GENJURÍDICO
O Brasil está na Copa, dia de jogo vira feriado?

32

Ínicio

>

Trabalho

TRABALHO

O Brasil está na Copa, dia de jogo vira feriado?

CLT

LEI 9.093/93

LEI FEDERAL

PODER EXECUTIVO

Vólia Bomfim

Vólia Bomfim

06/06/2018

De acordo com a Lei 9.093/93 são feriados civis os declarados por lei federal, a data magna do Estado e os dias de início e término do centenário do município. O empregador não está obrigado a fazer ou deixar de fazer nada senão em virtude de lei, norma coletiva ou contrato.

Até o momento não há lei federal decretando feriado para empregados do setor privado nos dias de jogo que o Brasil participa da Copa do Mundo. Se também não houver lei estadual ou municipal o empregador não estará obrigado a dispensar o empregado ou liberá-lo para ir para casa assistir ao jogo. Decretos expedidos pelo Poder Executivo não obrigam o patrão privado e não tem legitimidade para declarar feriado no setor privado.

Caso a lei declare feriado total ou parcial nestes dias e o empregado efetivamente trabalhe poderá o patrão informalmente compensar tais dias ou horas laboradas dentro do mesmo mês (na forma do artigo 59, p. 6º da CLT). Não há necessidade, nestes casos de acordo escrito ou coletivo de compensação. Se não houver compensação o patrão deverá pagar pelas horas trabalhadas com acréscimo de 100%.

Caso o empregado assista ao jogo no trabalho, pela nova redação do p. 2º do artigo 4º da CLT, este tempo não é considerado como trabalho e sim como tempo de descanso e diversão. Portanto, não estará o empregador obrigado a pagar ou compensar, mesmo que haja lei federal, municipal ou estadual declarando feriado total ou parcial.


Veja também:

Conheça a obra da autora (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA