Ano Novo, Exame de Ordem Novo?

0
notas
0
likes
0
notas
0
likes

Primeira semana do ano novo, as esperanças das coisas serem melhores ou pelo menos diferentes estão lá em cima, não é mesmo? Promessas de que esse ano faremos academia, que justificaremos um aumento salarial, ou que dessa vez vamos mesmo estudar. Quem presta o Exame de Ordem ou inicia o nono semestre de Direito espera, entre outras coisas, deseja que a prova não apresente tantas surpresas negativas como as de 2016.

Quem prestou a prova ou acompanhou as notícias sobre o Exame, sabe que 2016 foi um ano “turbulento”. Teve até homem-bomba em Salvador, lembram? Apesar do susto, outros episódios também tiraram o sono dos estudantes.

As provas de 2ª Fase de Direito Civil com certeza não deixaram saudades, afinal erros preocupantes aconteceram. No XX Exame, cercado de expectativas pois era o primeiro com o Novo Código de Processo Civil, a prova fez confusão utitlizando termos do Código de 1973. No XIX Exame, o espelho da peça prático-profissional revoltou diversos candidatos, os quais apontaram erros na formulação da questão, bem como na opção por uma tese diferente da majoritária, o que diverge da orientação do edital.

Na re-aplicação da 1ª Fase do XX Exame, realizada no dia 24 de julho, a prova apresentou outro grave deslize. Umas das questões de Ética cobrou a aplicação do entendimento do Novo Código de Ética, o qual só entraria em vigor a partir do dia 01 de Setembro.

Outro fato que merece entrar nessa retrospectiva foi a 1ª Fase do XXI Exame. O nível de dificuldade da prova surpreendeu alunos e professores. Há tempos a FGV não fazia questões com um nível de exigência tão alto, o que prejudicou muita gente acostumada com as edições mais recentes. Os adeptos da teoria da conspiração alegam que, exatamente por perceber o exagero na cobrança, a banca decidiu anular duas questões – nas últimas três provas nenhuma questão foi anulada.

Em 2017, renova-se a esperança de termos provas mais justas, sem tantos erros evitáveis e um nível de exigência dentro do previsto. Da minha parte, como professor do Curso Fórum, assumo o compromisso de seguir ao seu lado, te ensinando e ajudando no que for preciso. Da sua, torço para que consiga realizar seus sonhos e a aprovação no Exame de Ordem seja só uma das suas muitas conquistas!


Leia também:

LEIA TAMBÉM
COMENTE