Estude sempre além do esperado

Estude sempre além do esperado

0
notas
0
likes
0
notas
0
likes

Durante o período do colégio ou da faculdade costumamos estudar somente a quantidade necessária para a aprovação. Primeiro porque não há aquele espírito de concorrência, segundo porque sabemos exatamente a nota que precisamos atingir para conseguir a aprovação. Se eu precisasse de 70 pontos em um total de 100 para a aprovação no ano letivo, eu já sabia previamente que se fizesse os trabalhos escolares e estudasse para conseguir boas notas nas provas eu conseguiria a aprovação. Não que todos estudam para atingir a nota mínima e não procuram fazer o melhor. Mas ocorre que ao longo do tempo há a possibilidade de identificar se devo me esforçar mais para que as notas melhorem ou se da forma como está minha preparação tem sido o suficiente. estude

Porém, o estudo para concursos não pode ser desta forma. Em razão do grande número de candidatos, cada vez mais treinados, a necessidade de que também estejamos mais preparados é muito importante. Nunca saberemos com exatidão a nota necessária a ser atingida para que além de aprovados estejamos também dentro das vagas ofertadas. Porém, é possível constatar que concursos públicos cujos concorrentes têm alto nível de preparo, exigem, para a aprovação dentro do número de vagas, que os candidatos aprovados tenham tido alto rendimento. Chega a ser uma questão lógica: Se tenho candidatos com alto rendimento, para lograr a aprovação terei que ter alto rendimento igual ou superior a tais candidatos. Tendo em vista que não sei previamente qual o nível de preparado destes candidatos, terei que me preparar para alto nível de aproveitamento na prova.

Estude sempre além! Você não saberá o que irá encontrar pela frente.  Estude para ser o melhor.

Em razão disso a conclusão não pode ser outra: Estude sempre além! Você não saberá o que irá encontrar pela frente.  Estude para ser o melhor. Isso não significa dizer que você irá ficar paranoico com a concorrência ou estudar conteúdos além do que são cobrados no seu concurso. Significa dizer que você deve estar ciente de que os candidatos estão cada vez mais preparados, e que em razão disso você deve se preparar para ser o melhor. Isso basta, e partir de então esqueça seus concorrentes. Ter consciência disso é somente para que você se lembre de estudar para ser o melhor (não que você pensará o tempo todo que tem que ser melhor que fulano), mas para este concurso você estuda para tirar nota máxima, para ser o melhor. Mesmo que isso não aconteça, você deu o melhor de si.

Durante a minha preparação eu tinha um lema: Estudar para ser aprovada em primeiro lugar. Isso nunca aconteceu, porém, as minhas notas eram cada vez melhores. Eu me dedicava com extrema disciplina porque não estudava somente para ser aprovada (claro, meu objetivo era ser aprovada), porém a aprovação deveria ser em primeiro lugar.  No fundo eu sabia que ser aprovada em primeiro lugar era uma possibilidade remota, mas só pelo fato de me preparar visando sempre estar em primeiro fazia com que meu foco e dedicação permanecessem vivos.

Com o passar do tempo você perceberá que o seu maior concorrente é você mesmo. Superar os demais candidatos é essencial, mas mais essencial ainda é você superar qualquer limitação pessoal. Quando você está disposto a ser melhor em você mesmo, ser melhor cada dia mais, consequentemente você está em busca da excelência e estará entre os melhores candidatos. Por exemplo, se você acredita que não consegue aprender determinada matéria porque tem muita dificuldade, lembre-se que você deve superar essa barreira. Estude por mais tempo essa disciplina, busque ajuda, mude a forma de estudar. Enfim, encontre uma alternativa para que essa limitação deixe de ser um problema na sua vida de estudos. Se você consegue estudar quatro horas diárias, tente acrescentar mais uma hora de estudos na sua rotina. Sempre busque se superar.

Não seja acomodado quando o assunto é tempo e qualidade de estudo. Se achar que já é o suficiente, lembre-se que não é. Nunca será o suficiente. Não se prepare para uma prova fácil, esteja preparado para provas difíceis e candidatos competentes. Buscar melhorar e ir sempre além do que você acredita ser possível, é uma das grandes virtudes de um aprovado.

Trecho extraído do livro: Concursos Públicos – Planeje sua aprovação.


Veja também:

Conheça a obra da autora (Clique aqui!)

LEIA TAMBÉM
COMENTE