GENJURÍDICO
Advocacia pública

32

Ínicio

>

Artigos

>

Constitucional

ARTIGOS

CONSTITUCIONAL

A advocacia pública na era da consensualidade

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ADVOCACIA PÚBLICA

COMPROMISSO DE CESSAÇÃO DE EFICÁCIA

CONFLITO DE INTERESSE

INTERESSE PÚBLICO

LEI DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA

LEI DO CADE

LEI N. 12.259/2011

LEI N. 7.347/1985

LEI N° 13.140/15

Marco Antonio Rodrigues

Marco Antonio Rodrigues

20/06/2017

A Constituição da República exige um novo atuar para a Administração Pública. Seu texto reúne uma multiplicidade de direitos por ela tutelados, e consequentemente de interesses públicos a serem protegidos. Diante disso, também é exigido da Advocacia Pública um novo atuar, procurando viabilizar e dar juridicidade a diversas políticas públicas.

Dentre as muitas políticas públicas a serem implementadas, tem-se a política pública de tratamento adequado dos conflitos de interesses, instituída pela Resolução CNJ n. 125/10. A solução adequada de um conflito não necessariamente precisa ser imposta pelo Poder Judiciário

Destaque-se que o próprio Código de Processo Civil procurou dar um novo sentido para o direito de acesso à justiça, consagrado no art. 5º, XXXV, da Constituição. O art. 3 do Código institui dentre as normas fundamentais do processo civil brasileiro o acesso à justiça, sendo que o mesmo dispositivo estabelece o dever estatal de promoção das soluções consensuais dos conflitos, o que se aplica não só aos conflitos entre particulares, mas também aos que envolvam a Fazenda Pública.

Note-se que, além da previsão do Código de Processo Civil, diversas leis admitem o uso de meios consensuais nas soluções de conflitos de interesses, como é o caso da Lei da Ação Civil Pública, que prevê a possibilidade de os órgãos públicos legitimados à sua propositura tomarem dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta às exigências legais, mediante cominações, que terá eficácia de título executivo extrajudicial (artigo 5º, § 6º, da Lei n. 7.347/1985) e o art. 85 da Lei do CADE (Lei n. 12.259/2011), que trata do compromisso de cessação de eficácia.

Uma possível barreira a ser levantada contra as autocomposições pela Administração Pública seria a necessidade de tratamento isonômico entre os administrados. Para que não haja riscos à impessoalidade nada impede que sejam celebradas transações por adesão, em que o interessado deverá juntar prova de atendimento aos requisitos e às condições estabelecidos na resolução administrativa, conforme prevê o artigo 35 da Lei n. 13.140/15.

Assim, embora a previsão do artigo 35 se dirija à União, nada impede que haja a previsão estadual de sistema semelhante.

No entanto, ainda assim não fica impedida a realização de acordo pelo Poder Público em caso específico, considerando as circunstâncias concretas.

É preciso, sobretudo, que haja um respeito à autonomia técnica do advogado público na avaliação da opção consensual, que pode se revelar como a mais adequada à luz da situação em jogo. Tal respeito deve ser não apenas dos próprios agentes do Poder Executivo, mas também do Ministério Público e dos Tribunais de Contas. Não basta a realização do acordo: é essencial para a efetividade da consensualidade que os órgãos de controle tenham deferência à avaliação realizada administrativamente pela advocacia pública. Esses são grandes desafios para que o consenso seja não apenas o futuro das relações da Administração Pública, mas seu verdadeiro presente.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA