GENJURÍDICO
Resenha: Manual De Execução Civil

32

Ínicio

>

Processo Civil

>

Resenhas

PROCESSO CIVIL

RESENHAS

Resenha: Manual De Execução Civil

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

EXECUÇÃO CIVIL

LIVRO MANUAL DE EXECUÇÃO CIVIL

MANUAL DE EXECUÇÃO CIVIL

MARCELO ABELHA

PROCESSO CIVIL

RESENHA

GEN Jurídico

GEN Jurídico

25/06/2019

Código de Processo Civil de 2015 (Lei 13.105) trouxe grandes mudanças na forma de pensar e operar o Direito Processual Civil.

Em sua 7ª edição, o Manual de Execução Civil está repleto de novidades. Depois de alguns anos de vigência do CPC/2015, há temas com caminhos delineados, seja pela doutrina, seja pela jurisprudência. Procurou-se, assim, trazer os principais pontos da execução civil que foram objeto de debate neste período.

O renomado Professor Marcelo Abelha, um dos expoentes do assunto no País, apresenta, com grande maestria, as principais discussões que envolvem o Direito Processual Civil brasileiro, de forma concisa e didática, sem perder a profundidade, como já é sua marca em tantos escritos publicados.

Dividida em três partes, a obra esmiúça o tema, tratando criticamente da teoria geral da execução civil, dos procedimentos das diversas espécies da tutela executiva (processo de execução e cumprimento de sentença) e dos incidentes e processos incidentais conexos à execução, todos à luz da mais atualizada jurisprudência.

Atento e antenado com as discussões derivadas de aulas, palestras e debates, o Autor coloca o leitor absolutamente atualizado e rente aos principais temas atinentes à execução civil.

Resenha: Manual De Execução Civil

A 7ª edição da obra foi revista e atualizada

Principais temas discutidos no livro Manual de Execução Civil

  • Premissas essenciais para a compreensão da execução civil;
  • Tutela jurisdicional executiva no CPC;
  • Diretivas da execução civil;
  • Inadimplemento e execução civil;
  • O procedimento das diversas espécies de execução;
  • Regras Gerais do Cumprimento de sentença;
  • Cumprimento da sentença das obrigações de fazer e não fazer;
  • Atos de expropriação dos bens do executado;
  • Liquidação de sentença;
  • Embargos de terceiros;

Entre tantos outros assuntos essenciais para quem busca aprofundamento em Direito Processual Civil.

Sobre o autor

Marcelo Abelha é Doutor e mestre em Direito pela PUC-SP, universidade na qual atuou como professor-assistente do Prof. Nelson Nery Jr. Posteriormente, ingressou, por concurso, no quadro da graduação da PUC-SP como professor das cadeiras de Direito Processual Civil e Direito Ambiental.

No Espírito Santo, é professor-associado III do Departamento de Direito, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado em Direito Processual) da Universidade Federal do Espírito Santo, além de advogado militante. Atualmente, realiza o pós-doutoramento na Universidade de Lisboa em Processo Civil. Atuou como membro efetivo no Tribunal Regional Eleitoral por dois mandatos consecutivos (2009-2013) na classe de juristas.

Com diversos trabalhos e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais de Direito Processual e de Direito Ambiental, é membro do Conselho Editorial da Revista de Processo e da Revista de Direito Ambiental. Integra, desde a sua fundação, a Associação de Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB). É membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual, vice-presidente da Sociedade Capixaba de Direito Processual, professor de pós-graduação em diversas universidades brasileiras, além de frequentemente compor bancas examinadoras de mestrado e doutorado.

O autor é responsável por diversas obras na área de Direito Processual Civil, Direito Eleitoral e Direito Ambiental, destacando-se por esta Editora o Manual de Direito Processual Civil.


Clique aqui para conhecer a obra

Resenha: Manual De Execução Civil


LEIA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA