GENJURÍDICO
ganhar dinheiro

32

Ínicio

>

Advocacia

>

Dicas

>

Empreendedorismo Jurídico

ADVOCACIA

DICAS

EMPREENDEDORISMO JURÍDICO

Afinal, Como Ganhar Dinheiro Como Advogado Iniciante?

ADVOGADO

ADVOGADO INICIANTE

ADVOGADO RECÉM-FORMADO

ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS

MARKETING JURÍDICO

Rodrigo Padilha

Rodrigo Padilha

27/08/2018

Ao terminar a faculdade de Direito, muitos jovens advogados se deparam com as grandes dúvidas do início de carreira: qual área seguir e em que mercado atuar? E, acima de tudo, como começar a ganhar dinheiro sendo um advogado iniciante?

Antes de começarmos a entender as melhores maneiras para você ganhar dinheiro nessa fase inicial da sua vida profissional, é importante que definir a carreira que deseja seguir: você pretende ser um advogado autônomo, empregado ou associado? Ou será que sua vocação o direciona para a área pública?

Então, antes de mais nada, escolha o tipo de advogado que você quer ser, qual especialização deseja seguir e… Continue me acompanhando abaixo!

Se você escolheu atuar na área privada, é importante ter em mente que não há segredos ou fórmulas mágicas que farão você ganhar dinheiro de uma hora para a outra. O que existe, na verdade, são dicas importantes para ajudar o advogado iniciante a aumentar sua renda de forma significativa, principalmente por meio das técnicas de gestão de negócios e do marketing jurídico.

Sendo assim, separei três dicas essenciais para ajudar você nessa tarefa. Confira:

Saber como apresentar-se ao mercado é um passo fundamental na nossa área, e faz toda a diferença na hora de conquistar seus primeiros clientes e abrir novas portas para oportunidades futuras.

E quando falo em apresentação, me refiro a todos os aspectos com que o advogado se mostra para o mundo. Sendo assim, preste atenção à forma com que você se apresenta nas redes sociais, tenha cuidado com os conteúdos que você compartilha e a linguagem que você emprega nas suas publicações.

Além disso, invista na criação de um site bem feito e na produção de uma identidade visual de bom gosto. Não se esqueça de criar um e-mail profissional sério e um cartão de visita adequado e vista-se sempre de forma adequada.

Tudo isso é essencial para passar uma imagem de profissionalismo e seriedade, mostrando que não é um profissional comum e fazendo com que você se destaque logo de cara.

Depois de formados, muitos advogados se veem cara a cara com o mercado, sem saber qual caminho seguir. Infelizmente, os cursos de Direito, de uma maneira geral, não preparam os alunos para empreender, o que causa muitas dificuldades nos primeiros anos de advocacia.

Ao mesmo tempo, o principal motivo do baixo retorno financeiro e da consequente frustração profissional do começo de carreira é justamente a falta de uma estratégia de negócios consistente e bem planejada, que poderia ser aprendida com disciplinas básicas de empreendedorismo. E isso vale para qualquer área do setor produtivo.

É essencial que o advogado iniciante defina, já no início da sua vida profissional, objetivos concretos e a forma como irá alcançá-los, determinando o tipo de serviço que será prestado, os resultados que deseja atingir e em quanto tempo pretende fazer isso.

Um bom planejamento torna as metas profissionais mais tangíveis e palpáveis e influencia diretamente no sucesso financeiro de quem está começando.

Geralmente, o retorno financeiro na advocacia depende da conquista de novos clientes. E, para isso, é fundamental saber aplicar as melhores estratégias de marketing jurídico e conquistar mais espaço no mercado, conquistando cada vez mais clientes.

Isso passa diretamente por um bom marketing pessoal, presença constante nas mídias sociais e bom aproveitamento das ferramentas disponíveis na internet de um modo geral. Quando feita de maneira profissional e respeitando os limites preconizados pelo Código de Ética da OAB, essa exposição confere autoridade para o advogado, mudando a forma como ele é visto pelo mercado e por seus potenciais clientes.

A boa remuneração e a estabilidade oferecidos pelo setor público costumam atrair muitos profissionais, das mais diferentes áreas, especialmente recém-formados. Embora sejam dois aspectos de muito peso para quem deseja construir uma carreira, trabalhar na área pública não é para qualquer um…

Abaixo, você confere meu depoimento pessoal sobre por que eu não fiz concurso público, que é um dos meus vídeos mais famosos no YouTube:

A preparação para passar em um concurso público é desgastante. Esse é um projeto a médio ou longo prazo, que exige dedicação diária e, consequentemente, pequenos sacrifícios em prol dos estudos, o que pode gerar impactos na vida pessoal do candidato, afetando relações e decisões de vida.

Um outro aspecto a se estar atento é que, em muitos casos, você nem ao menos poderá escolher para onde deseja ir, já que muitos concursos direcionam os aprovados de acordo com a demanda de uma determinada região. Por fim, advogar no setor público pode tornar mais difícil qualquer mudança futura que você possa vir a querer tomar na sua carreira.

Sendo assim, avalie bem quais são suas prioridades. A carreira pública também é desafiadora e, com ela, é possível conquistar uma remuneração pra lá de gratificante, mas leve esses aspectos em consideração.

E, seja lá qual for a sua escolha, no setor público ou privado, a construção de uma carreira bem sucedida demanda tempo e esforço. Por isso, trabalhe duro e não pense apenas no dinheiro!

De uma maneira geral, no ramo da advocacia, um bom retorno financeiro é fruto de um trabalho bem feito. O salário de um advogado está diretamente ligado à sua experiência profissional e ao conhecimento adquirido no mercado.

Pensando nisso, existem algumas pequenas dicas fundamentais para alavancar sua carreira, tais como:

  • Ter bons mentores: contar com profissionais e contatos mais experientes que possam dar conselhos e fornecer ajuda;
  • Pedir feedback: solicitar que clientes e colegas deem um retorno sobre seu trabalho;
  • Ganhar experiência: decidir em qual setor atuar, optar pela área que mais motiva você e colocar a mão na massa;
  • Manter-se sempre atualizado: um bom profissional deve estar sendo se renovando e se capacitando.

Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA