GENJURÍDICO
Em entrevista, José Eduardo Sabo Paes fala sobre preocupação do MPDFT com o COVID-19

32

Ínicio

>

Atualidades

>

Constitucional

>

Na Mídia

ATUALIDADES

CONSTITUCIONAL

NA MÍDIA

Em entrevista, José Eduardo Sabo Paes fala sobre preocupação do MPDFT com o COVID-19

AÇÕES DO GOVERNO

CORONAVÍRUS

CORREIO BRAZILIENSE

COVID-19

ENTREVISTA

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

JOSÉ EDUARDO SABO PAES

MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS

MPDFT

NOVO CORONAVÍRUS

José Eduardo Sabo Paes

José Eduardo Sabo Paes

07/04/2020

Em entrevista ao Correio Braziliense, José Eduardo Sabo Paes, procurador distrital dos direitos do cidadão e coordenador da força-tarefa contra a Covid-19, falou sobre a preocupação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em relação à pandemia do novo coronavírus. Leia abaixo na íntegra:

Entrevista com José Eduardo Sabo Paes sobre o MPDFT e o COVID-19

1 – Qual é a maior preocupação do MPDFT em relação à epidemia do novo coronavírus ?

Salvar vidas. O esforço do MPDFT nesse momento está concentrado nessa tarefa. Levando em conta nossas atribuições, estamos atuando com firmeza para fiscalizar e monitorar as medidas que, sobretudo o GDF, está tomando nesse momento para enfrentar a situação instalada em razão da crise. Também acompanhamos as ações de caráter preventivo para o combate à pandemia que, como sabemos, ainda não chegou em sua fase crítica. Um aspecto importante da atuação do Ministério Público é que não estamos apenas nos atendo ao papel de fiscais das medidas. Em grande parte, também procuramos auxiliar o poder público a encontrar soluções para os problemas que surgem em razão da conjuntura excepcional. Há, evidentemente, preocupações dos procuradores e promotores do MPDFT com outros aspectos da crise, como as consequências econômicas que dela decorrerão. No entanto, nesse exato momento, nosso esforço se concentra nas questões de saúde.

2 – O MPDFT vai acompanhando as ações do governo?

A situação é tão delicada e complexa que, logo depois do início da crise, chegamos à conclusão de que era necessário criar uma Força-Tarefa dentro do MPDFT para realizar mais adequadamente esse acompanhamento. A procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa, entendeu essa necessidade, e nos forneceu os meios necessários para a constituição desse grupo, que envolve as diversas procuradorias e promotorias da instituição. A medida foi importante porque permitiu uma maior coordenação entre as medidas já em curso por parte dos diferentes órgãos do MPDFT. Temos reuniões regulares para discutir as ações a serem tomadas diante do cenário vigente, e para avaliar as medidas já deliberadas. Posso dizer que estamos monitorando as ações mais importantes tomadas pelo governo para enfrentamento da crise, e cobrando e sugerindo outras que, no nosso entendimento, precisam ser adotadas em benefício da população do Distrito Federal.

3 – Acredita que o isolamento social é o caminho cerro para combater a disseminação da doença?

Não tenho dúvida disso. Em situações como a atual, uma crise de escala global de graves consequências para a população de todo o mundo, não há outro caminho que não seja seguir as balizas da ciência, a orientação dos profissionais de saúde. São eles que devem ser ouvidos nesse momento. Eles são os guias. Os países que melhor têm lidado como a pandemia, como a Coréia do Sul e o Japão, se guiaram por esses profissionais. Ouçamos a Organização Mundial da Saúde (OMS). Fiquemos em casa.

4 – Como está a atuação do governo nessa crise?

O governo federal tem feito um bom trabalho. É importante continuar seguindo as orientações da OMS. No DF, o governo também tem feito um grande esforço para preparar a estrutura da saúde para a pior fase da epidemia que, como dizem os especialistas, deve se iniciar nas próximas semanas. Há ajustes que ainda precisam ser feitos, entre os quais destaco a ampliação do número de leitos com respiradores e do número de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais da área de saúde e da assistência social. Estamos cobrando a implementação dessas medidas e , como disse, tentando fazer parte da solução.

5 – Se faltarem condições de trabalho para os profissionais da saúde , o MPDFT pode atuar?

Como mencionei, o MPDFT já se antecipou e começou a atuar para evitar um cenário como esse, que seria desastroso para os próprios profissionais e, é claro, para os que necessitam do auxílio deles no curso de uma crise de saúde dessa proporção. Por meio da Força-Tarefa, temos nos reunido com frequência com a cúpula do governo e, mais especificamente com a direção da saúde, para cobrar providências diversas. Uma das nossas maiores preocupações é, precisamente, a situação dos trabalhadores da saúde. O aumento do número de EPIs, a adoção de medidas protetivas para os que apresentarem sintomas da COVID-19, a instituição de protocolo para recolhimentos de corpos nas situações de sepultamentos sociais, essas e outras tantas medidas foram objeto de comunicados e recomendações feitas pelo MPDFT nos últimos dias com o propósito de assegurar direitos e condições de trabalhos dos profissionais da saúde do DF, categoria sem a qual nós não conseguiríamos lidar com essa crise tão terrível.

6 – E o que o MPDFT pode fazer para ajudar pacientes caso faltem leitos ou respiradores?

Estamos, como disse, atuando de maneira preventiva para evitar que o Distrito Federal chegue nessa situação. Em uma hipótese de cenário mais crítico, nós sempre temos à nossa disposição os instrumentos, extrajudiciais e judiciais, para realizar o trabalho de proteção dos direitos dos cidadãos. Sobretudo quando se trata de defender uma prerrogativa tão relevante da cidadania, diretamente relacionada à dignidade da pessoa humana, como é a saúde. Mas, ao menos no estágio atual, nossa atuação tem ocorrido mais na esfera extrajudicial, no sentido de, por um lado, cobrar da administração pública a adoção das medidas de sua competência e, por outro, auxiliá-la a buscar as melhores soluções para os problemas que surgem em razão da crise.

Crédito da imagem: OSWALDO REIS/ESP. CB/D.A PRESS

Fonte: Correio Braziliense

Lançamento da obra Fundações, Associações e Entidades de Interesse Social


Clique aqui para ler mais textos do autor!


MAIS SOBRE CORONAVÍRUS

Não perca o Informativo de Legislação Federal, resumo diário com as principais movimentações legislativas. Clique e confira!

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA