GENJURÍDICO
elpidio_EPD

32

Ínicio

>

Novo CPC

NOVO CPC

Estatuto da Pessoa com Deficiência significa proteção ou desamparo?

DEFICIÊNCIA

EPD

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Elpídio Donizetti
Elpídio Donizetti

24/07/2017

O Estatuto da Pessoa com Deficiência (EPD) trouxe profundas alterações ao regramento da capacidade, reputando absolutamente incapazes apenas os menores de dezesseis anos. Todas as pessoas com déficit total ou parcial de discernimento são agora consideradas relativamente incapazes.

A despeito de o EPD constituir extraordinário programa de inclusão social das pessoas com deficiência, alguns pontos se mostram problemáticos, principalmente no que tange aos deficientes mentais.

A lei estabelece que a deficiência mental não afeta a capacidade civil da pessoa para realizar uma série de atos como casar, adotar, exercer o direito à guarda, etc. Do mesmo modo, os deficientes mentais não serão obrigados a se submeter a procedimentos cirúrgicos ou a tratamento médico.

Esse novo regramento traz graves consequências, haja vista que muitos deficientes que não possuem condição alguma de reger a sua pessoa e seus bens serão considerados relativamente incapazes.

À guisa de exemplo, podemos citar o fato de que a prescrição e a decadência passarão a correr contra os deficientes mentais. Outrossim, seus atos serão apenas anuláveis e os negócios jurídicos por eles praticados, em tese, serão válidos.

Malgrado as infelizes mudanças trazidas pelo EPD, na prática os deficientes mentais continuarão a ser tratados como absolutamente incapazes.  O que nos faz questionar: o EPD significa proteção ou desamparo?


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA