GENJURÍDICO
iStock-883616254

32

Ínicio

>

Advocacia

>

Dicas

>

Educação

ADVOCACIA

DICAS

EDUCAÇÃO

10 Podcasts de Direito que Você Precisa Conhecer Agora!

ESTUDANTE DE DIREITO

OTIMIZAR TEMPO DE ESTUDO

Rodrigo Padilha

Rodrigo Padilha

05/11/2018

Já comentei bastante aqui no blog sobre a importância de que o advogado, seja o iniciante ou o mais experiente, esteja sempre estudando e se atualizando. De fato, isso é importantíssimo para nos mantermos por dentro das mais novas tendências do ramo e para nos tornarmos cada vez melhores profissionais.

Mas aí você me pergunta: como fazer isso na correria do dia a dia, em meio a tantas horas de trabalho e compromissos?

Bom, para quem tem uma rotina cheia, é fundamental saber aproveitar os momentos livres. E, para isso, gosto sempre de recomendar podcasts sobre direito, pois são uma excelente ferramenta para otimizar o tempo preso no trânsito ou durante uma viagem, por exemplo.

Para quem não está familiarizado, os podcasts funcionam basicamente como programas de rádio. A diferença é que esses conteúdos são gravados e, posteriormente, disponibilizados na internet para download ou para serem ouvidos através dos serviços de streaming, como Spotify, iTunes ou Soundcloud.

O primeiro podcast do Brasil foi veiculado em 2004 e de lá pra cá o formato não para de crescer. Atualmente, é possível encontrar programas sobre os mais variados temas, incluindo Direito e advocacia.

O bacana é que esses arquivos de áudio geralmente são bem leves e podem ser baixados e reproduzidos em qualquer dispositivo – computador, notebook, tablet ou celular. Outra grande vantagem dos podcasts é que eles são, em sua grande maioria, gratuitos. Ou seja, é só acessar o site e sair ouvindo.

Também vale destacar que esse é um meio de comunicação extremamente democrático, uma vez que os conteúdos podem ser produzidos e disponibilizados por qualquer pessoa que deseje compartilhar suas opiniões e conhecimentos.

São justamente todas essas características que tornam o podcast uma ferramenta de estudos e entretenimento tão interessante, permitindo com que qualquer tempinho livre possa se tornar muito mais produtivo e informativo. Quer dizer, é uma verdadeira dádiva para a vida corrida que muitos de nós levamos hoje em dia.

E para agilizar sua vida e ajudar você a se manter em dia com as notícias e as novidades da nossa área, separei 10 sugestões de canais de podcasts sobre Direito e advocacia para você baixar e ouvir quando quiser:

O programa é apresentado por três amigos e trata temas relacionados ao Direito de forma leve e com linguagem acessível. Uma ótima opção tanto para profissionais mais experientes quanto para estudantes.

Você pode ouvir ou baixar os episódios do programa diretamente no site do SMJ.

Esse podcast foca na participação de grandes profissionais das mais diversas áreas do Direito, também dando dicas para concursos e para a prova da OAB.

Os conteúdos estão disponíveis no site do Amo Direito.

O programa é apresentado pelo advogado e professor Renato Porto e foca em advogados iniciantes e concurseiros, abordando também novidades da área jurídica.

Para ouvir, basta acessar o site do Fala Doutor.

O podcast foi apresentando ao longo do ano de 2016 pelo advogado Felipe Bezerra e traz, além do Direito, interessantes discussões sobre temas como Educação e criatividade, sempre com bom humor e baseado em experiências reais.

Os áudios estão disponíveis no site do Direito Criativo.

Fernando Mesquita é escritor, professor e palestrante e foca suas discussões em mitos, verdades e conselhos para quem está se preparando para concursos públicos na área do Direito.

Todos os programas estão disponíveis no blog do professor.

Apresentado pelo desembargador aposentado José Maria Tesheiner e pela advogada Mariângela Milhoranza, o podcast é dividido em quatro séries: Novo Código de Processo Civil, Jurisdição e Processos, História do Processo Judicial e Processos Coletivos. É uma excelente fonte para concurseiros.

Para ouví-los, basta acessar o site da Páginas de Direito.

Criado pela empresa ProJuris, o programa aborda os mais variados temas relacionados ao Direito e aos assuntos em voga, como Marketing Jurídico e fake news, sempre trazendo entrevistas com especialistas de diferentes áreas.

Os podcasts são disponibilizados diretamente na página da ProJuris.

Esse podcast é apresentado pela professora Irene Nohara e traz desde questões comentadas de concursos a explicações sobre leis e notícias recentes sobre Direito.

Os programas podem ser ouvidos e baixadas através do site Direito Adm.

O foco do programa é auxiliar na compreensão dos termos jurídicos e na interpretação das leis de diferentes áreas do Direito, simplificando fundamentos e explicando conceitos com o objetivo de tornar os assuntos mais acessíveis.

Você pode conferir mais informações diretamente no site da plataforma.

Como última dica, deixo o meu podcast de Direito, em que falo sobre as principais dicas e temas sobre Empreendedorismo Jurídico e como ter sucesso na advocacia.

Você pode ouvir os meus programas no iTunes, além de conferir essa entrevista super bacana que fiz no canal Amo Direito.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA