GENJURÍDICO
Detalhe de Imagem do comunicado

32

Ínicio

>

Exame OAB

EXAME OAB

Detalhe de Imagem do comunicado da 2ª Fase pode causar problemas para candidatos domingo

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

18/01/2018

A OAB/FGV divulgou nesta quarta-feira (17/01), um comunicado a respeito do uso dos materiais de consulta para a prova da 2ª Fase. Apesar de não trazer nenhuma informação ou mudança nova, já que só reforça o que estava previsto no edital, umas das imagens que ilustra o documento preocupou bastante os alunos, principalmente os que farão a prova de Direito Tributário.

O professor Gabriel Quintanilha, do Curso Fórum e especialista em Direito Tributário, explica que a imagem do canto inferior direito apresenta a sinalização do artigo 146, que faz parte da parte material da prova de Direito Tributário, ou seja, não é estruturação de peça e reproduz, equivocadamente, uma marcação que boa parte dos alunos de Tributário preparam para a prova de 2ª Fase.

“Os alunos da 2ª Fase de Direito Tributário, tradicionalmente, fazem uma marcação semelhante a que está na imagem divulgada no comunicado e fazem isso seguindo o que prevê e permite o edital da prova”, observa o professor. Segundo ele, apesar de o documento e o edital assegurarem o direito dos alunos levarem essa marcação para a prova, “preocupa o fato de que algum fiscal use esse documento e, inadvertidamente, proíba os alunos de usarem o material de consulta”.

Na condição de coordenador da turma OAB do Curso Fórum, já recebi mensagem de diversos alunos preocupados com essa situação. Apesar de poderem usar o edital e, como explica o professor Quintanilha, essa ser uma marcação tradicionalmente feita pelos alunos da disciplina, é frequente o relato de alunos que enfrentam problemas na 2a Fase com fiscais que desconfiam das marcações e dos materiais levados pelos alunos.

Mediante essa situação, já entramos em contato com a OAB explicando a situação e pedindo um posicionamento da entidade.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA