GENJURÍDICO
ISS. Exame do subitem 14.06 da lista de serviços

32

Ínicio

>

Artigos

>

Tributário

ARTIGOS

TRIBUTÁRIO

ISS. Exame do subitem 14.06 da lista de serviços

14.06

ISS

LISTA DE SERVIÇOS

Kiyoshi Harada

Kiyoshi Harada

24/01/2018

Examinemos em rápidas pinceladas a prestação de serviços de montagem de aparelhos, máquinas e equipamentos prevista no item 14.06:

14.06 – Instalação e montagem de aparelhos, máquinas e equipamentos, inclusive montagem industrial, prestados ao usuário final, exclusivamente com material por ele fornecido.

O serviço de instalação e montagem significa execução de atos para fazer funcionar os aparelhos, máquinas e equipamentos. Muitas vezes, há necessidade de reunir várias peças que resultem em uma unidade nova (montagem), para fazer o aparelho ou equipamento funcionar. É preciso que essas instalações e montagens (aparelho telefônico, máquina elétrica, equipamento sanitário etc.) sejam executadas a favor de usuários finais e com materiais por eles fornecidos. Se o prestador do serviço não for alheio à industrialização ou ao fornecimento de aparelhos, não haverá incidência do ISS, mas incidência do ICMS.

O regulamento do IPI exclui do conceito de industrialização a operação de montagem, consistente na união de peças, partes ou produtos, realizada fora do estabelecimento industrial. Isso evita a bi-tributação jurídica que é vedada pela Constituição.

O subitem alcança, também, a chamada “montagem industrial,” que pode ser executada fora do estabelecimento industrial, ou seja, no local da instalação ou na própria residência do prestador, contanto que o material empregado seja inteiramente fornecido pelo tomador do serviço. Se o próprio prestador do serviço fornecer o material necessário tratar-se-á de ato atípico em relação à incidência do ISS. Nessa hipótese haverá a incidência do ICMS abrangendo em sua base de cálculo o valor total da operação (material e mão de obra), conforme previsão do art. 155, § 2º, X, b da CF.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA