GENJURÍDICO
Suspender prazo ou trabalho: apologia ao §1º do artigo 220

32

Ínicio

>

Artigos

>

Novo CPC

>

Processo Civil

ARTIGOS

NOVO CPC

PROCESSO CIVIL

Suspender prazo ou trabalho: apologia ao §1º do art. 220

ARTIGO 220

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

CPC

CPC 2015

FIM DE ANO

NCPC

SUSPENSÃO DE PRAZO

SUSPENSÃO DE TRABALHO

Marcelo Pacheco Machado
Marcelo Pacheco Machado

19/12/2016

Chegado o fim do ano, temos a oportunidade de, pela primeira vez, aplicarmos as normas do Novo Código de Processo Civil a tratarem do período vulgarmente chamado de “recesso forense”. O artigo 220 do Código de Processo Civil determina a suspensão dos prazos processuais, in verbis:

Art. 220. Suspende-se o curso do prazo processual nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 20 de janeiro, inclusive.
§ 1o Ressalvadas as férias individuais e os feriados instituídos por lei, os juízes, os membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia Pública e os auxiliares da Justiça exercerão suas atribuições durante o período previsto no caput.

§1º do artigo 220: o que isso significa?

Prazos são lapsos temporais, medidos em horas ou dias (CPC, art. 218 e ss.), os quais a técnica processual estabelece como referência para prática de determinados atos do processo. Tal como todo o formalismo, a função dos prazos no processo é conceder ordem e estrutura ao procedimento, permitindo um caminhar para frente, uma evolução.

E seria incorreto dizer que os prazos são coisa da parte. Diferentemente, atingem também o juiz e seus auxiliares. Não apenas há prazo de 15 dias para contestação (CPC, art. 335), réplica (CPC, art. 338), agravo, apelação, contrarrazões, recurso especial e recurso extraordinário (CPC, art. 1.003, § 5º), como também prazo de 5 dias para despachar, 10 dias para proferir decisões interlocutórias e de 30 dias para sentenças (CPC, art. 226, I, II e III). Entre muitos outros exemplos.

Algumas circunstâncias, porém, permitem que o curso dos prazos processuais seja suspenso, como o surgimento de obstáculo à parte, tal como a queda do sistema de processo eletrônico, a morte das partes, a indisponibilidade dos autos ou mesmo o fechamento do fórum (CPC, art. 221 e 313).

Nestas ocasiões especiais, de suspensão de prazos, não há prejuízo para que juízes e assessores analisem os autos e produzam minutas de atos decisórios, publiquem-nas nos autos, que cartorários expeçam mandados e alvarás e que o serviço seja colocado em dia. Do mesmo modo, não há impedimento para que advogados estudem os casos, pesquisem, produzam e protocolem petições.

Isto porque, a suspensão de prazos processuais é tão somente uma paralisação de seu fluxo. O tempo passa, mas o prazo não é contado, fica congelado até acontecimento futuro (termo ou condição) que o permita voltar a fluir novamente. Tanto isso é verdade que o prazo a ser contado, após este evento futuro, é o prazo remanescente: prazo total descontado o prazo que já havia transcorrido antes da suspensão.

E mais. No mundo real, a suspensão do prazo somente é relevante para os prazos chamados preclusivos.

Prazos para o Estado-juiz, a despeito de serem prazos, raramente trazem repercussões para os indivíduos que o descumprem. No âmbito do processo, repercussão nenhuma há, pois o juiz não perde o direito de proferir decisão ou sentença por excesso de prazo. Diferentemente, os prazos da parte, preclusivos, precisam de verdade serem suspensos. Isto porque, ultrapassá-los significaria perder o direito de realizar o ato processual, contestar, replicar, recorrer após o prazo é realizar ato inadmissível.

Daí, podemos nos direcionar para entender o art. 220. Quando o Código fala em suspensão de prazos, preocupa-se com prazos preclusivos, das partes. E basicamente diz que não ocorrerá nenhuma preclusão — perda do direito de realizar ato processual — no referido período. Concedendo às partes o direito de deixar para depois, de postergar a realização de atos processuais.

No período narrado, a intenção é clara: permitir que — ao menos o trabalho da advocacia contenciosa — possa ser suspenso, permitindo que o advogado que trabalha solitário, na causa ou no escritório, possa ter um período de descanso garantido. Sabendo que, naquele período, prazo nenhum terá seu cômputo continuado.

Excelente oportunidade. Não apenas para o advogado, para descansar, mas também para os órgãos jurisdicionais aproveitarem a redução dos serviços demandados, menos cargas, menos vistas, menos juntadas, etc.

Na ausência dos advogados folguistas, é inteligente a norma, determinando o foco na eliminação de pendências dos órgãos jurisdicionais, redução do estoque de causas, ou mesmo — nos casos de cartórios em dia — realizarem cursos de atualização e estimularem as férias de servidores, por uma questão de eficiência na gestão pública.

Bastava, desse modo, ler o caput do artigo 220 do Código de Processo Civil, em conjunto com o art. 37 da Constituição Federal para se chegar a esta conclusão. No entanto, o Código foi didático no § 1º: suspender prazo não é suspender trabalho.

§ 1º Ressalvadas as férias individuais e os feriados instituídos por lei, os juízes, os membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia Pública e os auxiliares da Justiça exercerão suas atribuições durante o período previsto no caput.

Passados sete meses da entrada em vigor do Novo Código de Processo Civil, chegamos ao primeiro momento de aplicação da regra citada. Os tribunais têm achado diferentes fundamentos para negar o espírito da lei, encerrando as atividades jurisdicionais no período citado. Antes fosse pela ausência de processos pendentes, ou mesmo pela necessidade de se dar férias — exatamente nesse período — aos servidores (todos) da justiça.

Uma regra boa. Inaplicada.


VEJA AQUI OUTROS TEXTOS DA SÉRIE CPC 2015

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA