GENJURÍDICO
Excesso de judicialização no Brasil: como solucionar esse conflito?

32

Ínicio

>

Atualidades

>

Processo Civil

>

Publieditorial

ATUALIDADES

PROCESSO CIVIL

PUBLIEDITORIAL

Brasil soma quase 100 milhões de casos a serem julgados pelo Judiciário; como solucionar essa questão?

ARBITRAGEM

AUGUSTO CURY

CONCILIAÇÃO

GESTÃO DA EMOÇÃO

JUDICIALIZAÇÃO NO BRASIL

JUDICIÁRIO

MEDIAÇÃO

MÉTODOS ADEQUADOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS

SOLUÇÃO DE CONFLITOS

SOLUÇÕES PACÍFICAS DE SOLUÇÕES DE CONFLITOS

GEN Jurídico

GEN Jurídico

10/06/2019

O excesso de causas que chegam ao Poder Judiciário pode prejudicar a vida de milhares de brasileiros. Quase 30 milhões de casos novos surgem por ano, e há aproximadamente 70 milhões pendentes, somando 100 milhões de casos a serem julgados. Como dar conta de tudo isso?

O excesso de judicialização no Brasil

São mais de 100 milhões de processos para cerca de 20 mil magistrados. De acordo com o Relatório Justiça em Números 2018divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2017, cada juiz brasileiro julgou, em média, 1.819 processos, o que equivale a 7,2 casos por dia útil – o maior índice de produtividade desde 2009.

Os índices de produtividade dos magistrados (IPM) e dos servidores (IPS-Jud) são calculados pela relação entre o volume de casos baixados e o número de magistrados e servidores que atuaram durante o ano na jurisdição. O Judiciário, ao final do ano de 2017, apresentou acervo de 80,1 milhões de processos que aguardam uma solução definitiva.

Analisando esses dados, eis a questão: como é possível diante de tantos processos ter justiça social e ainda cuidar da saúde dos magistrados e promotores e de outros atores do sistema judiciário,se muitos têm trabalho intelectual que esgota o cérebro? Como ter segurança jurídica e uma sociedade mais eficiente e generosa, se os processos se multiplicam em uma velocidade inenarrável?

No fim, o resultado é conhecido por todos: marasmo, lentidão, prazos intermináveis de tramitação e casos que sequer são julgados, prescrevendo antes disso.

A solução de conflitos

No Brasil, muitas pessoas preferem um embate de anos no Judiciário a adotar qualquer meio alternativo de resolução de conflitos, mesmo que não seja a solução mais lógica e prática, apenas na esperança de ouvir um juiz dizer: “Você está certo!”.

Contudo, existem outras formas de solucionar problemas. Em vez de juízes afogados em processos que levam décadas e um desperdício de dinheiro público, os chamados meios alternativos de solução de conflitos são métodos não impostos pelo Poder Judiciário e podem ser de grande auxílio.

Conceitos e métodos da solução de conflitos

Afinal, quais os conceitos e métodos adequados de solução de conflitos? Os mais comuns são: conciliação, mediação, arbitragem e autocomposição.

  • Conciliação: uma terceira parte, neutra a imparcial, também chamada de conciliador, facilita a comunicação entre as pessoas interessadas por meio de uma orientação direta. Pode ajudar a identificar questões que sejam interesse de todas as partes e firmar um acordo que seja ideal para todos.
  • Mediação: é muito semelhante à conciliação, porém, nesse caso, o terceiro imparcial não interfere em uma possível saída. Ele apenas ajuda a restabelecer a comunicação entre as partes, no entanto, estas deverão encontrar uma solução plausível sozinhas. Geralmente, é aplicada a casos mais complexos, enquanto a conciliação é utilizada em casos mais simples.
  • Arbitragem: também é uma maneira de resolver conflitos, em que os interessados escolhem um terceiro neutro e imparcial – um árbitro – para solucionar o problema. Isso torna a arbitragem semelhante a um processo judicial, mas, as partes não dependem do Judiciário, mas sim de uma Câmara Arbitral, como se fosse um “tribunal privado”. Outra diferença é que o julgador não precisa ser necessariamente bacharel em direito; uma pessoa com experiência na área relacionada ao conflito, como contabilidade, administração, entre outras, também pode atuar como um árbitro.
  • Autocomposição: é um modo de as próprias partes, sem o auxílio de um terceiro imparcial, ajustarem a desavença entre elas.

Diferentemente do processo judicial, que tende a ser burocrático e demandar altos custos, por meio da conciliação ou mediação, os casos são tratados com mais praticidade e agilidade. Existe também a vantagem de que os valores são reduzidos, uma vez que a Câmara funciona como intermediadora entre as partes que possuem um conflito.

E qual é o papel do advogado nesse momento?

É importante que o advogado oriente o cliente a optar por algum dos procedimentos para a solução de conflitos. A conciliação e a arbitragem são os mais comuns e cabe ao profissional aconselhar, orientar e discorrer sobre os métodos mais adequados, dependendo da situação.

O advogado pode tentar conduzir o caso por outras vias, especialmente na fase pré-litigiosa, quando se presume que ainda existem espaço e interesse das partes em solucionar a controvérsia de modo consensual. Mais importante do que oferecer argumentos consistentes para legitimar o direito do cliente, faz toda a diferença um profissional que consiga incentivar ambas as partes a demonstrar uma postura integrativa, explicando que os dois lados podem obter benefícios justos.

O papel do advogado na mediação é auxiliar as partes na construção de mecanismos que possibilitem acomodar de forma legal e apropriada os seus interesses. Sua função não é somente convencer o mediador, o que exige mais do que conhecimento jurídico, requer diferentes habilidades: criatividade, capacidade de comunicação e de negociação, por exemplo.

O profissional da área pode contar com o novo Código de Processo Civil (Lei 13.105, de 16.03.2015) e a nova Lei de Mediação (Lei 13.140, de 26.06.2015), que instituíram a promoção da solução consensual de conflitos como princípio essencial do nosso ordenamento jurídico. Dessa forma, obsta-se a instauração de um novo litígio no Poder Judiciário, ou soluciona-se o processo logo no início, por meio de um acordo, evitando um longo trâmite e muitos custos.

Também é crescente a adoção da arbitragem como alternativa de resolução de conflitos, principalmente em questões que envolvem relevante valor econômico. Essa alternativa é utilizada quando o litígio já está instaurado, isto é, as partes envolvidas na disputa delegaram a terceiros a resolução por não conseguirem chegar a uma solução consensual.

Em resumo, a solução de conflitos, além de diminuir a judicialização no Brasil, pode beneficiar ambas as partes de forma muito mais rápida e satisfatória.

Conheça o livro Soluções Pacíficas de Conflitos para um Brasil Moderno

“Conheça a ti mesmo para pacificar os conflitos.” Essa é uma das primeiras lições do livro Soluções pacíficas de conflitos para um Brasil moderno, em que Augusto Cury e grandes autores do Direito escrevem sobre formas de evitar o excesso de judicialização no Brasil, gestão da emoção, solução de conflitos e muito mais.

Augusto Cury

Soluções pacíficas de conflitos são cada vez mais necessárias diante da multiplicação de disputas judiciais envolvendo relações interinstitucionais e interpessoais, que têm sobrecarregado o Sistema de Justiça. Mediação e arbitragem tornam-se meios alternativos de resolução de conflitos mediante a utilização de mecanismos e métodos, como o diálogo e o consenso.

Nesse importante livro organizado por Augusto Cury, a psiquiatria e a psicologia entram no ninho das ciências jurídicas, passando pela Teoria da Inteligência Multifocal (TIM), e declaram que é fundamental conhecer minimamente o funcionamento da mente dos atores – os agentes causadores dos conflitos – e dos personagens – as vítimas –, bem como dos profissionais que atuam no Sistema Judiciário, como promotores, juízes, advogados, policiais civis e militares, todos envolvidos nesse complexo processo de interpretação da realidade e pacificação dos conflitos existentes na sociedade.

> Leia a Introdução do livro aqui!

O excesso de judicialização no Brasil: como solucionar esse conflito?

LEIA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA