Quando a ação é proposta no Rio de Janeiro porque o réu tem domicílio e residência nessa cidade e o mesmo se muda para São Paulo?

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes

A ação permanece no Rio de Janeiro ou é encaminhada para Sampa?

Pergunta para os concurseiros e para os guerreiros que se submetem à prova do Exame de Ordem:

Quando a ação é proposta no Rio de Janeiro porque o réu tem domicílio e residência nessa cidade e o mesmo se muda posteriormente para São Paulo, a ação permanece no Rio de Janeiro ou é encaminhada para Sampa?

A ação permanece no Rio de Janeiro, pois a modificação de fato (mudança do domicílio ou da residência do réu) não modifica a competência, que é determinada no momento do registro ou da distribuição da petição inicial (art. 43 do CPC). Chamamos isso de perpetuação da competência. A modificação do estado de fato ou de direito só tem relevância quando suprimir órgão judiciário ou alterar a competência absoluta.

Essa matéria é estudada na obra Processo Civil Sintetizado, de nossa autoria, publicada pelo Grupo GEN, disponível em www.grupogen.com.br.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Uma resposta para “Quando a ação é proposta no Rio de Janeiro porque o réu tem domicílio e residência nessa cidade e o mesmo se muda para São Paulo?”

  1. […] Quando a ação é proposta no Rio de Janeiro porque o réu tem domicílio e residência nessa cidad… […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *