GENJURÍDICO
iStock-951270468

32

Ínicio

>

Advocacia

>

Dicas

>

Empreendedorismo Jurídico

ADVOCACIA

DICAS

EMPREENDEDORISMO JURÍDICO

5 Erros mais Cometidos por Advogados Iniciantes (e como evitá-Los)

ADVOCACIA

ADVOGADOS INICIANTES

DICAS PARA ADVOGADOS

INÍCIO DE CARREIRA

Rodrigo Padilha

Rodrigo Padilha

15/01/2019

No Brasil, vivemos uma realidade em que, infelizmente, os cursos de Direito não preparam os advogados recém-formados para a vivência prática do mercado de trabalho.

Em sua grande maioria, os advogados iniciantes começam suas carreiras sem conhecer a rotina de um escritório e sem estar a par de todos os conhecimentos necessários para tocar seus negócios nessa área – como marketing, empreendedorismo, administração e finanças.

Por esse motivo, o espanto de quem inicia a carreira e se depara com esse cenário costuma ser muito grande, explicitando o quão fundamental é que os advogados se preparem para evitar alguns erros muito comuns no começo de carreira.

E a melhor estratégia para isso é estar ciente desses deslizes e estar bem preparado para evitá-los. Com isso em mente, confira os alguns dos erros mais comuns cometidos por advogados iniciantes:

O início de carreira é o momento de se arriscar, errar e aprender. Porém, isso não quer dizer as coisas devam acontecer de improviso, sem planejamento.

Aproveite o momento de relativa tranquilidade e crie um plano de futuro profissional bem definido. Trace objetivos e saiba aonde você quer chegar. Esse é um importante passo para que se possa ter mais clareza de quais caminhos seguir e para facilitar a tomada de decisões estratégicas relacionadas a que áreas atuar, em qual escritório e com que clientes.

Escritórios e profissionais que criam metas concretas e, a partir daí, gerem seus negócios com um horizonte bem definido, têm mais chances de alcançar o sucesso na advocacia.

Em meio às dúvidas e à rotina incerto do começo de carreira, muitos advogados iniciantes acabam negligenciando o relacionamento com o cliente. Isso é um erro grave – e muito comum.

É fundamental que o profissional preze pela qualidade e pelo cuidado no atendimento desde o primeiro contato. A excelência no trato com o cliente é fator preponderante para garantir ou não a continuidade dessa relação.

Sendo assim, procure retornar ligações e responder e-mails e mensagens o mais breve possível e sempre de maneira completa e atenciosa. Mantenha seu cliente bem informado sobre o andamento do processo e sobre os prazos previstos. Isso passa uma imagem de cuidado e preocupação com o caso e ajuda a evitar cobranças desnecessárias e repetidas.

Outra dica importante é comunicar-se de acordo com cada tipo de cliente. A linguagem utilizada no atendimento ao departamento jurídico de uma grande empresa é bem diferente do linguajar que deve ser usado em causas individuais, em que os cliente são, em sua maioria, leigos no Direito.

Um atendimento de qualidade contribui para a construção de uma boa imagem e de uma boa reputação profissional, além de aumentar as chances de indicações e de fidelização do cliente atendido.

Muitos advogados iniciantes não sabem ao certo como precificar seus serviços e alguns até se sentem acanhados de cobrar o valor que acham justo. Outra preocupação recorrente é como explicar esses valores para o cliente.

Em primeiro lugar, para definir os valores é importante utilizar como parâmetro a tabela fornecida pela OAB, realizando ajustes conforme os custos relativos à sua estrutura de trabalho, às horas de serviço que serão empregadas na causa e à complexidade de cada atuação.

Nesse sentido, é importante que o contrato de honorários seja elaborado somente após ouvir o cliente e compreender bem o caso. Feito isso, preze pela transparência ao informá-lo sobre o valor e o que está incluído no serviço.

Para iniciar os trabalhos, é usual que haja a cobrança de um sinal correspondente a um percentual do valor total. A forma de pagamento da quantia restante costuma ser combinada com o cliente, podendo ser feita à vista ou até mesmo em parcelas.

Por fim, uma vez elaborado o contrato, peça que o cliente leia e tire quaisquer dúvidas antes de assinar.

Uma extensa rede de contatos ainda é a melhor ferramenta para atrair novos clientes, oportunidades de negócios e novas parcerias. E para o advogado iniciante isso é ainda mais importante.

Sendo assim, invista em networking desde o começo. Frequente eventos diversos, não apenas da área do Direito. Vá a palestras, marque cafés e encontros com colegas e professores antigos e nunca deixe passar a oportunidade de reunir-se com potenciais clientes.

Manter um bom relacionamento com seus contatos e buscar ampliar os seus relacionamentos profissionais é essencial para alcançar o sucesso na advocacia, ajudando a fechar novos negócios e potencializando o aprendizado com a troca de experiências.

Um dos maiores problemas enfrentados por advogados iniciantes é que o simples diploma da graduação, por mais reconhecida que seja a instituição, já não reflete o panorama atual do Direito, em que o mercado exige profissionais especialistas.

Dessa maneira, não tenha medo de enveredar sua carreira para uma área específica. Ser especializado em algum campo do conhecimento ajuda o advogado a se destacar no mercado, a se tornar referência naquele determinado assunto e, assim, aumentar sua credibilidade como profissional.

Como comentei no começo do texto, infelizmente, os cursos de Direito não preparam os recém-formados para o que eles vão enfrentar no mercado de trabalho. Finanças, administração, gestão, marketing pessoal… As responsabilidades do dia a dia vão muito além do que foi ensinado na faculdade.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA