GENJURÍDICO
Direito das Sucessões

32

Ínicio

>

Civil

>

Resenhas

CIVIL

RESENHAS

Resenha: Direito das Sucessões – Luiz Paulo Vieira de Carvalho

DIREITO DAS SUCESSÕES

DIREITO DE FAMILIA

DIREITO SUCESSÓRIO

LIVRO DIREITO DAS SUCESSÕES

LUIZ PAULO VIEIRA DE CARVALHO

RESENHA

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL

Luiz Paulo Vieira de Carvalho

Luiz Paulo Vieira de Carvalho

16/10/2019

O Direito das Sucessões pode ser definido como os princípios e normas que regem a transferência da herança, ou do legado, ao herdeiro ou legatário, em razão da morte de alguém. Conforme o teor da primeira parte do  art. 6º, do Código Civil, a existência jurídica da pessoa natural termina com a morte, portanto, o direito das sucessões fundamenta-se no princípio da perpetuidade da propriedade, ligada à sua transmissibilidade post mortem.

Essa área do Direito é de extrema importância, já que estimula a produção e conservação de bens. Também passa por cada vez mais transformações: diversos temas que antes não eram discutidos agora devem ser levados em consideração, como a multiparentalidade e a herança, direitos sucessórios na união homoafetiva, anulabilidade, rescisão, nulidade e inexistência jurídica da partilha, herança digital, entre outras temáticas.

Quem busca entender os princípios do Direito das Sucessões, bem como suas nuances, particularidades e temas atuais, deve encontrar na obra Direito das Sucessões, de Luiz Paulo Vieira de Carvalho, uma leitura útil e completa para todos os operadores do Direito, especialmente os estudantes da área.

Segundo o jurista, escritor e professor Zeno Veloso, desde o Título I – Da Sucessão em Geral até o Título IV – Do Inventário e da Partilha, este livro oferece uma excursão inesquecível pelo Direito Sucessório. Quem está começando vai aprender muito; quem já sabia vai saber mais e melhor.

O autor traz uma nova abordagem da sucessão legítima, com a análise e os esclarecimentos da sucessão dos cônjuges e da sucessão dos companheiros, assim como a cuidadosa exposição das formas ordinárias de testamento, com ênfase para o testamento público e para o testamento particular. Luiz Paulo Vieira de Carvalho demonstra que domina a Teoria Geral do Direito Civil, observando os três planos do mundo jurídico – existência, validade e eficácia.

“Um dos melhores capítulos deste notável livro é o que versa sobre a inexistência, a invalidade e a ineficácia dos testamentos, no qual distingue, proficientemente, a revogação, a caducidade e o rompimento deles.” – Zeno Veloso

Direito das Sucessões

O livro ainda apresenta uma preocupação em apontar caminhos para a solução de casos difíceis, assim como a correlação das questões jurídicas postas com a necessária adequação ao Direito de Família.

Segundo Marco Aurélio Bezerra de Melo, Desembargador do TJRJ, “reflete-se, também, no livro a experiência do Professor Luiz Paulo como operador do Direito, que exerce há mais de três décadas o combativo ofício da advocacia popular na excelsa Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, instituição na qual já ocupou, inclusive, o cargo de Defensor Público Geral. Esse estilo marca a escrita do autor, que não quer provocar discussões estéreis, focando as suas atenções na solução de casos concretos que, eventualmente, venham a assombrar o leitor em sua militância forense e em seus estudos”.

Confira uma amostra de páginas:

Luiz Paulo Vieira de Carvalho | Direito das Sucessões

[wp_bannerize_pro categories=”luiz-paulo-carvalho
” numbers=”1″]

LEIA TAMBÉM

[wp_bannerize_pro categories=” esquenta-black-friday
” numbers=”1″]
Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA