“Bonitão”, o Vade Mecum Penal do Blog Exame de Ordem, agora na Editora Método

0
notas
0
likes
0
notas
0
likes

Trecho retirado da Apresentação do Vade Mecum Penal.

Certa vez um aluno me pediu para destacar no seu Vade Mecum Geral as principais legislações que poderiam ser cobradas na prova de Direito Penal da segunda fase do Exame de Ordem.

Sentamos e iniciamos o trabalho. Naquele momento, pude perceber o quanto uma obra pensada e elaborada especificamente para a prova da segunda fase poderia ajudar o examinado e facilitar a procura de tudo que era necessário para a elaboração da peça prático-profissional e da dissertação das questões.

Era preciso pensar quais legislações poderiam ser cobradas na prova (…)

 

No primeiro momento, um desafio se impôs. Não bastava simplesmente catalogar leis e súmulas. Era preciso pensar quais legislações poderiam ser cobradas na prova, verificar a melhor disposição delas seguindo a lógica adotada pelo Exame de Ordem e, principalmente, remissioná-las da forma mais fácil e intuitiva possível.

Mãos à obra e, em 2012, surgiu uma edição única do Vade Mecum Penal. Em 2014, a primeira edição efetivamente. De lá para cá, já são 12 edições, que nos permitiram refinar e aprimorar o trabalho, ampliar as remissões, otimizar os índices e buscar a melhor forma de apresentar os dispositivos. Não foi um caminho fácil, mas certamente foi de muito aprendizado e amadurecimento.

O que mais me deixa feliz é que, ao longo desta caminhada, nossos alunos criaram uma verdadeira afeição pela obra. O que começou sendo chamado de Vade Mecum Penal, hoje, é tratado carinhosamente por eles como “Bonitão”.

Eis que chegamos à 12ª Edição. Revista, ampliada e pensada especialmente para quem vai fazer a prova da segunda fase penal do XXIV Exame de Ordem. Aqui, entrego a vocês não um livro simplesmente, mas muito do que sou como professor e do que acredito em termos de educação.

 



 

A obra destina-se principalmente a todos que estão estudando para a segunda fase do Exame de Ordem Unificado em Direito Penal e concursos públicos em geral.

(…) facilitar, ao máximo, a consulta no momento da prova (…)

 

Com uma vasta experiência na preparação de milhares de alunos para o Exame de Ordem, busquei compilar todos os diplomas normativos mais relevantes da legislação criminal e indicar as remissões de forma a facilitar, ao máximo, a consulta no momento da prova e a observação dos dispositivos da legislação específica, quando estes se sobrepõem a regra geral das normas ordinárias.

Diversas portarias e regulamentos, que são essenciais a complementação de normas penais em branco, foram minuciosamente selecionados e incluídos. Além disso, as súmulas dos Tribunais Superiores relacionadas a matéria criminal são apresentadas de forma clara e direta.

Todos esses elementos, relacionados por meio de um sumário prático para facilitar a busca, associados a uma preocupação constante com a atualização da obra, fazem deste Vade Mecum Penal, a obra de referência no mercado, que agora chega a sua 12ª Edição.

 

Vade Mecum Penal

 

> Saiba mais sobre a obra aqui.

 


Confira mais postagens sobre o Exame da OAB clicando aqui.

LEIA TAMBÉM
COMENTE