GENJURÍDICO
conciencia cidadã

32

Ínicio

>

Artigos

ARTIGOS

Consciência cidadã

CONSCIÊNCIA CIDADÃ

EVENTO

TCE

Luiz Henrique Lima

Luiz Henrique Lima

02/03/2018

No mês de março, em Primavera do Leste, o Tribunal de Contas de Mato Grosso realizará um diálogo público com a sociedade. Será o primeiro evento de 2018 do programa Consciência Cidadã. Estão programados também encontros em Sapezal, Sorriso, Água Boa e, em novembro, Cuiabá/Várzea Grande.

Durante o encontro serão debatidos temas como a essencialidade do controle externo para a democracia, o combate à corrupção e a melhoria das políticas públicas, especialmente educação e saúde. Também serão apresentadas ferramentas para o exercício do controle social e discutida a importância do engajamento e da participação populares. Serão citados exemplos de casos reais em que a iniciativa de um indivíduo ou grupo provocou a ação dos órgãos de fiscalização, com benefícios concretos para a coletividade.

O novo formato proposto reduziu o tempo destinado às falas de autoridades, privilegiando o diálogo com as lideranças locais, que poderão buscar informações e formular questionamentos, críticas e sugestões relativas à atuação do TCE no controle externo da administração pública estadual e municipal.

Além dos eventos Consciência Cidadã, o TCE-MT programou para 2018 diversas atividades envolvendo interação com segmentos da sociedade mato-grossense. Em parceria com as universidades, estão previstas 22 palestras para acadêmicos de direito, economia, administração, contabilidade e engenharia. Voltado para os gestores públicos, especialmente integrantes do controle interno, contadores, assessores jurídicos, fiscais de contrato e membros de comissões de licitação e pregoeiros, o ciclo de palestras Gestão Eficaz alcançará todos os municípios de Mato Grosso, começando por Rondonópolis em março, e com eventos nos polos de Cáceres, Sinop, Barra do Garças, Juína e Cuiabá, com previsão de 1.100 participantes.

Outra importante linha de atuação envolve a utilização pela Escola de Contas Benedito Santana da Silva Freire dos mais modernos recursos tecnológicos para cursos de Educação a Distância, englobando temas de controle externo e gestão pública. Em abril, terá início o curso de extensão sobre Cidadania e Controle Social, certificado pela Universidade Federal de Mato Grosso, cujas mil vagas ofertadas já foram preenchidas.

Todas essas ações estão em sintonia com a visão de que, mais do que uma ação punitiva aposteriori, a maior contribuição que o Tribunal de Contas pode oferecer para o aprimoramento da gestão pública é o controle preventivo, inclusive mediante a orientação e capacitação dos jurisdicionados e o estímulo à participação qualificada dos cidadãos nas inúmeras instâncias de controle social.

Como sempre destacamos, o poder público não deve ficar encastelado em palácios faustosos, insensíveis à realidade social e inacessíveis para o cidadão comum. A exemplo da bela canção de Milton Nascimento, Nos bailes da vida, no estado democrático, os agentes e os serviços públicos têm de ir aonde o povo está. São necessárias disposição para dialogar, humildade para ouvir críticas, coragem para corrigir rumos e vontade de aprender sempre.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA