GENJURÍDICO
CC 1916

32

Ínicio

>

Artigos

>

Civil

ARTIGOS

CIVIL

Decodificando o Co?digo Civil (6) – A tramitac?a?o do Co?digo Civil de 1916 (Parte 2)

BREVE HISTÓRICO DA CODIFICAÇÃO DO DIREITO CIVIL BRASILEIRO

CARNEIRO RIBEIRO

CLOVIS BEVILAQUA

CO?DIGO CIVIL DE 1916

CURSO DIDÁTICO DE DIREITO CIVIL

DIREITO CIVIL

PROJETO REVISTO

RUY BARBOSA

TRAMITAÇÃO

Felipe Quintella

Felipe Quintella

14/02/2017

Já vimos a primeira parte da longa trajetória da tramitação do projeto que veio a se transformar no Código Civil de 1916.

Ainda em novembro de 1900, a Câmara dos Deputados elaborou e votou um regimento especial, o qual traçou as regras a serem seguidas na tramitação do Projeto Revisto. Posteriormente, em 26 de julho de 1901, nos termos do regimento especial, foi nomeada uma Comissão Especial, composta por um representante de cada estado — a Comissão dos 21, em alusão aos vinte e um membros, por haver, à época, vinte estados, mais a capital federal —, à qual incumbia dar parecer sobre o Projeto Revisto.

A Comissão logo começou suas atividades, e trabalhou intensamente. Seus trabalhos se encerraram em 18 de janeiro de 1902, quando foi concluída a discussão da redação final do projeto. Na sequência, o texto foi submetido a Ernesto Carneiro Ribeiro, professor do Ginásio do Estado da Bahia, para revisão e emendas, as quais ainda foram discutidas antes da apresentação à Câmara dos Deputados. Após a discussão do projeto na Câmara, o texto final aprovado foi encaminhado ao Senado.

Assim que recebeu o projeto, o Senado também nomeou uma Comissão Especial, da qual foi eleito presidente o senador Ruy Barbosa, a quem coube dar o primeiro parecer.

O presidente da Comissão Especial do Senado concluiu seu parecer em 3 de abril de 1902. Neste, Ruy Barbosa elaborou diversas críticas à redação de vários dispositivos do Projeto, para os quais sugeriu nova redação. Ruy não fez uma análise do conteúdo jurídico do projeto! O fato causou grande espanto à comunidade jurídica da época, e acabou gerando um longo embate filológico envolvendo Ruy, Carneiro Ribeiro e Clovis Bevilaqua.

Abreviando a trajetória do projeto no Senado, o fato é que, graças ao polêmico parecer de 1902, a Comissão Especial pouquíssimo fez até 1911, quando Ruy Barbosa se exonerou da Comissão, em 12 de outubro. Em 10 de novembro de 1911, então, o senador João Luiz Alves requereu ao Senado que incluísse o projeto na ordem do dia.

Quase um ano mais tarde, em 13 de setembro de 1912, a Comissão Especial entregou ao Senado seu parecer, com as emendas propostas ao estado do projeto à época, as quais foram votadas e posteriormente remetidas à Câmara.

A redação final do projeto do Senado foi publicada no Diário do Congresso em 29 de dezembro de 1912.

De volta à Câmara, foi nomeada nova comissão, e apresentaram-se pareceres, até o projeto ser submetido à discussão em plenário. Mas os trabalhos acabaram sendo suspensos. Somente em 1915 é que a Câmara retomou a discussão das emendas do Senado, entre 7 e 20 de julho.

Novamente remetido ao Senado, este examinou as emendas rejeitadas pela Câmara entre 26 de julho e 11 de agosto.

Posteriormente, a Câmara nomeou nova comissão com vinte e um membros para a fase final da discussão.

Em 26 de dezembro de 1915, enfim, o projeto foi submetido à aprovação da Câmara dos Deputados, e declarado aprovado pelo presidente da casa, o deputado Astolfo Dutra.

Em 1º de janeiro de 1916, finalmente, foi sancionado e promulgado o Código Civil dos Estados Unidos do Brasil pelo Presidente da República, Wenceslau Braz, sendo Ministro da Justiça e Negócios Interiores Carlos Maximiliano.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA