GENJURÍDICO
congresso_quartodia

32

Ínicio

>

Administrativo

>

Advocacia

>

Civil

>

Direito Digital

>

Eventos

>

Gestão de Escritórios de Advocacia

ADMINISTRATIVO

ADVOCACIA

CIVIL

DIREITO DIGITAL

EVENTOS

GESTÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

Congresso online “Desafios da Advocacia”: resumo do 4º dia

ADVOCACIA

BRUNO BIONI

CONGRESSO

CONGRESSO DESAFIOS DA ADVOCACIA

CONGRESSO ONLINE

CONGRESSO ONLINE DESAFIOS DA ADVOCACIA

EVENTO

FLUXO DE CAIXA

GESTÃO FINANCEIRA DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

LEI Nº 13.709/2018

Rafael Carvalho Rezende Oliveira
Rafael Carvalho Rezende Oliveira

10/07/2020

Em mais uma rodada de palestras do Congresso online “Desafios da Advocacia: ideias para potencializar sua atuação profissional, os profissionais trouxeram temas essenciais para advogados. Como fazer a gestão do escritório, modalidades de licitação e a importância da LGPD foram alguns dos tópicos relevantes discutidos no quarto dia de evento. A seguir, veja como foram as palestras de Luciene Rodighero, Rafael Oliveira e Bruno Bioni.

Confira o resumo do 4º dia de evento!

Luciene Rodighero – Gestão financeira de escritórios de advocacia: orçamentos, receitas e despesas, fluxo de caixa, investimentos e fundo de reserva, softwares financeiros

Durante sua apresentação, Luciene Rodighero mostrou que a gestão financeira deve ser vista como algo de suma importância para escritórios de advocacia. Essa gestão deve estar alinhada ao planejamento do escritório, para que os recursos disponíveis sejam utilizados da melhor maneira possível.

Ela também abordou tópicos essenciais, como orçamento de receitas, orçamento de despesas, gestão do fluxo de caixa, gestão de investimentos, fundo de reservas, desempenho e lucratividade e softwares financeiros. Como são controladas as despesas? Como são feitos os pagamentos de salários e distribuídos os lucros? Qual é a importância de um fundo de reserva, principalmente em tempos de pandemia? Como fazer uma organização financeira completa? Rodighero apresentou várias estratégias para manter o fluxo de caixa positivo, mostrando como alinhar a gestão organizacional às prioridades do escritório.

Congresso online "Desafios da Advocacia": resumo do 4º dia

Rafael Oliveira – Licitações: modalidades e passo a passo do procedimento

Rafael Oliveira explicou o passo a passo do procedimento licitatório, essencial para quem pretende advogar na área pública. Segundo o professor, a licitação é um nicho importante porque representa 15% do PIB brasileiro. O poder público sempre será um grande player nas contratações do país, mas como essas contratações são realizadas? Como são os contratos de empresas privadas prestadoras de serviço?

Oliveira discutiu as modalidades de licitação que sofreram mudanças recentes, com os decretos 9.412/2018 e 10.024/2019. O autor também explicou o porquê das exigências de certas formalidades nos ritos procedimentais, apresentando temas como contratos privados, alienação de bens e imóveis, concessão de direito real de uso, concessões de serviços públicos, realização de concorrência, tomada de preço, as diferenças entre as modalidades de licitação e quem são as pessoas que podem participar do certame.

Congresso online "Desafios da Advocacia": resumo do 4º dia

Bruno Bioni – LGPD – Implementação: aplicação da Lei nº 13.709/2018, obrigatoriedade de registros, relatório de impacto à proteção de dados, programas de governança

Na palestra de Bruno Bioni, foram abordados temas referentes à implementação da LGPD (Lei nº 13.709/2018). Segundo o autor, os advogados devem construir narrativas que sejam sensibilizadoras e sedutoras para as organizações. Como a lei aprovada em 2018 traz impactos regulatórios determinantes, um dos desafios da advocacia é trazer uma narrativa mais positiva sobre a LGPD, mostrando como ela pode gerar valor para uma organização.

A nova regulação deve ser encarada como um propulsor de inovações, não como uma barreira. Quais técnicas de transparência podem ser utilizadas para beneficiar as empresas? O que é governança em privacidade e proteção de dados? Qual é o modelo de regulação? Bioni explicou que a LGPD não é somente uma política de privacidade, mas sim uma regulamentação de abordagem multifacetada e pragmática.

Congresso online "Desafios da Advocacia": resumo do 4º dia

Ainda é possível participar! O conteúdo ficará disponível após as apresentações.

Potencialize a sua atuação profissional.

Garanta sua vaga (Clique aqui!)

O congresso tem certificado? Sim.

Carga horária: 11 horas.

Tempo de acesso: O Congresso acontecerá entre os dias 06 a 10 de julho de 2020, das 16h às 18h, conforme programação. Além disso, o acesso aos vídeos dos painéis será liberado no ambiente virtual assim que as palestras acontecerem e ficará disponível por 90 dias, após o término do evento (até 6 de outubro de 2020).

E o melhor, você ganha o valor da inscrição de volta para comprar livros!

O valor pago no Congresso Online Desafios da Advocacia será totalmente convertido em créditos para compra de qualquer produto do site.

Você receberá um e-mail com todas as informações de uso do crédito. Ele terá validade de 30 dias, e o total final (valor líquido) da sua compra deverá ser, pelo menos, R$ 1,00 acima do valor pago no Congresso Online Desafios da Advocacia.

Veja mais informações aqui!


LEIA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA