GENJURÍDICO
Biting the nails

32

Ínicio

>

Artigos

ARTIGOS

Fazer nada? Fazer tudo? Os últimos dias antes da 1ª Fase

ALUNO

ALVARO DE AZEVEDO GONZAGA

ESTUDANTE

EXAME DE ORDEM

OAB

PROVA

REVISÃO

XXIII EXAME DE ORDEM

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

17/07/2017

A 1ª Fase do XXIII Exame de Ordem é logo ali. Nessa última semana fica muito difícil manter o controle e surgem muitas dúvidas e incertezas. Alguns se desesperam em tentam estudar todo o conteúdo do edital, outros acham que já não dá para fazer mais nada e deixam os livros e cadernos de lado.

Bem, nem um, nem outro. É humanamente impossível estudar tudo, se comprometer a estudar um volume irreal de matérias nessa reta final, além de atrapalhar o seu foco, se comprometer a estudar muita coisa pode gerar uma insegurança desnecessária e a sensação de que você não está bem preparado.

Já deixar de estudar e tirar a semana para descansar e assistir séries é uma atitude impensável. Nesses seis últimos dias antes do domingo, é possível revisar pontos importantes, tirar dúvidas e esclarecer alguns pontos importantes, com uma boa orientação dá para sair de uma situação de reprovação para uma de aprovação.

Não farei nesse texto uma lista de tarefas e horários do que você deve fazer. Cada um tem a sua rotina e o seu ritmo de estudos, passar uma lista de obrigações acabaria aumentando a pressão e o nervosismo dos que não conseguisse cumprir tudo.

Contudo, tomo a liberdade de fazer três recomendações:

Faça o seguinte ritual. “Se olhe no espelho e pergunte: ‘Eu sou ou não advogado (a)?’ Irei fazer a prova, apenas, para confirmar que estou preparado (a) p/ advogar!”. Sigo pedindo para que meus alunos façam isso, porque Exame após Exame, ouço relatos positivos de que essa técnica funciona, ajuda a aumentar a confiança e dar a tranquilidade, estados de espírito mais que necessários para a hora da prova.

A minha segunda dica é que você estude a última prova da OAB. Não vá para a prova sem conhecê-la. É importante que você esteja confortável com a estrutura das questões, com a ordem que as disciplinas aparecem. Além de saber como irá administrar seu tempo.

Por fim, a terceira recomendação é para você conferir o seu local de prova e programar o seu trajeto até lá no domingo. Pode parecer um detalhe sem importância, mas não é. Não se planejar pode te trazer diversos problemas. Todo ano você vê na TV e jornais pessoas que se atrasam, tenha certeza que não é bom passar por isso, portanto, veja se conhece o local onde fará a prova, quanto tempo é da sua casa até lá, veja qual horário você vai sair, que horas vai almoçar.


Veja também:

OAB e Receita criam convênio para facilitar obtenção de CNPJ pela advocacia
Advogada que atua como conciliadora pode trabalhar fora da sua comarca
Como solicitar a sua Carteira da OAB

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA