GENJURÍDICO
Top 10

32

Ínicio

>

Dicas

>

Ética

DICAS

ÉTICA

10 Dicas sobre o Novo Código de Ética

NOVO CÓDIGO DE ÉTICA

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

24/05/2017

O professor Alvaro de Azevedo Gonzaga separou algumas dicas importantes sobre o Novo Código de Ética. Confira abaixo:

1 – Atuação do Advogado: O Art. 2º, parágrafo único, VIII, “e” do Novo Código de Ética e Disciplina de 2015, reza que o advogado deve ABSTER-SE de atuar em pleitos que tenha vínculos familiares ou negociais com a autoridade.

2 – Advocacia Pública: Art. 8º: estabelece que procurador (municipal, estadual e federal) estão submetidos ao Código de Ética, inclusive aqueles que ocupam cargos de chefia ou diretoria.

3 – Tráfico de Influência: O Art. 33, caput, prevê que o advogado não poderá atuar ou oferecer pareceres em processos que tramitem perante a entidade, salvo em causa própria.

4 – Publicidade Informativa: O Art. 39 manteve a necessidade do seu caráter meramente informativo, enquanto novas mudanças foram inseridas para se adequar às novas tecnologias.

5 – Publicidade e Internet: Redes Sociais: é permitida de forma moderada, trazendo informações jurídicas sem o posicionamento sobre casos concretos em que o advogado tenha atuado ou que outro colega atue, sob risco de mercantilização da advocacia e captação de clientela.

6 – Honorários e Forma de Pagamento: O Art. 53 do Novo Código de Ética e Disciplina de 2015 acrescentou outra forma possível de cobrança dos honorários com a utilização de máquinas e sistema de cartão de crédito, desde que o advogado individual a sociedade esteja devidamente credenciados junto à administradora do cartão.

7 – Sucumbência Recursal: Para evitar a interposição de recursos desnecessários, o NCPC inseriu, no Art. 85, §§ 11 e 12, a possibilidade de o Tribunal majorar o valor sucumbencial a ser percebido pelo advogado, levando em consideração os mesmos objetivos para o estabelecimento dos honorários em primeira instância somado ao trabalho adicional desempenhado pelo advogado em função do Recurso.

8 – Honorários in Causa Própria: Pelo entendimento do Art. 85, §§ 17 e 18, ainda que o advogado atue em causa própria, deverá fazer jus aos honorários de sucumbência estabelecidos em sentença e, caso esta seja omissa, poderá o advogado intentar ação autônoma para recebê-los.

9 – Procedimento Administrativo: De acordo com o Art. 78, do NCED, os autos podem ter caráter virtual, mediante adoção de processo neste sentido.

10 – Corregedorias Gerais: Por disposição do Art. 72, §§ 1º a 3º, do Novo Código de Ética e Disciplina de 2015, ficam estabelecidas como partes integrantes do sistema de disciplina da OAB as Corregedorias-Gerais, tendo como objetivo principal reduzir a ocorrência das infrações disciplinares mais frequentes.

Para ter mais dicas como essa, conheça o curso Estatuto e Ética Para OAB, com o professor Alvaro de Azevedo. Neste curso online, o aluno tem a oportunidade de mergulhar nos temas fundamentados no Novo Código de Ética, por meio de aulas teóricas e com questões práticas.


Veja também:

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA