GENJURÍDICO
Stone on skin near a navel.

32

Ínicio

>

Artigos

>

Tributário

ARTIGOS

TRIBUTÁRIO

ISS. Centros de emagrecimento e spas e aplicação de tatuagem e piercings

6.05

6.06

CENTROS DE EMAGRECIMENTO

ISS

PIERCINGS

SPA

TATUAGEM

Kiyoshi Harada

Kiyoshi Harada

20/10/2017

No presente artigo comentaremos dois itens de serviços constantes do anexo da Lei Complementar nº 116/03 como seguem.

6.05 – Centros de emagrecimento, spa e congêneres.

A prestação de serviços mencionados neste item vem ganhando impulso no mercado conquistando, tanto o público feminino, como o público masculino. Os centros de emagrecimento são estabelecimentos dotados de um conjunto de instalações e equipamentos, com profissionais especializados em emagrecimento, isto é, em prestação de serviços ligados à higiene e tratamento pessoal. SPA, por outro lado,  é o local ou estabelecimento onde se realiza um atendimento multidisciplinar, que vai além do âmbito da higiene e tratamento pessoal. É o centro de atendimento nas áreas de saúde,  de estética, de relaxamento, de esportes, de lazer e de atividades de fitness (musculação, aulas de ginástica etc.), incluindo os serviços de hospedagem em suítes de luxo e o fornecimento de alimentação dietética.

Ressalte-se  que em todas as atividades elencadas nos diversos subitens do item 6 exige-se o requisito da respectiva prestação de serviços. No subitem 6.04, por exemplo, a atividade tributada é a prestação dos serviços concernentes à dança, à prática esportiva, à natação, à ginástica etc. envolvendo ministração de aulas, ensinamentos ou demonstrações. Não se pode tributar simples locação do espaço físico (pista ou salão de danças; piscina; ginásio; etc.), sem que haja concurso da obrigação de fazer, representando um esforço humano para produção de um bem imaterial. Nas atividades de banho e sauna a que alude o subitem 6.03, aparentemente, não haveria prestação de serviços traduzida nos termos retro mencionados. Mas há: é necessário que o banho seja preparado na temperatura adequada, com ou sem mistura de sais minerais de diversas espécies de conformidade com as preferências de cada banhista (tomador de serviços), bem como, que sejam dadas as instruções quanto ao uso de eventuais equipamentos a serem utilizados durante o banho. A mesma coisa acontece com a sauna, cuja utilização requer não apenas informações básicas a Respeito, como também, a regulagem de temperatura e a dosagem adequada de essências utilizadas, normalmente, as de eucalipto.

6.06 – Aplicação de tatuagem, piercings e congêneres

Trata-se de um novo item de serviço para alcançar pela tributação os serviços de tatuagem e de piercings que estão na moda atualmente, acrescentado pela Lei Complementar nº 157/16.

A tatuagem é uma arte corporal que conquistou o público de ambos os sexos. Algumas delas expressam significados por meio de desenhos ou frases; outras expressam sentimentos, principalmente, aquelas representadas por ideogramas  japoneses: amor, felicidade, paz etc. As tatuagens femininas são sempre mais delicadas que as masculinas. Estas podem cobrir toda a costa da pessoa com cores vivas, como acontece com os yakusas [1]. Piercing é uma maneira de alterar ou  modificar o corpo humano, por meio de furos por onde são introduzidas peças de metal, aço ou prata. As partes do corpo  preferidas do público feminino são: nariz, septo, umbigo e orelhas.


[1] Integrantes da máfia japonesa.

Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA