GENJURÍDICO
Podcast_DireitosHumano_OEA_ Piovesan

32

Ínicio

>

Direitos Humanos e Fundamentais

>

Podcast

DIREITOS HUMANOS E FUNDAMENTAIS

PODCAST

PGJ #010 – Direitos Humanos nos corredores da OEA, com Flávia Piovesan

COMENTÁRIOS À CONVENÇÃO AMERICANA SOBRE DIREITOS HUMANOS

DIREITOS HUMANOS

FLÁVIA PIOVESAN

OEA

PODCAST

SISTEMA INTERAMERICANO

Flávia Piovesan

Flávia Piovesan

23/07/2019

No podcast GEN Jurídico desse mês, recebemos Flávia Piovesan, membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. É também professora de Direito Constitucional e Direitos Humanos da PUC-SP. Foi visiting scholar no David Rockefeller Center for Latin American Studies (DRCLAS) na Harvard University (2018) e no Max Planck Institute (2008-2018); Humboldt Foundation Georg Forster Research Fellow no Max Planck Institute (2009-2014); human rights fellow no Centre for Brazilian Studies, University of Oxford (2005); e visiting fellow no Programa de Direitos Humanos da Harvard Law School (1995). Foi membro da UN High-Level Task Force on the implementation of the right to development e do OAS Working Group working on the monitoring of the Protocol of San Salvador on social, economic and cultural rights.

Com um currículo extenso na área de Direitos Humanos, Flávia comenta sobre a criação e história da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, os direitos que ela estabelece, como funcionam seus mecanismos de monitoramento e os principais casos envolvendo o Brasil, além de apontar os principais reflexos no direito brasileiro.

No aniversário de 50 anos da Convenção Americana de Direitos Humanos, a professora explica como a Convenção Americana foi visionária a seu tempo e é um instrumento vivo; a partir de novas demandas e temas que atiçam a agenda contemporânea, a convenção torna-se cada vez mais didática e bem estruturada.

Piovesan ainda afirma que o Sistema Interamericano salvou e continua salvando vidas, além de trazer grandes contribuições para desestabilizar regimes ditatoriais autoritários. O sistema ritualiza a passagem para regimes democráticos e contribui para proteger as pessoas e grupos em situações de vulnerabilidade, além de enfrentar demandas contemporâneas.

PGJ #010 - Direitos Humanos nos corredores da OEA, com Flávia Piovesan

Flávia Piovesan e Danielle Candido nos bastidores do Podcast

Disponível no player abaixo, pelo SpotifyDeezerGoogle Podcastsou Apple Podcasts:

Conheça a obra Comentários à Convenção Americana sobre Direitos Humanos, de Flávia Piovesan, Melina Girardi Fachin e Valerio de Oliveira Mazzuoli clicando na imagem:

PGJ #010 - Direitos Humanos nos corredores da OEA, com Flávia Piovesan

>>Ver todos os programas


LEIA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA