GENJURÍDICO
honestidade

32

Ínicio

>

Artigos

ARTIGOS

A honestidade como defeito

HONESTIDADE

Luiz Henrique Lima

Luiz Henrique Lima

31/01/2017

Nesta semana presenciei uma conversa na qual um dos interlocutores, experiente e respeitado jornalista, comentou acerca de uma pessoa pública, cogitada para ascender a um cargo de maior expressão: “Ele tem um grave defeito: é um cidadão correto e sua honestidade pode ser um empecilho. Vão tentar barrá-lo por causa disso.”

A frase me chocou, principalmente porque desnuda uma realidade perversa na vida pública brasileira e está amparada em diversos exemplos municipais, estaduais e federais.

Nos tempos atuais, a honestidade de atitudes, a correção de propósitos e a sinceridade de opiniões não esculpem degraus para os homens e mulheres de bem alcançarem posições de destaque, nas quais possam adotar decisões pautadas no interesse público. Ao contrário, tais qualidades são vistas como defeitos e erigem obstáculos quase intransponíveis, que limitam suas carreiras e podam seus potenciais de realização profissional.

A probidade é tida por vaidade: “pensa que é melhor que os outros”.

A sinceridade é tachada de grosseria: “não precisava ser tão direto”.

A transparência de opiniões é condenada como exibicionismo e a coerência de posicionamento como autossuficiência: “só quer aparecer” e “acha que sabe tudo”.

O respeito a normas legais e a padrões éticos de conduta é rechaçado como preciosismo, “frescura” ou “falta de razoabilidade”: “podia ter flexibilizado a interpretação normativa”.

A firmeza de princípios e a lealdade às instituições são reputadas como intransigência: “se tivesse boa vontade, encontrava um jeitinho”.

Esse fenômeno de inversão de valores permeia os mais diversos setores de atividade: esporte, cultura, academia, política etc. No futebol, frequentemente o atleta disciplinado é desprezado e colocado na reserva de brucutus que abusam de lances violentos e desleais contra os jogadores da equipe adversária. Na burocracia universitária, é mais fácil ascender pelo conformismo do que pela inovação crítica. No mundo artístico, é costume reservar alguns dos melhores papéis aos favoritos dos poderosos, postos que não exigem maestria interpretativa, mas bajulação ostensiva.

Quanto à política, bem, as revelações da Operação Lava-Jato, Calicute, Ararath e outras indicam que, durante um bom tempo, um requisito quase obrigatório para ocupar cargos elevados em algumas funções estatais era a habilidade de articular-se com organizações criminosas e a aptidão para desviar recursos públicos visando enriquecimento pessoal ou financiamento eleitoral. Privilegiaram-se personagens cuja estatura moral e intelectual remete aos romances de Eça de Queirós – o conde de Abranhos, o conselheiro Acácio, o comendador Raposo e o cônego Dias – ou, ainda, ao inesquecível Palhares das crônicas de Nelson Rodrigues.

E assim, sabota-se o desenvolvimento do país, dos estados e das cidades, desperdiçando a capacidade das pessoas íntegras contribuírem com seus talentos para uma vida melhor para sua comunidade. Algumas ficam frustradas, outras terminam por sucumbir às pressões e há também aquelas que procuram ocupar-se atuando em outras áreas, como no voluntariado, onde os interesses envolvidos são menores e não despertam resistências significativas.

A boa notícia é que isso está mudando e, coletivamente, estamos evoluindo e amadurecendo. Diz o Evangelho: “Nada há de oculto que não venha a ser revelado” (Marcos: 4,22); e “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João: 8,32). Creio que o que está sendo revelado aos brasileiros sobre os subterrâneos podres de eleições e de nomeações há de, finalmente, nos libertar da corrupção e da hipocrisia.

Tem razão o veterano jornalista que citei na abertura: ainda haverá tentativas de barrar a ascensão de nomes honrados. No entanto, como cantava Cazuza, “ainda estão rolando os dados” e está próximo o dia em que a honestidade não mais será um defeito, mas uma obrigação, que para as pessoas de bem será um fardo leve e um jugo suave.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA