GENJURÍDICO
Baner_Capa_revista_forence_430

32

Ínicio

>

Artigos

>

Doutrina

>

Estudos e Comentários

>

Revista Forense

ARTIGOS

DOUTRINA

ESTUDOS E COMENTÁRIOS

REVISTA FORENSE

Revista Forense publica edital de chamada para o vol. 430. Inscrições serão recebidas até outubro

ARTIGOS

DOUTRINA

EDITORA FORENSE

ESTUDOS E COMENTÁRIOS

FORENSE

JURISPRUDENCIA

JURISPRUDÊNCIA CÍVEL

JURISPRUDÊNCIA CRIMINAL

LEGISLAÇÃO

NOTAS E NOTÍCIAS

Revista Forense

Revista Forense

22/08/2019

A) CHAMADA DE ARTIGOS – TEMAS

1. A Revista Forense (Qualis B4), ISSN 0102-8413, periódico semestral do Grupo GEN (Grupo Editorial Nacional), torna público o presente edital de chamada de artigos, pareceres, ensaios, comentários jurisprudenciais e legislativos, inéditos com a seguinte aderência temática:

Direito Processual (Civil, Tributário, Trabalhista e Penal), Direito Constitucional, Direito Privado (Civil e Empresarial), Direito Internacional Público e Privado, Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito Trabalhista, Direito Desportivo, Direito Agrário e do Agronegócio, Direito Digital e Inovação Tecnológica, Mediação e Arbitragem.

B) PRAZO DE ENVIO

2. A equipe editorial receberá os materiais inéditos em inglês, francês, italiano ou espanhol até dia 21 de outubro de 2019.

C) DA REVISTA FORENSE

A Revista Forense é um periódico cujo primeiro volume data de 1904. Trata-se, portanto, de um instrumento de informação jurídica que, inegavelmente, traz consigo a história do Brasil do último século. Hoje em dia, a Revista Forense apresenta-se como um tradicional periódico brasileiro. Seus diretores editoriais são juristas e acadêmicos com vasta e diversificada produção científica, respeitados em âmbito nacional e internacional: Professores Eduardo Arruda Alvim e José Manoel de Arruda Alvim Netto. Nada obstante toda a tradição acumulada nos últimos anos, a Revista Forense assume, diante da comunidade acadêmica, o compromisso de se adaptar, continuamente, aos novos desafios impostos pela contemporaneidade.

Apresenta, semestralmente, à comunidade, artigos e pesquisas que abordam temas atuais, de vanguarda que contribuirão para o amadurecimento do Direito e que, em suma, apontam novas soluções aos debates surgidos naturalmente no meio acadêmico. Sua Equipe Editorial é composta por renomados pesquisadores, docentes e profissionais de diversas instituições nacionais e internacionais. O objetivo primordial da Revista Forense é difundir na comunidade jurídica pesquisas de qualidade e excelência que abordem, sob as mais variadas óticas, temas atuais, relacionadas às áreas do Direito Processual (Civil, Tributário, Trabalhista e Penal), Direito Constitucional, Direito Privado (Civil e Empresarial), Direito Internacional Público e Privado, Direito Ambiental, Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito Trabalhista, Direito Desportivo, Direito Agrário e do Agronegócio, Direito Digital e Inovação Tecnológica, Mediação e Arbitragem.

A Revista Forense é um veículo com linha editorial ampla, que investe continuamente na qualidade de seus procedimentos editoriais, e cujo foco está na publicação de estudos voltados para o desenvolvimento e aprimoramento da ciência do Direito, do Poder Judiciário e para análise de reformas legislativas, pois considera que o direito deve acompanhar, de forma eficiente e eficaz, o desenvolvimento social que avança rápida e ininterruptamente. Publica artigos em Português, Inglês, Francês, italiano e Espanhol, com sistema de avaliação por pares (Double Blind Peer Review), preservando a identidade de autores e avaliadores e garantindo a impessoalidade e o rigor científico necessários para a avaliação de um artigo.

D) NORMAS TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

1. Os originais devem ser encaminhados em arquivo de formato Word (Windows), com os seguintes parâmetros:

a) A fonte adotada deverá ser Times New Roman, sendo que no título, no corpo do texto e no sumário deve ser utilizado o tamanho 12, e nas notas de rodapé o tamanho 10;

b) Espaçamento entre linhas de 1,5 cm;

c) Formato A4;

d) Margens superior e inferior de 2,0 cm e esquerda e direita 3,0 cm;

2. Os trabalhos podem ser submetidos em português, inglês, francês, italiano e espanhol;

3. Devem apresentar o título, o resumo e as palavras-chave (5 palavras) em português (ou inglês, francês, italiano e espanhol) e, também, em inglês, com o objetivo de permitir a divulgação dos trabalhos em indexadores e base de dados estrangeiros;

4. A folha de rosto do arquivo deve conter o título do trabalho (em português – ou inglês, francês, italiano e espanhol) e os dados do(s) autor(es): nome completo, formação acadêmica, vínculo institucional, telefone e endereço eletrônico;

5. O(s) nome(s) do(s) autor(es) e sua qualificação devem estar no arquivo do texto, abaixo do título;

6. As referências e citações deve constar nas notas de rodapé, seguindo-se as regras previstas pela ABNT, não sendo admitido o sistema autor data;

7. O artigo deverá ter ao final, em item separado, as referências bibliográficas.

E) ENVIO DAS CONTRIBUIÇÕES

1. Todas as colaborações devem ser enviadas, por meio eletrônico, para o endereço: revista.forense@grupogen.com.br ou para revistaforense@arrudaalvim.com.br.

2. Os artigos devem ser inéditos (os artigos submetidos não podem ter sido publicados em nenhum outro lugar).

3. Não devem ser submetidos, simultaneamente, a mais do que uma publicação.

4. Devem ser originais (qualquer trabalho ou palavras provenientes de outros autores ou fontes devem ter sido devidamente acreditados e referenciados).

5. O envio para publicação na Revista Forense implica na aceitação das condições da Cessão de Direitos Autorais de Caráter Patrimonial, com o comprometimento de não publicação do trabalho por qualquer meio, e de não autorizar quem quer que seja a disponibilizar ou manter disponível o conteúdo do artigo objeto desta cessão, mesmo parcialmente, salvo na forma de excertos que facilitem sua divulgação em sites de instituições de ensino, blogs ou em qualquer outro meio, especialmente na internet.

6. Os textos serão avaliados previamente pela Comissão Editorial da Revista Forense, que verificará a compatibilidade do conteúdo com a proposta da publicação, bem como a adequação quanto às normas técnicas para a formatação do trabalho. Os artigos que não estiverem de acordo com o regulamento serão devolvidos, com possibilidade de reapresentação nas próximas edições.

7. Os artigos aprovados na primeira etapa serão apreciados pelos membros da Equipe Editorial da Revista Forense, com sistema de avaliação Double Blind Peer Review, preservando a identidade de autores e avaliadores e garantindo a impessoalidade e o rigor científico necessários para a avaliação de um artigo.

8. Os membros da Equipe Editorial opinarão pela aceitação, com ou sem ressalvas, ou rejeição do artigo e observarão os seguintes critérios:

a) adequação à linha editorial;

b) contribuição do trabalho para o conhecimento científico;

c) qualidade da abordagem;

d) qualidade do texto;

e) qualidade da pesquisa;

f) consistência dos resultados e conclusões apresentadas no artigo;

g) caráter inovador do artigo científico apresentado

F) OBSERVAÇÕES GERAIS

1. A Revista Forense se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

2. Os autores assumem a responsabilidade das informações e dos dados apresentados nos manuscritos.

3. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

4. Uma vez aprovados os artigos, a Revista Forense fica autorizada a proceder à publicação. Para tanto, os autores cedem, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais decorrentes da publicação.

5. A Comissão Editorial da Revista Forense não se compromete a devolver as colaborações recebidas.

G) POLÍTICA DE PRIVACIDADE

1. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

H) DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS

1. Eventuais dúvidas podem ser tiradas por meio dos e-mails revistaforense@arrudaalvim.com.br, vinicius.bellato@arrudaalvim.com.br e igor.cunha@arrudaalvim.com.br.

São Paulo, 16 de julho de 2019

Diretores: Arruda Alvim e Eduardo Arruda Alvim.

Diretores Executivos: Thereza Alvim, Ígor Martins da Cunha e Vinícius Bellato Ribeiro de Carvalho.

Coordenadores dos Cadernos Temáticos: Thiago Rodovalho, Marcelo Chiavassa de Paula Lima, Pedro Arruda Alvim Wambier e Rafael Arruda Alvim.


Veja também:


Conheça o ACOMPANHAMENTO LEGISLATIVO on-line

Destaque para informações sobre as normas de maior impacto nos principais ramos do Direito brasileiro, publicadas ao longo do ano (Clique aqui!).

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA