GENJURÍDICO

32

Ínicio

>

Artigos

ARTIGOS

Ho Ho Ho: Vade mecum ou Ceia de Natal?

1ª FASE

2ª FASE

ALVARO DE AZEVEDO GONZAGA

EXAME DE ORDEM

VADE MECUM

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

22/12/2016

Hora de estudar ou de aproveitar a família? Essa é uma dúvida que deve passar pela cabeça de quase todos os estudantes de Direito envolvidos com o Exame de Ordem. De forma mais generalista, é possível dizer que, nesse momento, é possível dividir esse conjunto de alunos em dois grupos: aqueles que farão a 2ª Fase do XXI Exame de Ordem e os que vão prestar a 1ª do XXII Exame.

Faltam pouco mais de 3 semanas para a 2ª Fase do XXI Exame e 4 meses para a 1ª Fase do XXII Exame de Ordem. A minha orientação é, caso você esteja na 2ª Fase, não vacile, aproveite sim o tempo com a família, mas não deixe o Vade Mecum sentir muito a sua falta. O segredo nesse caso é o equilíbrio, aproveitar os familiares, os amigos e pessoas queridas pode dar um alívio e reforço psicológico importantes. Contudo, não dá para entrar em um período de férias ou de recesso.

Agora, para você que está aguardando o XXII Exame e começa a se perguntar:  Já é hora de começar os estudos? O certo é aproveitar as férias? Passo a véspera de natal comendo um bom peru ou devorando o Vademecum? Não se assuste, mas meu conselho é para você relaxar e descansar até a virada do ano!

Isso mesmo! Minha orientação é para você usar esse tempo para curtir a sua família, sua namorada ou seu namorado e os seus amigos. Ao longo de mais de 10 anos trabalhando com o Exame da Ordem e também como professor universitário, tenha a consciência de ir além do convencional e do senso comum praticado por alguns de só repetir “estudem, estudem!”

Não dou essa orientação sem motivos, queridos estudantes. A prova da OAB é difícil, exige muito conhecimento e de preparo dos candidatos. Todo o processo de estudo que antecede os dias da prova, envolvem mais variáveis do que a quantidade de horas estudadas. O seu estado psicológico-emocional e a sua relação com as pessoas próximas de você são variáveis importantes. É exatamente nesses dois pontos, que o conselho de aproveitar o fim de ano se encaixa.

Além de assistir aulas, de ler doutrinas ou leis e resolver provas antigas, você precisa estar emocionalmente bem e ter o apoio da sua família e das pessoas próximas. Sendo mais direto, o raciocínio é o seguinte: Descanse emocionalmente agora e esteja presente nesses momentos, pois você terá que se ausentar em outros durante o período de preparação para o XXII Exame.

Se você prestou o XXI Exame e não passou, você pode estar decepcionado consigo mesmo. Se ainda vai para o seu primeiro Exame, deve estar lutando pra controlar a ansiedade. A minha experiência leva a crer que tirar a prova da cabeça, curtindo momentos tão especiais como os vividos no final do ano, pode fazer muito bem para controlar esses sentimentos. Perder o controle sobre eles, pode prejudicar muito a preparação.

Sobre o estar ausente, o raciocínio é simples. Esteja presente agora, pois quando os estudos começaram para valer, a presença em aniversários, festas, cinemas e happy hours terá que ser menor. A dica é criar um crédito, para não ser tão cobrado no futuro.

Por fim, minha recomendação é que você comece a se preparar a partir do dia 6 de janeiro, quando começam as aulas presenciais e virtuais do Curso Fórum. As festas já terão passados, suas forças renovadas, nada como um time preparado, com experiência e capacitado para te ajudar nesse importante passo profissional.

Passe um bom tempo com sua família, com as pessoas que gostem.

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA