GENJURÍDICO
ISS. Exame dos subitens 35.01 e  37.01

32

Ínicio

>

Artigos

>

Tributário

ARTIGOS

TRIBUTÁRIO

ISS: Exame dos subitens 35.01 e 37.01

ARTISTAS

ASSESSORIA DE IMPRENSA

ATLETAS

ISS

JORNALISMO

LC 116/2003

MANEQUINS.

MODELOS

RELAÇÕES PÚBLICAS

REPORTAGEM

Kiyoshi Harada

Kiyoshi Harada

01/11/2017

Prosseguiremos neste artigo examinando dois dos subitens de tributação pelo ISS prevista na lista anexa à Lei Complementar nº 116/2003.

Na lista anterior anexa à Lei Complementar nº 56/87 o serviço de relações públicas constava do item diferente (94), ao passo que a assessoria ou consultoria de qualquer natureza constava do item 22, apesar de se constituírem em serviços assemelhados.

A palavra “reportagem”  significa ato de pesquisar determinada matéria para transmitir ao público por meio de comunicação de massa (jornais, rádios, televisão, revistas etc.). A reportagem pode versar sobre matéria criminal, ambiental, saúde, alimentação etc.

Por sua vez, entende-se por  assessoria de imprensa aquela que é realizada por jornalista, que tem suas atribuições privativas previstas no art.  2º do Decreto-lei  nº 972, de 17-12-1969, dentre as quais,  redação; condensação; titulação; interpretação; correção ou coordenação de matéria a ser divulgada, contenha ou não comentários; coleta de notícias ou informações e seu preparo para divulgação.

A atividade de relações públicas está prevista na Lei nº 5.377, de 11-12-1967, regulamentada pelo Decreto nº 63.283, de 26-9-1968. A profissão de relações públicas só pode ser exercida por bacharel formado no curso de nível superior ou por aquele que concluiu curso similar no estrangeiro em estabelecimento legalmente reconhecido, após a reavaliação do respectivo diploma no Brasil (art. 1º). O profissional de relações públicas está voltado para promover a boa imagem das empresas ou instituições junto ao público. Atua, também junto às assessorias de imprensa.

A lista de serviços anexa da Lei Complementar nº 56/87 enquadrava esses serviços sob a denominação genérica de diversões públicas (item 60) abrangendo shows, festivais, recitais, competições esportivas ou de destreza física ou intelectual etc.

Os serviços de artistas são aqueles prestados por pessoas que encenam, que representam. Envolvem os serviços executados por pessoas que se dedicam às belas artes.

Outrossim, atletas são pessoas que realizam competições de destreza física. A Lei nº  9.615, de 24-3-1998, traça as normas gerais sobre desportos.

Modelos são as pessoas do sexo feminino ou masculino que fazem os desfiles de moda. E manequins são bonecos que representam homens ou mulheres, estilizados tanto para estudos científicos, como também para trabalhos de costureira ou alfaiate, ou, ainda, em exposições de lojas e vitrinas. Porém, neste subitem a palavra manequins está no sentido de uma pessoa que exerce profissionalmente atividades remuneradas para fotógrafos, costureiros, promotores de desfiles ou revistas. São profissionais aprovadas em cursos para modelos.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA