tempo significa qualidade nos estodos?

A quantidade do tempo que você estuda significa qualidade?

0
notas
0
likes
0
notas
0
likes

Muitos alunos pensam que o tempo de estudo quer dizer qualidade.

“Quando mais tempo passo estudando, mais conteúdo estou aprendendo”.

Porém isso nem sempre reflete com a realidade.

O tempo de estudo é sim um fator importante para seus estudos, contudo nem sempre ter muito tempo disponível para estudar quer dizer que você realmente estuda com qualidade.

Pense na primeira situação: O aluno possui 8hs disponíveis para estudar (8h a 12hs e 14 a 18hs). Porém, ainda de manhã ele pensa “á que tenho o dia todo livre para estudar, vou aproveitar para resolver algumas questões e mais tarde, antes do horário do almoço, eu começo a estudar”. Quando vai se aproximando 11hs, ele pensa “já que está próximo ao almoço, vou almoçar e logo depois do almoço começo estudar”. Passando o horário do almoço, ele descansa até as 14hs e senta para estudar. Porém, quando ele vai estudar percebe que ainda não havia se programado. Então, ele decide o que irá estudar no dia, separa o material e então começa a estudar as 14:40. Ele estuda de 14:40 até 18hs, mas fazendo interrupções, mexendo no celular, atendendo telefonemas, fazendo pausas para o lanche.

Você acha sinceramente que esse aluno que inicialmente possua 8hs de estudo, soube aproveitar bem o seu tempo? Ele perdeu muito tempo durante o dia, não tinha uma programação do que estudar, não tinha material separado, e fez inúmeras pausas durante o tempo que efetivamente havia sentado para estudar.

Veja agora a segunda situação: O aluno trabalha durante o dia e possui disponível para estudar somente de 19hs as 23hs. Como ele sabe que o tempo é muito curto, ele já sabe exatamente o que terá que estudar naquele dia e também separou o seu material. Além disso, ele já havia estabelecido todas as atividades que ele teria que fazer (exercícios, revisões, leitura). Durante o seu tempo de estudo, parou apenas uma vez para uma refeição e depois retomou o estudo.

Nessa segunda hipótese, embora o aluno tivesse menos tempo para estudar, ele soube aproveitar melhor o seu tempo de estudo.

Veja bem!

Nem sempre o tempo disponível que você tem para estudar significa estudo de qualidade.

Não se preocupe especialmente com o tempo que você tem, mas sim com a qualidade de como você estuda. Estudo requer organização, realização de atividades, empenho e dedicação.

Observe também se o seu estudo está adequado ao seu concurso. Muitas vezes você passa seu tempo estudando, porém não é um estudo voltado para a sua prova (embora esteja adquirindo conhecimento, não é m estudo específico para o seu concurso). Exemplo disso é quando o seu concurso exige muita legislação e você tem um estudo basicamente por meio de livros e apostilas.

Por isso, esteja atento ao modo como você estuda. Acima do tempo que você passa estudando (ou pensa que está estudando rs), está a qualidade do seu estudo. Isso sim faz grande diferença na sua preparação.

 


Veja também:

Conheça a obra da autora (Clique aqui!)

LEIA TAMBÉM
COMENTE