito horas diárias vezes 30 dias. Nessa época, nota-se que a divisão de 48 horas semanais por seis dias na semana também resultava em oito horas por dia, como previa o art. 58 da CLT.

Com a vigência da Constituição da República, a duração do trabalho normal é limitada a oito horas diárias, mas também passou a ter a limitação de 44 horas semanais. Desse modo, a atual duração normal do trabalho diária é obtida ao se dividir 44 horas semanais por seis dias na semana, o que resulta em 7,333 horas (7 horas e 20 minutos) por dia.

Observa-se, com isso, que o descanso semana remunerado (art. 7º, inciso XV, da Constituição da República) não é considerado para se obter a duração normal do trabalho diária, justamente por se tratar de período de descanso, embora remunerado, com natureza de interrupção do contrato de trabalho.

Em síntese, com a Constituição Federal de 1988, no caso do empregado mensalista com duração normal de trabalho (oito horas por dia e 44 horas na semana), o divisor passou a ser 220, resultante do cálculo de 7,333 horas (7 horas e 20 minutos) vezes 30 (44 horas : 6 dias x 30 = 220), seguindo-se a determinação prevista no art. 64 da CLT[1].

Portanto, objetivando-se o cálculo das horas extras, nos termos desse dispositivo legal, para obter o salário-hora do empregado mensalista com duração do trabalho de oito horas por dia e 44 horas na semana, deve-se dividir o salário mensal do empregado por 220.

Entretanto, nas hipóteses em que o empregado está sujeito a 40 horas de trabalho por semana, em razão de previsão ou cláusula (expressa ou tácita) mais benéfica no contrato de trabalho, por exemplo, trabalhando oito horas diárias e cinco dias por semana, entende-se que o divisor a ser aplicado é 200 (40 horas : 6 dias x 30 = 200), de acordo com o cálculo decorrente do art. 64 da CLT.

Nesse sentido, assim dispõe a Súmula 431 do TST:

“Salário-hora. Empregado sujeito ao regime geral de trabalho (art. 58, caput, da CLT). 40 horas semanais. Cálculo. Aplicação do divisor 200. Para os empregados a que alude o art. 58, caput, da CLT, quando sujeitos a 40 horas semanais de trabalho, aplica-se o divisor 200 para o cálculo do valor do salário-hora”.

Frise-se que nesse caso, embora o empregado trabalhe apenas cinco dias por semana, o número de horas semanais deve ser dividido por seis para obter a duração normal do trabalho por dia (40 horas por semana dividido por 6 dias). Efetivamente, o repouso semana remunerado é de apenas um dia na semana (e não de dois) também nessa situação. Desse modo é que se chega ao divisor 200, também previsto na Súmula 431 do TST, salientando-se que a multiplicação da duração normal do trabalho diária por 30 decorre do padrão mensal adotado pelo art. 64 da CLT (40 horas por semana : 6 dias x 30 = 200).

De todo modo, tendo em vista a jornada de trabalho especial do bancário (art. 224 da CLT), a Súmula 124 do TST, na redação decorrente da Resolução 185/2012, assim previa:

“Bancário. Salário-hora. Divisor.

I – O divisor aplicável para o cálculo das horas extras do bancário, se houver ajuste individual expresso ou coletivo no sentido de considerar o sábado como dia de descanso remunerado, será:

  1. a) 150, para os empregados submetidos à jornada de seis horas, prevista no caput do art. 224 da CLT;
  2. b) 200, para os empregados submetidos à jornada de oito horas, nos termos do § 2º do art. 224 da CLT.

II – Nas demais hipóteses, aplicar-se-á o divisor:

  1. a) 180, para os empregados submetidos à jornada de seis horas prevista no caput do art. 224 da CLT;
  2. b) 220, para os empregados submetidos à jornada de oito horas, nos termos do § 2º do art. 224 da CLT”.

Cabe ainda salientar que, nos termos da Súmula 113 do TST, o “sábado do bancário é dia útil não trabalhado, não dia de repouso remunerado. Não cabe a repercussão do pagamento de horas extras habituais em sua remuneração”. Admite-se, entretanto, previsão mais benéfica a respeito, por exemplo, em norma coletiva negociada (art. 7º, inciso XXVI, da Constituição da República).

De forma mais recente, foi fixada a seguinte tese jurídica pelo Tribunal Superior do Trabalho em julgamento de Incidente de Recurso de Revista Repetitivo (SBDI-I, IRR – 849-83.2013.5.03.0138, Rel. Min. Cláudio Mascarenhas Brandão, j. 21.11.2016):

1) “O número de dias de repouso semanal remunerado pode ser ampliado por convenção ou acordo coletivo de trabalho, como decorrência do exercício da autonomia sindical.

2) O divisor corresponde ao número de horas remuneradas pelo salário mensal, independentemente de serem trabalhadas ou não.

3) O divisor aplicável para cálculo das horas extras do bancário, inclusive para os submetidos à jornada de oito horas, é definido com base na regra geral prevista no artigo 64 da CLT (resultado da multiplicação por 30 da jornada normal de trabalho), sendo 180 e 220, para a jornada normal de seis e oito horas, respectivamente.

4) A inclusão do sábado como dia de repouso semanal remunerado, no caso do bancário, não altera o divisor, em virtude de não haver redução do número de horas semanais, trabalhadas e de repouso.

5) O número de semanas do mês é 4,2857, resultante da divisão de 30 (dias do mês) por 7 (dias da semana), não sendo válida, para efeito de definição do divisor, a multiplicação da duração semanal por 5.

6) Em caso de redução da duração semanal do trabalho, o divisor é obtido na forma prevista na Súmula 431 (multiplicação por 30 do resultado da divisão do número de horas trabalhadas por semana pelos dias úteis)”.

Trata-se do primeiro julgamento do TST submetido à sistemática dos recursos repetitivos, isto é, quando há multiplicidade de recursos de revista fundados em idêntica questão de direito, na forma do art. 896-C da CLT, acrescentado pela Lei 13.015/2014. A tese fixada tem efeito vinculante quanto aos processos relativos à mesma matéria, como se observa no art. 896-C, § 11, da CLT.

Apesar dos intensos debates que antecederam o mencionado julgamento, inclusive com a realização de audiência pública a respeito da matéria, a posição que prevaleceu ainda pode gerar debates, notadamente quanto ao aparente conflito entre os seus itens 3 e 6.

Nesse sentido, consoante a mencionada Súmula 431 do TST, aos empregados sujeitos a 40 horas semanais de trabalho, como no caso de oito horas diárias e cinco dias por semana, aplica-se o divisor 200 para o cálculo do valor do salário-hora, o que foi reconhecido pelo item 6 da tese jurídica fixada no Incidente de Recurso de Revista Repetitivo 849-83.2013.5.03.0138.

Entretanto, ao bancário que exerça função de direção, gerência, fiscalização, chefia e equivalentes, ou que desempenhem outros cargos de confiança, desde que o valor da gratificação não seja inferior a 1/3 do salário do cargo efetivo, embora também sujeito a oito horas diárias de labor e, portanto, 40 horas semanais de trabalho (art. 224, § 2º, da CLT), prevaleceu o entendimento de que se aplica o divisor 220 para o cálculo do valor do salário-hora, conforme item 3 da referida tese jurídica.

Como se pode notar, o tratamento passou a ser nitidamente diferenciado quanto às duas situações, o que, evidentemente, exigiria motivo lógico apto a justificar a distinção.

Ao empregado que trabalha seis horas diárias e seis dias na semana, aplica-se o divisor 180 (6 x 30), conforme o art. 64 da CLT. Naturalmente, a duração normal do trabalho por dia nesse caso específico é de seis horas. Mesmo porque a divisão de 36 horas semanais por seis dias na semana também resulta em seis horas diárias. Registre-se que esse divisor 180 não decorre de se multiplicar a duração semanal de trabalho (36 horas) por cinco, por não ser essa a forma correta de se obter o divisor, mas sim como demonstrado (36 horas semanais : 6 dias por semana x 30 = 180), o que de certa forma é destacado no item 5 da tese jurídica em questão.

Diversamente, ao empregado que trabalhe seis horas diárias e cinco dias na semana, resultando em 30 horas semanais de trabalho, seguindo a própria lógica da Súmula 431 do TST, o divisor aplicável seria 150 (30 : 6 x 30). Nessa hipótese, a duração normal do trabalho por dia seria de cinco horas. Efetivamente, a divisão de 30 horas semanais por seis dias na semana resultaria em cinco horas por dia. Também aqui, o divisor 150 não decorre da multiplicação da duração semanal de trabalho (30 horas) por cinco, pois não é essa a forma correta de se obter o divisor (item 5 da tese jurídica), mas sim como explicitado (30 horas semanais : 6 dias por semana x 30 = 150).

Reitere-se que mesmo ao se trabalhar apenas cinco dias na semana, o descanso semanal remunerado é de apenas um dia, tanto que deve coincidir, preferencialmente, com o domingo, como estabelece o art. 7º, inciso XV, da Constituição da República. Logo, o número de horas da semana deve ser dividido por seis, como já mencionado, para obter a duração normal do trabalho diária, como confirma o item 2 da tese jurídica.

Não obstante, no caso do bancário que tenha duração normal do trabalho de seis horas diárias e cinco dias na semana, perfazendo o total de 30 horas de trabalho por semana (art. 224, caput, da CLT), prevaleceu o entendimento de que se aplica o divisor 180 para o cálculo do valor do salário-hora (item 3 da tese jurídica fixada no IRR – 849-83.2013.5.03.0138), e não o divisor 150 anteriormente indicado.

É passível de discussão, ademais, o item 4 da referida tese jurídica. Se houver norma mais favorável ao empregado, no sentido de estabelecer o sábado também como dia de repouso semanal remunerado, totalizando, assim, dois dias de descanso remunerado na semana, em verdade, para obter a duração normal do trabalho diária deve-se dividir a quantidade de horas semanais por cinco, e não mais por seis, justamente em razão dessa previsão específica e mais benéfica em que o sábado deixa de ser dia útil não trabalhado. Com isso, o divisor resultante deveria ser diferenciado nessa hipótese, mesmo porque, como o próprio item 6 da tese jurídica dispõe, para se chegar ao divisor deve-se multiplicar por 30 o resultado da divisão do número de horas trabalhadas por semana pelos dias úteis.

Cabe, assim, acompanhar os possíveis desdobramentos dessa controvertida questão, que apresenta profunda relevância especialmente para o cálculo das horas extras de empregados com duração de trabalho diferenciada, como é o caso dos bancários.

Referência:

[1] Cf. GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Curso de direito do trabalho. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016. p. 979-984.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA