GENJURÍDICO
autoconhecimento

32

Ínicio

>

Concursos

>

Dicas

CONCURSOS

DICAS

Qual a Importância do Autoconhecimento para seus Estudos?

AUTOCONHECIMENTO

CONCURSOS PÚBLICOS

Isabella Almeida

Isabella Almeida

08/06/2018

Mais fácil seria se estudar para concursos e outras provas fosse apenas ter cadernos, livros e professores. O que muitas pessoas desconhecem é que para obter bons resultados o autoconhecimento é fundamental.

Mas o que se trata este autoconhecimento? Como posso trabalhar este aspecto na minha rotina? São esses pontos que iremos trabalhar hoje no nosso artigo! Vamos lá!

Autoconhecimento é a investigação de si mesmo, de modo que você busca o conhecimento de si e,  consequentemente, o aprimoramento de diversos aspectos pessoais que irão refletir em diversos papeis da sua vida, como por exemplo estudos e carreira. É um exercício bastante introspectivo, considerando que somente você consegue observar seus próprios estados mentais e ter consciência deles.

Nesse exercício de introspecção podem ser observadas crenças, memórias, emoções e outros pensamentos.  Destaca-se também que é um processo contínuo considerado que o ser humano está em constante mudança.

O autoconhecimento se revela muito importante no campo dos estudos, na medida em que tem a capacidade de evidenciar falhas, qualidades, aptidões, dentre outras características pessoais. Com isso, nasce a capacidade de influenciar o método de estudo e mudar completamente o sucesso do seu objetivo. É extremamente importante entender porque você faz o que faz, entender melhor quem você é e quais objetivos deseja alcançar.

Antes de entender como você vai estudar, você deve entender você mesmo, ou seja, quem você é, onde você está, onde quer chegar… Isso faz toda diferença.

Aqui vão algumas tarefas que irão auxiliar no seu autoconhecimento:

  1. Faça um exercício diário (durante duas semanas aproximadamente) escrevendo o que facilitou o seu dia e o que dificultou, referente a alguns campos na sua vida, como por exemplo estudo e trabalho. Ex: Referente aos estudos, o fator facilitador é que havia muito tempo disponível para estudar. O que dificultou foram as interrupções devido ao telefone que tocou por diversas vezes. Referente ao trabalho, o que facilitou foi a ausência de reuniões e o que dificultou foi a falta de organização e por conseqüência dificuldade em executar todas as tarefas.

Com essa atividade, você conseguirá observar fatores que rotineiramente atrapalham a sua rotina e fatores que auxiliam. Trabalhe nos aspectos que te dificultam e melhore o seu rendimento.

  1. Faça-se a seguinte pergunta: O que pode tornar meu estudo altamente eficaz? Comece incluir na sua rotina hábitos que irão auxiliar nessa jornada!

Gostou do artigo de hoje? Acesse www.planejaconcursos.com e veja dicas e materiais gratuitos!


Veja também:

Conheça a obra da autora (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA