GENJURÍDICO
Inconstitucionalidade parcial da Instigação ao Suicídio

32

Ínicio

>

Artigos

>

Penal

ARTIGOS

PENAL

Inconstitucionalidade parcial da Instigação ao Suicídio

ART. 122

CÓDIGO PENAL

INCONSTITUCIONALIDADE

INSTIGAÇÃO

LESÃO CORPORAL

NATUREZA GRAVE

SUICÍDIO

TENTATIVA DE SUICÍDIO

Guilherme de Souza Nucci

Guilherme de Souza Nucci

17/07/2017

Consta do art. 122 do Código Penal o seguinte: “induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça: Pena – reclusão, de dois a seis anos, se o suicídio se consuma; ou reclusão, de um a três anos, se da tentativa de suicídio resulta lesão corporal de natureza grave. Parágrafo único – A pena é duplicada: Aumento de pena I – se o crime é praticado por motivo egoístico; II – se a vítima é menor ou tem diminuída, por qualquer causa, a capacidade de resistência”.

Há de se fazer algumas considerações fundamentais. Em primeiro lugar, em que medida o bem jurídico vida encontra-se absolutamente protegido pelo Direito Penal? Pode-se responder que nada mais garante essa tutela absoluta, visto que há questões relativas à ortotanásia, já incorporada na sociedade brasileira, pela sua constante prática, abole a ideia de que a vida é absoluta. Ao que consta, a vida útil é um bem jurídico absoluto. No mais, cabe debate. O Conselho Federal de Medicina aprova a ortotanásia, como conduta ética do médico. Nada podemos argumentar contra a obviedade: a sociedade não quer que seus entes queridos morram em agonia.

Se há a viabilidade de se antecipar a morte de alguém moribundo, é preciso repensar o crime de induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio. Em primeiro plano, quem induz (dá a ideia), pratica conduta ínfima, passível de ser considerada mera bagatela. Em segundo, quem instiga ideia de suicídio já existente em determinado indivíduo, nada mais faz do que opinar; conduta essa que nos soa bagatela. Resta o auxílio, como fornecer o veneno ou a arma de fogo para o suicídio se realizar. Pode-se argumentar que depende: a) auxiliar quem deseja morrer porque está gravemente enfermo, sem chance de cura (ortotanásia) não pode ser considerado fato típico; b) auxiliar quem está gravemente enfermo, mas ainda há como lutar contra a doença, é questão delicada, pois cada ser humano age e reage de um jeito. Pode o Estado forçar o ser humano a lutar, com dor, perda, angústia etc., a tentar vencer certa doença? Não cremos. Por isso, quem auxilia outrem a cometer suicídio, sabendo que a vítima está gravemente enferma e somente se buscaria tratamentos alternativos, parece-nos fato atípico.

Resta, sem dúvida, o auxílio a menores de 14 anos, que jamais deve ser permitido, pois adolescentes sem consciência exata do perigo. Resta, também, a vítima com capacidade de resistência diminuída por remédios ou drogas: merece punição.

Fora disso, induzir, instigar ou auxiliar uma pessoa a cometer suicídio, desde que inexista prognóstico de vida útil não pode mais ser considerado fato típico, muito menos crime.

Estamos vivendo outros tempos. O período consagrador da autonomia da vontade de quem é maior e capaz. Não há mais como retroceder.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA