GENJURÍDICO
iStock-917142888

32

Ínicio

>

Artigos

>

Trabalho

ARTIGOS

TRABALHO

Contrato Intermitente: Meios Eficazes Para Convocação do Trabalhador

§ 1º

ART. 452-A

CLT

DA CLT

MEIOS DE CONVOCAÇÃO PARA O TRABALHO INTERMITENTE

ONTRATO INTERMITENTE

PADRÃO STANDARD

REDES SOCIAIS

REFORMA TRABALHISTA

Marco Aurélio Serau Junior

Marco Aurélio Serau Junior

20/12/2018

A Reforma Trabalhista, como é de amplo conhecimento, introduziu uma nova modalidade de contrato de trabalho, o denominado contrato intermitente.

Esse novo formato contratual difere da relação de emprego típica, sobretudo pela inexistência de jornada de trabalho prefixada.

Se no contrato de trabalho padrão standard tem-se a jornada laboral de 8 horas diárias e 44 horas semanais, no trabalho intermitente há atividades apenas episódicas, falando-se aqui em períodos, e não mais em jornada de trabalho propriamente.

É certo que esse novo modelo de relação de trabalho seja objeto de diversas críticas – inclusive minhas –, em especial no que concerne à imprevisibilidade da jornada e à redução de direitos trabalhistas.

Esses temas, que reconheço cruciais, não serão objeto desta coluna.

Trataremos aqui, em particular, das formas de convocação para o trabalho intermitente.

Considerando que não há jornada laboral pré-estipulada, a CLT Reformada estabelece a necessidade do chamamento do trabalhador intermitente por meios adequados. Essa é a redação do art. 452-A, § 1º, da CLT:

“§ 1º O empregador convocará, por qualquer meio de comunicação eficaz, para a prestação de serviços, informando qual será a jornada, com, pelo menos, três dias corridos de antecedência.”

O dispositivo, como se vê, menciona que a convocação exige meios eficazes, mas não estipula quais.

A compreensão do que é fixado como meio eficaz de convocação deve se dar em consonância com os mecanismos de comunicação ofertados pelo estágio atual da tecnologia: telefones; celulares; e-mails; recados inbox em redes sociais (como Facebook, Instagram, Linkedin e similares); mensagem de WhatsApp ou Telegram, entre outras.

Tais mecanismos são muito ágeis e dinâmicos e, assim, mais compatíveis com a informalidade e a instabilidade inerentes ao contrato intermitente.

Até mesmo o ato judicial, que é mais solene, pode ser praticado atualmente por meios eletrônicos, não se vislumbrando qualquer impossibilidade da prática pela via digital de atos de cunho meramente patrimonial ou negocial, tal qual a convocação para o exercício do trabalho intermitente.

Fez bem, portanto, ter optado a lei pela omissão na descrição dos meios eficazes de convocação para o trabalho intermitente.

A tecnologia avança a passos largos e o Direito facilmente ficaria em descompasso com a realidade (por exemplo, as normas que ainda fazem referência aos telégrafos).

Na compreensão dos meios de convocação para o trabalho intermitente, não pode ser desprezada a perspectiva de que o Direito do Trabalho é estruturado com o viés de proteção da dignidade da pessoa trabalhadora. Assim, deve-se efetuar a comunicação de modo que esse princípio seja integralmente respeitado.

Por enquanto, e adotada a interpretação adequada, tal qual propomos, o sistema jurídico não ficaria na sombra ou no vácuo do modelo tecnológico.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA