GENJURÍDICO
Learning

32

Ínicio

>

Artigos

ARTIGOS

PUCSP lança primeira Enciclopédia Jurídica do mundo

ALVARO DE AZEVEDO GONZAGA

ENCICLOPÉDIA

ENSINO

GRADUAÇÃO

PESQUISA

PUCSP

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

13/04/2017

Gradativamente, a Internet vem se tornando o primeiro meio de busca de conhecimento jurídico. Seja em consulta fortuita, rápida, seja na confecção um artigo ou tese, o online é, em muitas casos, se não o única, a primeira fonte de pesquisa. Atento a essa demanda e, principalmente, ciente da necessidade de atestar a credibilidade e confiabilidade da informação pesquisa, a PUCSP, lançou a “Enciclopédia Jurídica”. O evento que contou com a participação do diretor da faculdade, Dr. Pedro Paulo Teixeira Manus, e das demais importantes autoridades da instituição, teve a ilustre palestra de inauguração do professor emérito da universidade, Celso Antônio Bandeira de Mello.

A Enciclopédia de perfil único no mundo, uma vez que não existe nenhum outro projeto que reúna somente doutores em Direito, portanto profissionais de referência acadêmica atestada cientificamente, e de maneira gratuita disponibiliza acesso a obras fundamentais para a compreensão das diversas áreas jurídicas. Tenho a honra de coordenar esse projeto juntamente com os professores, Celso Fernandes Campilongo e André Luiz Freire, que toparam o desafio.

Abro aqui aspas para o Professor Doutor André Luiz Felipe. ” A Enciclopédia la foi pensada para atender toda a sociedade que queira ter informações jurídicas, com uma atenção especial para o aluno de graduação, que prefere a a internet como fonte de pesquisa, mas ainda não tem maturidade cientifica suficiente para selecionar as informações que obtêm”.

“Além de auxiliar o estudante, pesquisadores de outra ordem e todo o público afim de conhecer mais sobre o Direito, afinal há uma oferta grande de sites jurídicos, porém poucos com informação de qualidade, nós convidamos doutores em Direito para contribuir com o projeto. E nisso temos uma grande diferencial, uma vez que não existe nenhuma iniciativa similar que ofereça, gratuitamente, conteúdo jurídico produzido exclusivamente por doutores”.

Esse é  objetivo meu e dos meus colegas coordenadores, bem como de toda a PUCSP e doutores que colaboram com esse projeto, contornar a dificuldade de separar a informação confiável, de credibilidade de todo o conteúdo produzido de maneira não científica,  não responsável e não confiável.

Diante dessa demanda social, não medimos esforços para que a Enciclopédia Jurídica da PUCSP virasse realidade. Com o apoio da Fundação São Paulo, dos Coordenadores Gerais, Coordenadores de Tomo e funcionários da Faculdade, foi possível a realização deste objetivo.

Estamos confiantes de que a Enciclopédia auxiliará os estudantes do Brasil inteiro na sua busca por conhecimento jurídico de qualidade.


Leia também:

Marcélle Pereira: “É preciso esquecer que existe um mundo fora da sala do seu Exame”
Direito da USP vai oferecer 20% da vagas para negros, pardos e indígenas
Juiz pode sugerir que advogado preste concurso para magistratura durante audiência?

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA