Dicas de Prática Jurídica – Como se Comportar em Audiência

Dicas de Prática Jurídica – Como se Comportar em Audiência

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes
Dicas de Prática Jurídica – Como se Comportar em Audiência Dicas de Prática Jurídica – Como se Comportar em Audiência

Como se comportar em audiência

 

 

Nada é pior para a boa fama do advogado do que falar besteiras na audiência (portar-se de forma inadequada). Sendo assim, prepare-se. Saiba tudo o que vai acontecer e “como” vai acontecer (conheça o rito, o processo, o cliente, o réu, os peritos, as testemunhas etc.); ou seja, não se entregue ao improviso, esteja preparado.

Além de estar preparado, o advogado deve preparar o seu cliente; comece informando em detalhes tudo o que vai acontecer e como vai acontecer; depois, estabeleça previamente com ele os limites de um eventual acordo; por fim, tenho o cuidado de orientá-lo sobre como se vestir, como se comportar, quando falar e quando calar.

Se apresente “bem vestido”, fale devagar e firme, de preferência olhando nos olhos do juiz e/ou do advogado adversário, conforme o caso; se necessário, treine da frente do espelho. Não hesite em defender com firmeza os interesses do seu cliente, respeite mas também exija respeito de todos; não aceite grosserias e ameaças, principalmente do juiz e do promotor; responda sempre, mas nunca saia dos limites da urbanidade. Não se precipite em busca do acordo, isso faz o seu caso parecer fraco, nem corra para negá-lo, agindo assim você atrai antipatia de todos, inclusive do juiz.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Uma resposta para “Dicas de Prática Jurídica – Como se Comportar em Audiência”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *