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Comentários à prova de Raciocínio Lógico e Matemática TRT-20 (SE) 2016 2

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Comentários à prova de Raciocínio Lógico e Matemática TRT-20 (SE) 2016 2

Bruno Villar

Bruno Villar

27/12/2016

Técnico Judiciário

01.(FCC TRT-20 – 2016) Juliana consegue arquivar 16 pastas de documentos em uma hora e vinte minutos. Mantendo esse mesmo padrão, em duas horas e quarenta e cinco minutos Juliana conseguirá arquivar um número de pastas de documentos igual a

(A) 32.

(B) 40.

(C) 35.

(D) 38.

(E) 33.

Resolução:

Tema: Regra de três simples

Dica: Existe uma relação entre duas grandezas (pastas e tempo)

1 hora e 20 minutos = 60 + 20 = 80 minutos, é necessário colocar uma única medida.

2 horas e 45 minutos = 2. 60 + 45 = 120 + 45 = 165 minutos

Resposta letra E

02.(FCC TRT-20 – 2016) Manoel e Dolores precisavam classificar um grande número de processos. Manoel começou antes do que Dolores e ao final do dia havia classificado 3/8 do total de processos. Dolores trabalhou mais rápido do que Manoel e ao final do dia havia classificado 1/3 de processos a mais do que aqueles que Manoel havia classificado. Após esse dia de trabalho de Manoel e Dolores, é correto afirmar que

(A) ainda faltam 1/4 dos processos para serem classificados.

(B) eles terminaram a tarefa.

(C) ainda faltam 1/8 dos processos para serem classificados.

(D) eles classificaram 17/24 dos processos.

(E) eles classificaram apenas metade dos processos.

Resolução:

Tema: Fração

Manoel produziu: 3/8 do total

Dolores produziu um terço a mais que Manoel:3/8 + 1/3.3/8

Dica: “x% a mais” = valor inicial + x% do valor inicial

Produção total: 3/8 + 4/8 = 7/8, logo resta 1/8.

Resposta letra C.

03.(FCC – TRT/20 – 2016) Em um dia de atendimento externo, João atendeu 56 pessoas. No dia seguinte, João atendeu 25% a mais do número de pessoas que havia atendido no dia anterior. No terceiro dia, João novamente aumentou o número de atendimentos em 30% do número de atendimentos do dia anterior. O número de atendimentos realizados por João, nesses três dias, foi igual a

(A) 195.

(B) 217.

(C) 161.

(D) 184.

(E) 111.

Resolução:

Tema: Porcentagem

Valor inicial = 56

1ª etapa: 25% a mais, ou seja, 25% de aumento

56 + 25% de 56

56 + 14 = 70

2ª etapa: 30% de aumento

70 + 30% de 70

70 + 21 = 91

Resultado = 56 + 70 + 91 = 217

Resposta letra B

04. (FCC TRT-20 2016) Considere que todo técnico sabe digitar. Alguns desses técnicos sabem atender ao público externo e outros desses técnicos não sabem atender ao público externo. A partir dessas afirmações é correto concluir que

(A) os técnicos que sabem atender ao público externo não sabem digitar.

(B) os técnicos que não sabem atender ao público externo não sabem digitar.

(C) qualquer pessoa que sabe digitar também sabe atender ao público externo.

(D) os técnicos que não sabem atender ao público externo sabem digitar.

(E) os técnicos que sabem digitar não atendem ao público externo.

Resolução:

Tema: Diagrama Lógico.

Todo técnico sabe digitar.

Alguns desses técnicos sabem atender ao público externo e outros desses técnicos não sabem atender ao público externo.

Dica: A nossa conclusão deve ser uma situação que ocorra em todas as hipóteses possíveis.

Vamos analisar as afirmativas, ok?

(A) os técnicos que sabem atender ao público externo não sabem digitar.

Errado, pois todo técnico sabe digitar.

(B) os técnicos que não sabem atender ao público externo não sabem digitar.

Errado, pois todo técnico sabe digitar.

(C) qualquer pessoa que sabe digitar também sabe atender ao público externo.

Errado, existe a possibilidade de uma pessoa saber digitar e não saber atender ao público externo. Lembre-se: todo técnico sabe digitar, mas nem todo elemento que sabe digitar é técnico.

(D) os técnicos que não sabem atender ao público externo sabem digitar.

Certo, todo técnico sabe digitar, ou seja, se é técnico então sabe digitar.

(E) os técnicos que sabem digitar não atendem ao público externo.

Errado, existem técnicos que sabem digitar e atender ao público.

Dica: “ os técnicos” = “ todos os técnicos”

05.(FCC TRT-20 2016) A sequência de números 1; 13; 1; 2; 13; 1; 2; 3; 13; 1; 2; . . ., foi criada com um padrão e possui vinte termos. A soma dos termos: 20º, 15º e 13º é um número

(A) múltiplo de 5.

(B) múltiplo de 9.

(C) divisor de 2.

(D) múltiplo de 8.

(E) divisor de 6.

Resolução:

Tema: Sequência Lógica

Dica: O objetivo é reconhecer o padrão da sequência.

1; 13;

1; 2; 13;

1; 2; 3; 13;

Vou montar em linha para ficar mais fácil

Linha 1: 1, 13 (2ª posição da sequência)

Linha 2: 1, 2, 13 (5ª posição da sequência)

Linha 3: 1,2, 3 , 13 (9ª posição da sequência)

Linha 4: 1, 2, 3,4, 13 (14ª posição da sequência)

Linha 5: 1,2,3,4 ,5, 13 (20ª posição da sequência)

Os números das posições 20,15 e 13 são: 13, 1 e 4

Comentário: O número 13 em relação as linhas estão aumentando uma unidade, ou seja, linha 1: 2ª posição, linha 2: 5ª posição, linha 3ª : 9ª posição e assim sucessivamente.

Resultado: 13 + 1 +4 = 18 (múltiplo de 9)

Resposta letra B


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