GENJURÍDICO
Rotina

32

Ínicio

>

Artigos

>

Concursos

ARTIGOS

CONCURSOS

Como criar uma rotina

CONCENTRAÇÃO

CONCURSOS PÚBLICOS

DETERMINAÇÃO

EXERCÍCIOS FÍSICOS

LOCAL DE ESTUDOS

PLANO DE ESTUDOS

Isabella Almeida
Isabella Almeida

17/08/2017

A rotina para quem se dedica aos concursos públicos é fundamental para o bom desempenho nos estudos. Apesar de no primeiro momento soar como algo monótono, a rotina te proporciona disciplina, concentração, disposição, empenho em atingir metas, dentre outros benefícios.

Aqui irei listar algumas atitudes que vão ajudar você a estabelecer uma rotina de estudos e com ela melhorar seu desempenho nos estudos.

Programe seu corpo

Programar o seu corpo é fundamental para que ele saiba que o momento de estudar exige concentração. Porém, essa programação não acontece de um dia para o outro. É preciso determinação e tempo para que seu corpo de habitue a sua nova rotina. Atitudes como horários definidos para estudar, local de estudo, repetições de hábitos durante o estudo, dentro outros, farão com que você programe seu cérebro para se concentrar naquele momento.

Plano de estudos

O primeiro passo para a sua programação é montar um plano de estudos. O plano de estudos deverá te indicar a matéria a ser estudada, conteúdo, horário de início e término de cada atividade, metas a serem cumpridas (metas diárias, semanais e mensais). O plano de estudos irá estabelecer uma rotina a ser seguida com metas que deverão ser alcançadas. Isso ajudará com que você seja disciplinado.

Disciplina é a palavra chave da aprovação. Ser disciplinado não é executar tudo o programado com perfeição, mas é saber de todas as atividades que você tem que cumprir e mesmo ocorrendo imprevistos você conseguir contornar a situação e se reorganizar sem perder o eu foco.

Encare seus estudos como o seu trabalho. No trabalho não temos horário para iniciar as atividades, horário para almoçar, metas a serem cumpridas, horário de término, dias de folgas. Com seus estudos você deve ter a mesma postura. Seja disciplinado e encare seus estudos como o seu trabalho.

Local de estudos

Outro ponto importante para a sua rotina é o local de estudos. Estudar sempre no mesmo local é importante para que seu cérebro reconheça que ali é local e momento de concentração. Tenha sempre seu local de estudos limpo e organizado. Mesa organizada é meio passo para uma mente também organizada.

Escolha como o seu ambiente de estudo um local silencioso e livre de interrupções. Se você estuda em casa e no seu momento de estudo seus familiares costumam te interromper, mostre a eles como aquece momento de estudo é importante para você. Antes de iniciar os estudos pergunte se tem algo que você possa ajudar naquele momento ou após o seu horário de estudo, pois quando você iniciar seu horário de estudo não poderá ser interrompido; conte suas conquistas e suas frustrações; enfim, participe seus familiares da sua rotina de estudos, que com o passar do tempo eles irão entender como aquele momento é importante, e um objetivo que era só seu passará a ser de toda família.

Separe seu material de estudos, e deixe na sua mesa tudo o que irá precisar para aquela atividade. Evite ter que levantar diversas vezes para pegar materiais, pois isso é fatal para a sua concentração.

Exercícios físicos

Ter horários para exercícios físicos na sua rotina é muito importante. A prática de exercícios físicos auxilia na sua concentração e disposição. Diversos estudos apontam os benefícios do exercício físico para os estudos.

Além da concentração, os exercícios físicos ajudam na sua disposição diária. Você se sente mais vigoroso, animado e isso é muito importante para enfrentar essa maratona de estudos.

Descansar é fundamental

Descansar faz parte da sua preparação. Engana-se você que pensa que estudar sem parar é produtivo. Tenha horários de descanso, lazer, saiba os momentos que o seu corpo necessita descansar. Pausas são essenciais para que você coloque as idéias no lugar e retorne aos estudos com qualidade.

Mas veja bem, você não é uma máquina, mas precisa ser disciplinado. Saiba distinguir a preguiça do cansaço. O cansaço muitas vezes deriva de questões que independem de você, como o seu trabalho, rotinas domésticas, etc. Quando isso acontecer descanse e depois retome seus estudos. Porém, a preguiça deve ser vencida. Reconheça quando você estiver com preguiça de estudar e crê alternativas para superar. Não se permita ser preguiço. A preguiça é o caminho para o insucesso.

Descanse mas não interrompa seus estudos

Quando se sentir cansado descanse, mas nem pense em desistir. Estude todos os dias, mesmo que pouco. Aproveite seus momentos livres para colocar matérias em dia, leia notícias relacionadas a estudo e concursos, enfim, faça do estudo uma questão presente no seu dia-a-dia.


Veja também:

Conheça a obra da autora (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA