Congresso “De repente, professor online”: como produzir aulas online, aplicar metodologias ativas e mais. Confira o 2º dia

0
Comentários
0
likes
0
Coment.
0
likes

No 2º dia do Congresso de Educação De Repente, Professor Online”, os principais temas discutidos foram relacionados às metodologias ativas, aulas online e as principais ferramentas para que alunos e docentes consigam lidar com o ensino-aprendizagem a distância. 

Na primeira oficina, “Como produzir aulas online em casa”, com Daniel Nogueira (UEL), o professor apresentou as possibilidades para organizar e produzir aulas online em casa. Nogueira falou sobre os equipamentos necessários, quais formatos de aula podem ser mais adequados, os métodos de interação que o docente pode utilizar, deu dicas de ferramentas gratuitas para tornar as aulas mais dinâmicas, trouxe algumas metodologias ativas aplicáveis e, por fim, mostrou exemplos práticos. 

Na segunda oficina, “Como implementar o ensino híbrido na engenharia”, Gabriel Elmôr (IME) trouxe como utilizar metodologias ativas no ensino online, apresentou conceitos como sala de aula invertida, metodologia híbrida, soft skills, comentou sobre as novas DCNs, a estrutura conceitual da nova sala de aula, além de apresentar um estudo de caso. Durante a exposição, Elmôr enfatizou como fazer o planejamento de aula e de que forma incentivar os discentes a participar das atividades. 

O terceiro evento do dia foi “Como implementar metodologias ativas na área de saúde”, com João Correia (Estácio). Na palestra, o professor comentou sobre as diferentes gerações de estudantes e como o ensino deve ser focado para cada perfil. Para ele, as mudanças existem e os docentes devem aceitá-las, para que as aulas sejam conduzidas da melhor maneira possível. O professor ainda mostrou exemplos práticos de como usar ludicidade e a criatividade para incentivar os alunos, tanto no ensino presencial quanto no ensino online. 

A quarta palestra, “Transformação digital na Educação”, com Martha Gabriel (PUC-SP), a autora aborda alguns pilares sobre a transformação digital. Se o mundo muda, o professor deve mudar também. A partir disso, a autora explicou temas como conhecimento sobre demanda, a aceleração tecnológica, de que maneira os docentes devem abraçar a tecnologia, dicas para integrar ações on off, explicações sobre o senso de experimentação, atenção à responsabilidade cívica e muito mais. 

Na palestra “Neurociência e metodologias ativas”, com Silvio Pessanha (ANM/ABN-RJ/Estácio), o professor apresentou conceitos como a pirâmide do aprendizado, a união entre ciência e pedagogia para o ensino, como favorecer ou potencializar a capacidade de aprendizagem, como funciona a memória  e de que maneira é possível formar melhores profissionais no futuro. Usando a neurociência, o professor explanou sobre sua disciplina e discutiu maneiras para que os alunos entendam os conteúdos da melhor maneira possível. 

Por fim, ao final do evento, o professor Danilo Marcondes (PUC-Rio) discutiu os “Desafios éticos da educação em tempos de pandemia”. A ideia da palestra partiu da necessidade do olhar humano neste momento de pandemia. Qual é o desafio ético que vivemos hoje? De que forma instituições, alunos, professores devem se articular e se reinventar? Segundo o professor, a ética é a parte da Filosofia que mais atinge diretamente nossa vida concreta. A partir disso, Marcondes explica o conceito de ética, as teorias dos filósofos e discute a transparência e a ética no ensino. 

 

Assista às oficinas e palestras completas a seguir:

17/jun/2020

  • 13h30 – Como produzir aulas online em casa, Daniel Nogueira (UEL)
  • 14h45 – Como implementar o ensino híbrido na Engenharia, Gabriel Elmôr (IME)
  • 16h – Como implementar metodologias ativas na área da Saúde, João Correia (Estácio)
  • 18h – Transformação digital na Educação, Martha Gabriel (PUC-SP)
  • 18h40 – Metodologias ativas e a neurociência, Silvio Pessanha (ANM/ABN-RJ/Estácio)
  • 19h20 – Desafios éticos da Educação em tempos de pandemia, Danilo Marcondes (PUC-Rio)

18/jun/2020

  • 13h30 – Impressões e experiências de ser professor online, Paulo Nasser (IBMEC/UFF/UCAM/Estácio) / Rafael Mendonça (IBDCivil/PUC-Rio/UERJ/UCAM/Curso Forum) / Victor Stuchi (Curso Forum)
  • 14h45 – Ensino online pelo mundo: experiências em Portugal, Luciano Gamez (Unifesp)
  • 16h – Boas práticas no ensino superior online, Paulo Albuquerque (Unicamp) / Jean Garcia (UFU)
  • 18h – Os desafios do ensino superior na área de Exatas – Aprendizagem ativa na educação em Ciências Exatas em tempos de Indústria 4.0, Valquíria Villas-Boas (ABENGE/UCS) / Laurete Zanol Sauer (UCS) / Henrique Corrêa (Crummer) / Irineu Gianesi (Insper)
  • 19h30 – Os desafios do ensino superior nas áreas de Gestão, Contabilidade e Finanças, Daniel Nogueira (UEL) / Gilberto Miranda (UFU) / Edvalda Leal (UFU) / Silvia Casa Nova (USP)

Assista à abertura- 16/jun/2020

  • 18h – Os desafios do ensino superior, Andrea Ramal (GEN Educação) / Rose Giacomin (Cogna) / Tatiana Fernandes (Estácio) / Simone Bérgamo (Ser Educacional) / Silvia Casa Nova (USP) / Celso Niskier (UniCarioca/ABMES/ABE)
  • 20h – Aprendizagem durante e pós-pandemia – Os novos desafios da EAD no ensino superior, Carlos Longo (ABED) / Stavros Xanthopoylos (ABED/KITUTOR)

 

Continue acompanhando as palestras do Congresso “De repente, professor online”!

Confira a programação completa aqui!

 

Clique e conheça o lançamento!

 


LEIA TAMBÉM

LEIA TAMBÉM
COMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.