GENJURÍDICO
kaique111-630x430_v3

32

Ínicio

>

Concursos

>

Na Mídia

CONCURSOS

NA MÍDIA

1° colocado no concurso da Receita Federal lança obra voltada para concursos

AUDITOR-FISCAL

COMO SE PREPARAR

CONCURSO PÚBLICO

CONCURSOS

ENTREVISTA

KAÍQUE ANDRADE

LANÇAMENTO

RECEITA FEDERAL

GEN Jurídico
GEN Jurídico

05/09/2017

Formado em engenharia mecânica, Kaique largou o emprego, que deixava sua vida com uma rotina bastante desregrada, para se dedicar integralmente aos estudos.

Agora, além de Auditor-Fiscal e palestrante em cursos preparatórios para concursos, lançou um livro que tem como objetivo auxiliar os concurseiros.

Kaique Knothe Andrade ficou conhecido por passar em 1° lugar no concurso para Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil.

Com orientações sobre como se preparar, onde conseguir os materiais necessários, qual o melhor tipo de curso para cada perfil e outras dicas mais, a obra traz todo o suporte que o concurseiro precisa na sua preparação.

Qual foi o principal atrativo para você decidir prestar o concurso para a Receita Federal?

Apesar de haver vários atrativos, tais como a estabilidade e as atividades do cargo, o principal atrativo foi o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. No meu antigo trabalho eu nunca sabia se teria férias ou um fim de semana que eu pudesse aproveitar de verdade, mas escolhendo a área pública eu sabia que poderia encontrar uma maior qualidade de vida.

Você estudou por 10 meses, quando a maioria das pessoas se dedicam no mínimo 1 ano e meio para um concurso. Como você se planejou para estudar todas as matérias em pouco tempo?

Depois que decidi estudar para o concurso da Recita Federal, eu tive que abrir mão de muitas coisas e me dedicar o máximo que conseguia. Estudei o maior número de horas possíveis para entender todos os aspectos das matérias. Também frequentei um cursinho preparatório e usei vários materiais escritos. Com um bom volume de horas e um bom método de estudo, os resultados acabam aparecendo.

E sobre seu livro. De onde surgiu a ideia de escrevê-lo?

Por ter passado em 1° lugar no concurso, acabei chamando a atenção de alguns cursos e portais, além dos próprios candidatos que acompanhavam essas notícias. Também conversei com alguns professores que me incentivaram a dar palestras em cursos preparatórios, quando percebi que havia acumulado um grande conhecimento a respeito da área pública e das dificuldades dos candidatos, surgiu a ideia de fazer um livro voltado para esse público e visando a ajudá-los nesse processo.

Quais dificuldades você teve que enfrentar para passar no concurso? O seu livro irá ajudar quem está passando pela mesma situação?

Primeiro foi entender a área pública e encontrar o concurso que eu queria prestar, depois tive que encontrar os materiais que poderiam me auxiliar e elaborar um método ao qual eu me adaptasse. Outra dificuldade foi definir o meu tempo de estudo. Nesse processo é necessário lidar com algumas renúncias, tais como as limitações ao tempo de lazer e a gastos que não sejam necessários.

No meu livro busco explicar qual é a realidade da área de concursos, suas regras e detalhes, e auxiliar o candidato de modo que ele saiba quais são seus direitos, suas opções e sua realidade. Dessa forma ele poderá lidar muito melhor com as escolhas e com as dificuldades que irão surgir no caminho…

Quais os principais apontamentos do livro sobre a preparação do candidato?

O livro busca cobrir várias partes desse processo de preparação. Partindo do início, visa a explicar o que é a carreira pública e quais as suas diferentes áreas, abordar os diferentes métodos de se estudar e diferentes técnicas que podem otimizar esse estudo, aprender a lidar com a ansiedade e administrar seu tempo durante a prova, e ainda saber os procedimentos que devem ser tomados após a aprovação.

Qual dica você deixa para quem quer prestar o concurso da Receita Federal?

A dica que eu deixo é que o concurseiro precisa entender a importância de uma preparação com qualidade, mesmo que isso possa exigir que ele abra mão de algumas coisas de forma temporária. Ele deve começar a estudar muito antes do edital sair, detectar qual método é mais adequado à sua realidade e também ter calma e precisão na hora da prova. E, mais do que tudo, saber que essas renúncias momentâneas valerão muito a pena no futuro!


Conheça a obra do autor(Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA