GENJURÍDICO
Dica_constitucional4

32

Ínicio

>

Dicas

>

Novo CPC

DICAS

NOVO CPC

Dica NCPC – n. 40 – Art. 45

ART. 45

COMPETÊNCIA

JUSTIÇA ESTADUAL

JUSTIÇA FEDERAL

Elpídio Donizetti

Elpídio Donizetti

03/07/2017

Comentários:

Justiça Federal x Justiça Estadual. A introdução deste dispositivo reitera as normas de competência em razão da matéria e da pessoa preceituadas no art. 109 da Constituição Federal de 1988.

Reconhecendo-se, na Justiça Comum, causa que seja de competência da Justiça Federal, dever-se-ão remeter os autos a esta, como regra geral (caput). No entanto, cabem exceções, conforme se verifica nos incisos e parágrafos do novo art. 45.

Quanto aos incisos, a própria Constituição excepciona a regra quando se trata de processo de falência, de causas relativas a acidente de trabalho e daquelas sujeitas à Justiça do Trabalho ou à Justiça Eleitoral. O juízo universal da falência atrai todas as ações que estejam relacionadas aos bens, interesses e negócios do falido, nos termos do art. 76 da Lei no 11.101/2005. As causas referentes a benefícios previdenciários decorrentes de acidente de trabalho são de competência da Justiça Estadual, embora sejam propostas em face de uma autarquia federal, que é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Caso haja pedido que deva ser julgado no juízo onde tramita a ação, os autos permanecerão neste (§ 1o), sendo, no entanto, vedada a apreciação dos pedidos cumulados que comportem interesses da União, suas entidades autárquicas ou empresas públicas (§ 2o). Com efeito, a participação da União, entidade autárquica ou empresa pública federal, seja como autora, ré, assistente ou oponente, faz surgir a competência para processamento e julgamento perante a Justiça Federal. Apesar de a Constituição não mencionar as fundações públicas, entende-se que estas são sujeitas à mesma regra. O mesmo não vale, no entanto, para as sociedades de economia mista[1] e para os mesmos entes em níveis estadual e municipal.Por fim, considerando-se a hipótese de extinção do ente federal que causou a remessa dos autos, o deslocamento perde sua razão, devendo o processo voltar para o juízo de origem (§ 3o).


[1]?Súmulas 508 e 517 do STF: “Compete à Justiça Estadual, em ambas as instâncias, processar e julgar as causas em que for parte o Banco do Brasil S.A”; “As sociedades de economia mista só têm foro na Justiça Federal quando a União intervém como assistente ou opoente.”

Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui).

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA