Juristas de amanhã – Conheçam as obras que te introduzirão ao mundo jurídico

Juristas de amanhã – Conheçam as obras que te introduzirão ao mundo jurídico

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes
Juristas de amanhã – Conheçam as obras que te introduzirão ao mundo jurídico

Ao ingressarem no curso de Direito, os estudantes deparam-se com matérias de introdução às ciências jurídicas, o que faz que muitos acabem considerando desinteressantes e se sentindo desmotivados.

No entanto, essas matérias fazem parte da grade curricular em razão da grande importância na formação do pensamento crítico e na análise das relações da sociedade. Além disso, elas serão úteis durante todo o curso, principalmente no TCC.

Sejam bem-vindos ao mundo jurídico:

Entendemos que muitas vezes tais disciplinas não introduzem a prática que se esperava, mas é necessário considerá-las nos seus estudos. Por isso, apresentamos a vocês, juristas de amanhã,  nosso passaporte jurídico. Vejam algumas obras que separamos especialmente para vocês.

Curso de Filosofia do Direito

A Filosofia do Direito visa refletir sobre o Direito para além de sua simples operacionalização.
Pensar o Direito, significa preparar-se para compreendê-lo a partir de seus fundamentos, podendo-se, dessa forma, contribuir, direta ou indiretamente, para a formação de novas gerações de juristas e para a crítica dos conhecimentos adquiridos por eles.

>Leia o 1° capítulo

 

 

Introdução ao Estudo do Direito

Apresenta o direito em sua história, explicando suas estruturas, fundamentos, técnicas e determinações sociais.
Neste livro ao mesmo tempo didático e de aprofundamento teórico, Mascaro sistematiza a teoria geral das técnicas do direito a partir de uma perspectiva filosófica crítica, abrindo novos ângulos de entendimento para o estudante e o profissional do direito.

>Leia o 1° capítulo

 

Linguagem e Argumentação Jurídica

Os autores com muita paixão, dedicam este livro àqueles que buscam aperfeiçoar seu estilo, com a convicção de que as palavras cumprem não apenas uma função comunicativa, mas também refletem a alma daquele que as utiliza.
Traz a teoria e prática referente à produção da narrativa e da argumentação jurídicas, tipologias presentes em todas as peças processuais.

>Leia o 1° capítulo

 

 

Introdução ao Estudo do Direito

Somente com sólidas razões uma obra didática permanece, anos a fio, na preferência de mestres e acadêmicos de Direito. É o que se verifica com esta obra de Paulo Nader. 
Esta edição é o resultado de uma intensa pesquisa e reflexão ao longo de muitos anos. Cuidadosamente, o autor revê a linguagem, os conceitos, a informação legislativa e jurisprudencial, não poupando esforços na renovação de seu compromisso com a comunidade universitária.

>Leia o 1° capítulo

 

Direito Romano

Princípios básicos do Direito Romano como inestimável alicerce de educação jurídica.
Muito se tem escrito sobre a utilidade do atual aprendizado do Direito Romano. O estudo é útil principalmente pelo fato de ser ele um admirável instrumento de educação jurídica. Abarcando mais de doze séculos de evolução – documentada com certa abundância de fontes –, nele desfilam, diante do estudioso, os problemas de construção, expansão, decadência e extinção do mais poderoso império que o mundo antigo conheceu. Assim, o Direito Romano é notável campo de observação do fenômeno jurídico em todos os seus aspectos.

>Leia o 1° capítulo

 

Coleção Fora de Série – Princípios Formais

Contém artigos de Robert Alexy e de outros autores sobre temas centrais da Teoria Discursiva do Direito, destacando-se o ensaio Princípios Formais.
O texto constitui o resultado, jamais antes publicado, das reflexões de Robert Alexy sobre o tema nos últimos 10 anos, e contém uma reformulação, inédita, da fórmula do peso, publicada originalmente no artigo homônimo, Die Gewichtsformel, em 2003. A grande questão que permeia Princípios Formais é o papel que o princípio formal do respeito ao legislador democraticamente legitimado desempenha no controle de constitucionalidade, sobretudo quando ele entra em choque com um direito fundamental material.

>Leia o 1° capítulo

 

Não deixe de conferir a vitrine completa com todas as obras

 

Veja também um recado super especial do professor Paulo Nader:

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.