GENJURÍDICO
hnfjhf

32

Ínicio

>

Processo Civil

>

Resenhas

PROCESSO CIVIL

RESENHAS

Resenha: Teoria Geral da Arbitragem – Por Teresa Arruda Alvim

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ARBITRAGEM

ARBITRAGEM NO DIREITO DO TRABALHO

ASPECTOS GERAIS DA ARBITRAGEM

CADE

COMUNIDADE ARBITRAL BRASILEIRA

CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA

DIREITO DA CONCORRÊNCIA.

DIREITO SOCIETÁRIO

INPI

Teresa Arruda Alvim
Teresa Arruda Alvim

13/11/2018

Teoria Geral da Arbitragem, de José Antonio Fichtner, Sergio Nelson Mannheimer e André Luís Monteiro

Em boa hora a Editora Forense lança um livro denso, claro, rico a respeito de tema sobre o qual nossa literatura ainda não é tão extensa. Esta resenha se destina a apresentar à comunidade jurídica brasileira este trabalho de José Antonio Fichtner, Sergio Nelson Mannheimer e André Luís Monteiro: Teoria Geral da Arbitragem.

O que torna especial a obra produzida é o fato de ser resultado dessa experiência prática e intelectual e da sólida formação acadêmica de todos eles.

Os autores já são conhecidos da comunidade arbitral brasileira, não apenas pela experiência prática que têm, já que participam frequentemente em arbitragens domésticas e internacionais, como advogados e árbitros, mas também pela grande produção acadêmica na área, com destaque para os dois livros anteriormente publicados: FICHTNER, José Antonio. MONTEIRO, André Luís. Temas de arbitragem: primeira série. Rio de Janeiro: Renovar, 2010 e FICHTNER, José Antonio. MANNHEIMER, Sergio Nelson. MONTEIRO, André Luís. Novos temas de arbitragem. Rio de Janeiro: FGV, 2014.

O que torna especial a obra produzida é o fato de ser resultado dessa experiência prática e intelectual e da sólida formação acadêmica de todos eles. Os três passaram por instituições de ensino estrangeiras nos Estados Unidos (Universidade de Chicago), Alemanha (Universidade de Heidelberg) e Inglaterra (Universidade de Oxford e Queen Mary – University of London).

A obra intitula-se Teoria Geral da Arbitragem, o que poderia transmitir ao leitor a impressão de que se trata de livro fruto de perspectiva filosófica, epistemológica ou propedêutica da arbitragem. Entretanto, na verdade, os autores desenvolvem os temas tratados no livro a partir de uma visão essencialmente pragmática, em que o denso conteúdo dogmático é utilizado como pressuposto para se sugerirem soluções práticas para problemas concretos.

Como os próprios autores informam na Introdução do trabalho, o livro ora publicado é, na verdade, o primeiro volume de um curso, que pretende abranger toda a arbitragem no Brasil. Este primeiro volume é dividido em 13 capítulos, totalizando 784 páginas e impressionantes 1.872 notas de rodapé.

No primeiro capítulo se examina a relação entre arbitragem e tutela jurisdicional. Conceitos como conflito de interesses, direito de ação e acesso à justiça são objeto de reflexão. Os autores entendem que a arbitragem não significa uma renúncia ao direito de acesso à justiça, mas sim a sua concretização, não obstante em uma jurisdição diferente. E é por isso que os autores consideram que a arbitragem está garantida pela Constituição da República exatamente no inciso XXXV do art. 5º. Os autores, ainda, fundamentam constitucionalmente a arbitragem na liberdade individual.

Em todos os capítulos, os autores fazem questão de expor com absoluta fidelidade o pensamento da doutrina e as decisões jurisdicionais até então existentes, em especial do Superior Tribunal de Justiça.

O segundo capítulo trata dos aspectos gerais da arbitragem. Aborda-se a história do instituto, o conceito, a natureza jurídica, as qualidades, a posição enciclopédica, as classificações e a constitucionalidade do instituto. No que diz respeito às classificações, os autores elaboram denso estudo a respeito da arbitragem de equidade, analisando se seria possível, nessa modalidade de arbitragem, o julgamento contrário à lei, o julgamento contrário à Constituição, o julgamento que alterasse o disposto no contrato pelas partes, bem como a fundamentação de sentenças arbitrais proferidas em arbitragens de equidade.

No terceiro capítulo, aparecem os princípios jurídicos aplicáveis à arbitragem. Após uma abordagem teórica a respeito da importância dos princípios na atualidade, a obra examina princípio materiais, processuais e de direito internacional privado incidentes na arbitragem. São examinados o princípio da autonomia privada, o princípio da boa-fé objetiva, o princípio do contraditório, o princípio da proibição de provas lícitas, o princípio da autonomia da vontade na escolha do direito aplicável, dentre vários outros.

Em seguida, ingressa-se no complexo terreno da arbitrabilidade, examinando os aspectos gerais da arbitrabilidade subjetiva e objetiva no capítulo 4 e a arbitrabilidade em setores específicos nos capítulos 5 (Direito do Consumidor), 6 (Direito Societário), 7 (Direito Falimentar), 8-9 (Direito Público), 10 (Direito da Concorrência), 11 (Direito do Trabalho), 12 (Direito Penal) e 13 (Direito da Propriedade Intelectual).

No capítulo de Direito do Consumidor, os autores claramente tomam posição no sentido de que a cláusula compromissória não pode ser imposta ao consumidor, mesmo que ele tenha assinado o pacto arbitral anteriormente. A cláusula compromissória nessa área só é obrigatória para o fornecedor, nunca para o consumidor, que sempre tem a opção de utilizar a via judicial, quando surgir o litígio. Trata-se, pois, de uma solução que prestigia a arbitragem, mas, ao mesmo tempo, previne eventuais abusos contra consumidores.

No âmbito do Direito Societário, os autores afirmam com todas as letras que a cláusula compromissória estatutária alcança acionistas dissidentes, acionistas que se abstiveram na votação, acionistas ausentes à assembleia e novos acionistas, em consonância com o objetivo perseguido pela Reforma da Lei de Arbitragem, elaborada por Comissão de Juristas que o primeiro autor da obra integrou. A obra, ainda, examina, com profundidade, a execução específica de acordo de acionistas em arbitragem e a arbitrabilidade objetiva de litígios societários, tema ainda pouco explorado pela doutrina.

No capítulo dedicado do Direito Falimentar (recuperação extrajudicial, recuperação judicial e falências), o trabalho examina com desejável profundidade todas as consequências do deferimento da recuperação judicial e, também, da decretação da falência sobre a convenção de arbitragem e sobre as arbitragens em curso. Os autores tratam até mesmo do papel do Ministério Público diante do surgimento de arbitragens envolvendo empresas em recuperação judicial ou empresas falidas.

[…] o livro não procura exatamente convencer o leitor das posições dos autores, mas sim ajudar o leitor a refletir sobre todos os posicionamentos existentes […]

A obra tem um capítulo, quase exaustivo, integralmente dedicado à arbitragem envolvendo a Administração Pública. Os autores dedicam o item especialmente para tratar das qualidades da arbitragem com entes públicos, indicando quando a arbitragem é adequada e quando não o é. Ademais, o trabalho trata de toda a evolução legislativa na área, destacando também as decisões judiciais tomadas ao longo do tempo, desde a remota decisão do Supremo Tribunal Federal no famoso caso Lage até as recentes decisões proferidas pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região nas arbitragens entre ANP e Petrobras. Os autores também dedicam um item às arbitragens nos contratos administrativos, examinando o direito aplicável, a sede da arbitragem, o idioma, entre outros.

Há, ainda, um intrigante capítulo sobre a arbitragem no Direito da Concorrência, tema com alguma repercussão em outros países, mas pouquíssimo explorado no Brasil. Os autores trazem doutrina estrangeira e diversos casos julgados no exterior, para demonstrar em que circunstâncias questões antitrust podem ser levadas à arbitragem e como devem ser tratadas pelo tribunal arbitral. A obra analisa até mesmo a repercussão na arbitragem de eventual decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE sobre a matéria objeto do litígio e vice-versa.

Os autores também tratam da arbitragem no Direito do Trabalho, impulsionados pela recente Reforma Trabalhista, que permitiu expressamente a arbitragem trabalhista com empregados que percebem salário acima de determinado piso. Há, também, um capítulo sobre arbitragem e Direito Penal, em que chama atenção a relevância do debate a respeito de como o tribunal arbitral deve lidar com alegações de corrupção na formação do contrato-base. Por fim, o livro analisa a arbitragem envolvendo propriedade intelectual (direitos autorais, marcas e patentes), inclusive tratando da relação entre arbitragem e a competência administrativa exclusiva do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.

A ousadia dos autores, no sentido de convidar o leitor a refletir sobre todas as posições existentes […]

Em todos os capítulos, os autores fazem questão de expor com absoluta fidelidade o pensamento da doutrina e as decisões jurisdicionais até então existentes, em especial do Superior Tribunal de Justiça. As menções a outros autores são múltiplas, muitas delas literais no próprio corpo do texto, o que demonstra um aspecto muito interessante do trabalho: o livro não procura exatamente convencer o leitor das posições dos autores, mas sim ajudar o leitor a refletir sobre todos os posicionamentos existentes e, possivelmente, concordar com as conclusões ao final expostas pelos autores. Trata-se de uma obra que convida o leitor à reflexão e não à mera reprodução dos entendimentos dos autores.

A ousadia dos autores, no sentido de convidar o leitor a refletir sobre todas as posições existentes, em lugar de tentar convencê-lo a qualquer custo de que têm razão, é mais uma característica que torna o trabalho original, honesto, rico, o que certamente contribuirá para que se torne um clássico no tema.

Teoria Geral da Arbitragem


Veja também:

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA