GENJURÍDICO
post_blog_tartuce_manual_responsabilidade-1ed_solivro

32

Ínicio

>

Civil

>

Resenhas

CIVIL

RESENHAS

Resenhas por Fernando Vasconcelos: Responsabilidade Civil

CÓDIGO CIVIL DE 2002

DIREITO CIVIL

ESTUDANTES DE DIREITO

FLÁVIO TARTUCE

FUTURO ADVOGADO

FUTURO PROFISSIONAL

OPERADORES DO DIREITO

RESENHA

RESPONSABILIDADE CIVIL

TCC

Fernando Antônio de Vasconcelos

Fernando Antônio de Vasconcelos

13/12/2018

Interessante livro da área jurídica foi lançado recentemente pelo Grupo GEN. Trata-se de “Manual de Responsabilidade Civil – Vol. Único” (Autor: Flávio Tartuce * Publicação: 16/08/2018 * Edição: 1|2018 * Páginas: 1648 * Selo Editorial: Método * Preço: R$ 249,00). O livro está dividido em 19 capítulos, em uma análise categórica, doutrinária e jurisprudencial dos seguintes assuntos: a) análise retrospectiva e prospectiva da responsabilidade civil: seu conceito, sua divisão clássica e suas funções; b) conceitos estruturantes básicos da responsabilidade civil (ato ilícito e abuso de direito); c) estudo da responsabilidade civil contratual, decorrente do inadimplemento; d) elementos da responsabilidade civil extracontratual: conduta humana e culpa lato sensu; e) elemento imaterial do dever de indenizar: nexo de causalidade.

A obra trata, ainda de: f) dano na responsabilidade civil, danos clássicos e novos danos, em versão ampliada com novas categorias até então não abordadas por mim; g) tratamento da responsabilidade no Código Civil de 2002 (arts. 927 a 954); h) responsabilidade civil no Código de Defesa do Consumidor; i) responsabilidade civil no Direito de Família; j) responsabilidade civil do Estado; k) responsabilidade civil nas relações de trabalho; l) responsabilidade civil e mobilidade: transporte e acidentes de trânsito; m) responsabilidade civil ambiental; n) responsabilidade civil profissional; o) responsabilidade civil e comunicação: imprensa, internet e outros meios; p) responsabilidade civil na construção civil; q) responsabilidade civil e penal: aspectos privados da ação ex delicto; r) excludentes da responsabilidade civil; e s) responsabilidade civil, prescrição e decadência.

Fala o autor, o jurista e professor Flávio Tartuce: “Como se pode notar por essa descrição, há uma ampla análise interdisciplinar do instituto da responsabilidade civil, com interfaces com outros âmbitos do Direito. Como afirmo às pessoas próximas a mim, a responsabilidade civil é uma das minhas maiores especialidades – ao lado do Direito Contratual –, e com ela tenho convivido nas minhas principais atividades profissionais, sejam acadêmicas e teóricas ou profissionais e práticas”.

E, prossegue: “Como acontece com todas as minhas obras que recebem o selo Volume Único – e fui um dos pioneiros na sua utilização –, este livro é recomendado a todo o público jurídico, desde o aluno de graduação que queira aprofundar os assuntos aqui tratados – inclusive para desenvolver seu TCC sobre responsabilidade civil ou antecipar o seu futuro profissional – até os alunos de pós-graduação, mestrado, doutorado e o público profissional. Para a última seara, o trabalho é indicado para advogados, procuradores, defensores e julgadores de todas as instâncias. O leitor poderá perceber – e isso é necessário e imperioso no estudo da responsabilidade civil – que há uma ampla análise doutrinária e jurisprudencial dos temas, com a abordagem crítica e construtiva das posições das Cortes brasileiras.

Nos meus quarenta e seis anos de magistério (muitos dos quais em cursos de Direito) vi poucos autores como Flávio Tartuce. Atuante, inteligente, produtivo, discute nos eventos com a mesma veemência com que escreve. E, assim ganham professores, estudante e operadores do Direito.


Veja também:

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA