GENJURÍDICO
lamy_1

32

Ínicio

>

Novo CPC

NOVO CPC

A estabilização da tutela antecipada antecedente se aplica no agravo de instrumento?

AGRAVO DE INSTRUMENTO

NOVO CPC

TUTELA ANTECIPADA ANTECEDENTE

Eduardo Lamy
Eduardo Lamy

05/06/2017

O CPC de 2015 não limita a estabilização da tutela antecipada antecedente ao primeiro grau. Sobre esse prisma, a partir da literalidade da lei, a hipótese é de estabilização também pela não interposição do recurso cabível junto aos tribunais locais; no caso, o agravo interno.

Entretanto, a interpretação literal tem seus riscos sistemáticos, pois ninguém pode ser obrigado a recorrer para ter direito à ampla defesa. Não interpretar sistematicamente as hipóteses de cabimento da estabilização é temerário à luz da Constituição Federal. Não faz sentido estabilizar a tutela antecipada antecedente nas hipóteses de defesa manifestamente efetuada, embora diversa da interposição de recurso. Não faz sentido proporcionar amplamente ao demandado a utilização de defesa por qualquer outro meio – diverso do recurso – e depois prever a sua punição pelo não exercício de um mero ônus processual (recurso).

Dessa forma, caso não vinculemos a estabilização à interposição de recursos, mas sim à defesa em sentido amplo, não há que se falar em estabilização pela mera não interposição do recurso cabível junto aos tribunais locais (mas sim pela não contestação, posterior, do feito). Por outro lado, caso se interprete o CPC literalmente, haverá, sim, estabilização decorrente da não interposição do agravo interno contra a decisão que defere a antecipação antecedente junto aos tribunais locais.

02


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA