GENJURÍDICO
8+_diradm

32

Ínicio

>

Administrativo

>

Dicas

ADMINISTRATIVO

DICAS

8 livros de Direito Administrativo que todo profissional da área deve ler

DIREITO ADMINISTRATIVO

LIVRO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

LIVROS JURÍDICOS

LIVROS SOBRE DIREITO

MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO

MANUAL DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

GEN Jurídico

GEN Jurídico

23/05/2019

Se você está em busca de livros de Direito Administrativo, encontrou o lugar certo! Seja para atuação profissional, se aprofundar para alguma prova ou compreender tudo sobre Direito Administrativo de uma forma clara e didática, selecionamos obras primordiais que podem te ajudar nessa empreitada. Confira nossas sugestões:

Livros de Direito Administrativo que todo profissional da área deve ler

1 – Direito Administrativo – Maria Sylvia Zanella Di Pietro

livros de Direito Administrativo que todo profissional da área deve ler

Este livro desenvolve os vários temas do Direito Administrativo de forma clara e didática e com a preocupação de manter a disciplina atualizada diante das sucessivas inovações legislativas que imprimem nova feição a esse importante ramo da ciência jurídica.

Além de correções e aperfeiçoamentos na redação, esta 32ª edição atualiza a legislação promulgada no corrente exercício, em especial a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, recentemente acrescida de vários dispositivos pela Lei nº 13.655/2018, com significativos reflexos no âmbito do Direito Administrativo.

2 – Manual de Direito Administrativo

Livros de Direito Administrativo que todo profissional da área deve ler

O Manual de Direito Administrativo, do Professor José dos Santos Carvalho Filho, chega, em 2019, à sua 33ª edição, reafirmando o sucesso adquirido entre os estudiosos da matéria.

A nova edição, como de hábito acontece, está rigorosamente atualizada, sempre obedecendo ao compromisso do autor de oferecer um método didático e acessível aos leitores. No campo normativo, o autor incluiu comentários ou referências a diversas leis novas, todas imprescindíveis ao estudo dos temas da obra. Do ângulo jurisprudencial, foram inseridas as mais importantes decisões e súmulas oriundas dos Tribunais Superiores na área do direito público.

3 – Curso de Direito Administrativo

A obra é resultado da experiência do autor como professor nos cursos de graduação, pós-graduação e preparatórios para concursos públicos, além da sua atuação profissional como procurador do Município do Rio de Janeiro, advogado liberal e consultor jurídico,o que permite estabelecer o diálogo entre a teoria e a prática do Direito Administrativo.

Trata-se de um Curso de Direito Administrativo completo, atual e didático, com a demonstração das bases teóricas, doutrinárias e jurisprudenciais necessárias à compreensão crítica desse ramo do Direito.

Traz, ainda, as mais significativas posições doutrinárias e o entendimento jurisprudencial dos tribunais superiores, sempre acompanhados da opinião fundamentada do autor.

4 – Direito Administrativo – Irene Nohara

Livros de Direito Administrativo que todo profissional da área deve ler

Este é um guia completo e seguro para tomadas de decisão dos aplicadores do Direito Administrativo, além de ser uma ferramenta útil para quem presta concurso público e estudantes de graduação e pós-graduação.

O livro Direito Administrativo está de acordo com a Lei da Desburocratização (Lei nº 13.726/2018) e traz quadros esquematizados de relevantes discussões doutrinárias preenchidos por decisões atualizadas e comentadas dos tribunais superiores. Com uma linguagem didática, Irene Patrícia Nohara elaborou conteúdos com a profundidade essencial à fixação dos pontos fundamentais da disciplina.

5 – Licitações e Contratos Administrativos – Teoria e Prática

Livros de Direito Administrativo que todo profissional da área deve ler

A obra aborda, de maneira didática e aprofundada, os principais temas relacionados às licitações e aos contratos administrativos. O objetivo é oferecer ao leitor um verdadeiro manual sobre o tema, que concilia a teoria e a prática.

Com linguagem clara e objetiva, o texto apresenta as principais polêmicas sobre as licitações e os contratos administrativos, os respectivos posicionamentos doutrinários e o entendimento jurisprudencial dos tribunais superiores, sempre acompanhados da opinião fundamentada do autor.

6 – Manual de Improbidade Administrativa – Direito Material e Processual

Livros de Direito Administrativo que todo profissional da área deve ler

O objetivo desta obra é apresentar ao leitor um verdadeiro Manual sobre as principais questões jurídicas que envolvem o tema da improbidade administrativa. A abordagem é didática, com linguagem simples e objetiva, mencionando as principais polêmicas doutrinárias e jurisprudenciais, com destaque para a jurisprudência do STF e do STJ.

O tema é atual e de extrema relevância para o País, pois envolve a ética na gestão de recursos por parte dos agentes públicos e dos particulares que se relacionam com a Administração Pública. De fato, a Lei 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa) representa um marco na busca pela moralização da administração, o que denota a importância do seu estudo no atual estágio de evolução do Direito Público.

7 – Parcerias na Administração Pública

Livros de Direito Administrativo que todo profissional da área deve ler

A partir do instituto da privatização, o tema da parceria é tratado, em meio às inovações trazidas para o universo jurídico e, em especial, para o Direito Administrativo.

São abordadas algumas das principais modalidades de parceria entre os setores público e privado, como a concessão de serviço público tradicional, a permissão de serviço público, as duas modalidades de parceria público-privada (concessão patrocinada e concessão administrativa), a franquia, a terceirização, o contrato de gestão, os termos de parceria, os convênios, os termos de colaboração e os termos de fomento, procurando mostrar quais as modalidades cabíveis em função do tipo de parceria com o particular.

8 – Organização Administrativa

Livros de Direito Administrativo que todo profissional da área deve ler

O intuito desta obra é abordar a organização administrativa, tema fundamental para o estudo do Direito Administrativo, mas que ainda não havia sido objeto de trabalho específico pela doutrina nacional moderna.

A partir de uma linguagem objetiva e acessível, é apresentado um estudo sistematizado e atualizado da Administração Pública, das concessões de serviços públicos e do Terceiro Setor, servindo como importante instrumento de consulta destinado aos membros da Magistratura, do Ministério Público, das Procuradorias federais, estaduais e municipais, das Defensorias Públicas da União e dos Estados, dos Tribunais de Contas, dos advogados, dos estudantes e dos demais operadores do Direito.

Gostou das dicas de livros de Direito Administrativo? Deixe sua opinião nos comentários!


LEIA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA