GENJURÍDICO
O abismo entre hipervulneráveis e políticas públicas

32

Ínicio

>

Artigos

>

Atualidades

>

Direitos Humanos e Fundamentais

ARTIGOS

ATUALIDADES

DIREITOS HUMANOS E FUNDAMENTAIS

“E daí?” Quem se importa com os invisíveis?

AUXÍLIO EMERGENCIAL

CORONAVÍRUS

COVID-19

CRISE

DESIGUALDADE

JUDICIÁRIO

PANDEMIA

PESSOAS HIPERVULNERÁVEIS

Melina Fachin

Melina Fachin

28/05/2020

A pandemia da COVID-19 não apenas aguçou vulnerabilidades como também ampliou exclusões no cenário da desigualdade brasileiro, lançando ainda mais luzes para o abismo existente entre os hipervulneráveis e as políticas públicas para redução da pobreza.

Durante essa crise, que não é só sanitária, as condições de resistência e de resposta às instabilidades provocadas também têm se mostrado diversas.

Uma dessas respostas veio com o programa de renda básica emergencial, previsto na  Lei 13982/2020, consistente num auxílio financeiro pago pelo governo federal em três parcelas para sobrevivência no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia. Destina-se àqueles em situação de maior vulnerabilidade social e econômica.

O Decreto nº 10.316/2020 instrumentalizou a percepção do benefício partindo da premissa que todos os necessitados à plataforma digital, para preenchimento de formulário.

Os pressupostos para recebimento do auxílio excluem, de pronto, os hipervulneráveis, que, muitas vezes, sequer têm documentos pessoais e, quase sempre, não possuem ou conseguem acesso a um aparelho celular. O desafio está posto.

A aglomeração dos hipervulneráveis tem sido motivo para interposição de ações civis públicas pelo Ministério Público Federal e pela Defensoria Pública da União, com pedidos que vão da pulverização dos pagamentos por outras instituições públicas, até a obrigação da Caixa de manter todos na fila em distanciamento que não gere risco de contaminação, além de pedido para agilização na análise, pela DATAPREV, de processos de beneficiários do auxílio emergencial.

Com inúmeras ações em curso, cabe ao Judiciário dar uma resposta rápida, inclusive em sede de liminar, na tentativa corrigir as deficiências de um programa cujos equívocos se deram tanto em sua concepção como na execução, com pressupostos tecnológicos usuais e cotidianos para cidadãos comuns, mas de difícil acesso para milhões de brasileiros, que não alcançaram a cidadania.

Nessa perspectiva, as decisões judiciais deverão encontrar uma equação possível e justa entre  a garantia de recebimento, pelos necessitados, dos  recursos públicos e as consequências perversas decorrentes da hipervulnerabilidade, marcadas pela invisibilidade e pela exclusão: de vida digna, de cidadania (analógica ou digital), de documentos regulares, de moradia, de conta bancária, de aparelhos celulares.

O episódio da grave crise provocada pela COVID-19 ainda pode ser tratado, no cenário brasileiro, como “oportunidade digital”, com o cadastramento das pessoas hipervulneráveis. Se assim acontecer, os invisíveis podem começar a vislumbrar uma brecha para ingressarem oficialmente no estado de bem estar digital e no sistema de seguridade social.

Se essa oportunidade não for aproveitada, continuaremos a ter milhões de brasileiros (sobre)vivendo – ou melhor seria dizer subvivendo? – e morrendo em nosso país. E, diante dessa assombrosa possibilidade, não há espaço para o “E, daí?”.

Fonte: Folha de SP

Veja aqui os livros da autora!

Comentários à Convenção Americana sobre Direitos Humanos

MAIS SOBRE CORONAVÍRUS

Não perca o Informativo de Legislação Federal, resumo diário com as principais movimentações legislativas. Clique e confira!

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA