GENJURÍDICO

32

Ínicio

>

Artigos

>

Tributário

ARTIGOS

TRIBUTÁRIO

IPTU – Conceito de áreas urbanizáveis ou de expansão urbana

ÁREAS URBANIZÁVEIS

ART. 32 DO CTN

COMÉRCIO

EXPANSÃO URBANA

HABITAÇÃO

INDÚSTRIA

LEI MUNICIPAL

LOTEAMENTOS

Kiyoshi Harada

Kiyoshi Harada

18/01/2017

Normalmente a doutrina não distingue o conceito de zona urbana e o de expansão urbana, conferindo-lhes o mesmo tratamento jurídico.

Dispõe o § 2º do art. 32 do CTN:

“§ 2º A lei municipal pode considerar urbanas as áreas urbanizáveis, ou de expansão urbana, constantes de loteamentos aprovados pelos órgãos competentes, destinados à habitação, à indústria ou ao comércio, mesmo que localizados fora das zonas definidas nos termos do parágrafo anterior.”

Em artigo anterior verificamos que a presença de dois dos requisitos enumerados no § 1º, do art. 32 do CTN configura zona urbana, com exceção daquela propriedade onde esteja sendo explorada a atividade agrícola, pecuária, agroindustrial ou atividade de exploração extrativa vegetal.

Atualmente, exemplos mais expressivos de zonas de expansão urbana são os loteamentos formando condomínios fechados, para construção de prédios voltados para recreio. Nos últimos anos proliferaram os chamados “sítios de recreio” para passar o final de semana ou férias prolongadas. Esses locais, embora não tenham o mínimo de dois dos elementos referidos no § 1º, do art. 32 do CTN, podem ser considerados como áreas de expansão urbana, para fins de tributação pelo IPTU.

É requisito essencial para firmar a competência impositiva municipal a existência de lei municipal incluindo dentro do perímetro urbano essas áreas de expansão urbana. Somente com a edição de lei municipal nesse sentido cessará a competência tributária da União.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA