GENJURÍDICO
congresso_quintodia

32

Ínicio

>

Advocacia

>

Artigos

>

Empresarial

>

Eventos

>

Gestão de Escritórios de Advocacia

>

Penal

>

Previdenciário

ADVOCACIA

ARTIGOS

EMPRESARIAL

EVENTOS

GESTÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

PENAL

PREVIDENCIÁRIO

Congresso online “Desafios da Advocacia”: resumo do 5º dia

CLÉBER MASSON

CONGRESSO DESAFIOS DA ADVOCACIA

CONGRESSO ONLINE

CONGRESSO ONLINE DESAFIOS DA ADVOCACIA

DIREITO PENAL

EDUARDA COTTA MAMEDE

GESTÃO ESTRATÉGICA DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

GLADSTON MAMEDE

HOLDING

JOÃO BATISTA LAZZARI

Gladston Mamede
Gladston Mamede

13/07/2020

No quinto e último dia do Congresso online “Desafios da Advocacia: ideias para potencializar sua atuação profissional, os palestrantes Marcelo Binder, Gladston Mamede, Eduarda Mamede, João Batista Lazzari e Cleber Masson apresentaram temas de grande importância para o momento atual.

Confira o resumo do 5º dia de evento e saiba o que foi discutido sobre gestão estratégica de escritórios de advocacia, holding, prática previdenciária, feminicídio e violência doméstica.

Marcelo Binder – Gestão estratégica de escritórios de advocacia: Captação de clientela, precificação de honorários, diversificação de serviços, planejamento estratégico

Durante sua palestra, Marcelo Binder explicou a lógica atual de mercado dos escritórios de advocacia. Como calcular o preço de mercado?

A cada dia, é mais importante para o advogado fazer a gestão do escritório, definindo o preço de determinados serviços jurídicos. O palestrante também explicou como fazer a captação de clientes, a precificação dos honorários e de que maneira buscar a diversificação de serviços. Como o escritório estará dentro de cinco anos? Quanto os sócios devem investir? Para qual cliente os serviços do escritório seriam mais interessantes?

O autor também deu dicas de como montar uma estratégia eficaz, apresentando os conceitos de mercado-alvo e comentando sobre a necessidade dos clientes. De que forma o advogado pode analisar as forças e as fraquezas do escritório? Como trazer mais clientes? Qual é a melhor maneira de analisar a concorrência? Binder ressaltou, portanto, como deve ser a qualidade jurídica e de atendimento, sempre destacando a importância da estratégia para gerir o escritório.

Congresso online "Desafios da Advocacia": resumo do 5º dia

Gladston Mamede e Eduarda Cotta Mamede – Holding: Planejamento patrimonial e familiar – Planejamento sucessório e tributário – Constituição de holding familiar

O que é uma holding? Segundo Gladston e Eduarda Mamede, é um instrumento jurídico utilizado para constituir e deter bens jurídicos. E qual função se busca para a constituição dessa holding? Segundo os palestrantes, cada caso deve ser analisado de acordo com o perfil da empresa e seus objetivos. Como integralizar o capital social e entender o conjunto do patrimônio? Quais são as regras para processamento de bens?

Durante a apresentação, Gladston e Eduarda também trouxeram exemplos práticos sobre a holding familiar, os conceitos de sociedade simples e sociedade empresária, o que o advogado deve fazer com cada instituto que ele pretende trabalhar, como lidar com as dificuldades de cada família e seu patrimônio, entre outras discussões.

Congresso online "Desafios da Advocacia": resumo do 5º dia

João Batista Lazzari – Prática previdenciária: novos procedimentos administrativos, competências da Justiça Federal ou Estadual, reforma e novas demandas

Segundo Lazzari, uma das principais características do Direito Previdenciário é ter inovações permanentes. Para começar a entender o direito material e processual com todos os aspectos da prática envolvidos, é necessário compreender a Repercussão Geral 350 do STF. Tal repercussão está relacionada com a necessidade ou não de prévio requerimento administrativo como condição para o acesso ao Judiciário.

A pandemia trouxe mudanças significativas aos procedimentos administrativos. Muitos processos estão aguardando uma solução há meses, sem nenhum tipo de resposta. O INSS está excedendo os prazos e refreando suas decisões. E como os benefícios previdenciários são concedidos nesse momento, mesmo que o interessado faça um requerimento?

O autor também trouxe exemplos práticos sobre o tema, abordando principalmente tópicos relacionados à Reforma da Previdência e as novas demandas previdenciárias.

Congresso online "Desafios da Advocacia": resumo do 5º dia

Cleber Masson – Direito Penal: Violência doméstica e feminicídio

A palestra de Masson trouxe um tema de grande importância atualmente: a violência doméstica e o feminicídio. O feminicídio é um qualificador do homicídio desde 2015, segundo o Código Penal. É um crime hediondo, de competência do tribunal do júri. Por qual motivo criaram esse qualificador? Qual é a verdadeira razão?

Masson traz um histórico da jurisprudência brasileira, explicando os motivos que levaram à criação da Lei Maria da Penha e ao conceito de crime de feminicídio. O autor explicou o princípio da isonomia, os fundamentos e origens históricas, analisou a teoria das janelas quebradas – oriunda da criminologia – e comentou sobre os aumentos dos casos de violência doméstica durante a pandemia.

Masson ainda falou sobre os métodos de punição para crimes contra a mulher, discutiu os crimes praticados durante a gestação e como deveria ser o trabalho de conscientização da população.

Congresso online "Desafios da Advocacia": resumo do 5º dia


LEIA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA