GENJURÍDICO
codigo-defesa-consumidor-30-anos_

32

Ínicio

>

Consumidor

>

Dicas

>

Publieditorial

CONSUMIDOR

DICAS

PUBLIEDITORIAL

Código de Defesa do Consumidor completa 30 anos: conheça 8 livros para se aprofundar no tema

30 ANOS DO CDC

CDC

CÓDIGO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

DIREITOS DO CONSUMIDOR

LEI Nº?8.078/1990

LIVROS SOBRE DIREITO DO CONSUMIDOR

LIVROS SOBRE O CDC

MANUAL DE DIREITO DO CONSUMIDOR

PRÁTICA NO DIREITO DO CONSUMIDOR

GEN Jurídico

GEN Jurídico

11/09/2020

No dia 11 de setembro, o?Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 30 anos de existência. A Lei nº?8.078/1990 foi criada logo após o advento da Constituição Federal de 1988, e hoje é considerada uma das mais modernas do mundo. O CDC representa uma vitória para os consumidores brasileiros, garantindo a proteção dos interesses econômicos e a melhoria da qualidade de vida. Trouxe vários benefícios para os cidadãos, mas, principalmente, o?equilíbrio nas relações de consumo. A cláusula pétrea prevista no inciso XXXII do artigo 5º da Constituição prevê que o Estado deve promover, na forma da lei, a defesa do consumidor. Desde o início, o objetivo do Código de Defesa do Consumidor foi compilar normas dispersas para reunir princípios que ajudam o consumidor no aspecto da proteção legal.

No entanto, 30 anos depois, com a ascensão de plataformas de comércio online, o desafio do CDC é ainda maior. Por isso, é importante entender todos os aspectos legais do Código, especialmente quem atua na prática jurídica.

Para celebrar esta data, selecionamos?8 livros sobre Direito do Consumidor?que trazem diferentes abordagens sobre o tema. Veja a seguir!

Livros sobre Direito do Consumidor para se aprofundar no tema

Manual de Direito do Consumidor | Direito Material e Processual – Volume Único – Flávio Tartuce e Daniel Neves

Código de Defesa do Consumidor: aspectos do Direito Material e Processual. Flávio Tartuce e Daniel Amorim Assumpção Neves analisam os conceitos e as construções que constam da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, nas vertentes materiais e processuais.

Manual de Direito do Consumidor – Direito Material e Processual traz comentários e posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais recentes. Atualizado de acordo com o Código de Processo Civil (CPC) de 2015, este livro oferece exemplos práticos decorrentes da experiência dos autores.

Saiba mais sobre o livro aqui!

Prática no Direito do Consumidor – Gediel Araújo

As medidas judiciais que protegem os interesses do consumidor. Gediel Claudino de Araujo Júnior apresenta uma abordagem prática das ações consumeristas, e oferece comentários ao Código de Defesa do Consumidor com observações e citações de jurisprudência.

Para garantir a plena compreensão dos temas, Prática no Direito do Consumidor traz um “guia de atuação nas ações do consumidor”, com linguagem simples e direta, que detalha o passo a passo de como elaborar uma petição inicial de natureza consumerista.

E não para por aí! Este livro fornece modelos editáveis de algumas das principais ações da área baseados em casos reais, como:

  • ação declaratória de inexistência de débito cumulada com indenização por perdas e danos;
  • ação declaratória de nulidade de reajuste de plano de saúde em razão de mudança de faixa etária;
  • ação de indenização por danos morais em razão de cancelamento de voo;
  • ação de indenização por perdas e danos em razão de acidente de consumo (por variadas razões – acidentes diferentes);
  • ação de indenização por perdas e danos em razão de vício do produto;
  • ação de indenização por perdas e danos em razão de overbooking;
  • ação de obrigação de fazer cumulada com perdas e danos (contra planos de saúde e outros – vários temas e fundamentos);
  • ação de repetição de indébito;
  • ação de rescisão de compromisso de compra e venda cumulada com devolução de valores (vários fundamentos e situações);
  • ação estimatória;
  • ação redibitória cumulada com perdas e danos.

Saiba mais sobre o livro aqui!

Programa de Direito do Consumidor – Sergio Cavalieri Filho

O Direito do Consumidor por Sergio Cavalieri Filho. Resultado da experiência do autor no magistério e na magistratura, este livro auxilia a interpretação e a aplicação do Direito do Consumidor por meio de conteúdo didático, objetivo, prático e abrangente.

Por que ler Programa de Direito do Consumidor?

Atualmente, o Direito do Consumidor é o mais discutido, estudado e aplicado no Brasil. Basta olhar as estatísticas dos Procons, Juizados Especiais e da própria Justiça Comum para se constatar: milhares de casos diariamente.

Este livro examina, de modo resumido, as controvérsias doutrinárias e jurisprudenciais, com destaque para o entendimento predominante. Desse modo, oferece uma orientação segura sobre as mais variadas questões relacionadas à área.

Saiba mais sobre o livro aqui!

Código Brasileiro de Defesa do Consumidor – Volume Único  – Vários autores

Trata-se de obra consagrada, de marcante e frequente referência pelos operadores do Direito em matéria consumerista e em processos coletivos. Em seus comentários ao CDC, os autores utilizaram uma abordagem que, sem fugir ao rigor científico conceitual, também preenche finalidades práticas, a fim de assegurar, aos profissionais do Direito e ao público em geral, melhor compreensão de matéria tão relevante e atual.

Autoria de:

  • Ada Pellegrini Grinover
  • Antônio Herman de V. e Benjamin
  • Daniel Roberto Fink
  • José Geraldo Brito Filomeno
  • Kazuo Watanababe
  • Nelson Nery Junior
  • Zelmo Denari

Saiba mais sobre o livro aqui!

Direitos do Consumidor – José Geraldo Brito Filomeno

O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor é um dos mais avançados do mundo. Tendo isso em vista, o autor destaca os instrumentos colocados à disposição do consumidor, individual e coletivamente considerado, para ver reconhecidos seus interesses.

A obra faz um retrospecto histórico do movimento consumerista, explica como funcionam os diversos órgãos nele envolvidos e traz exemplos práticos com roteiros de providências, petições e decisões judiciais.

O autor analisa os novos dispositivos do Código de Defesa do Consumidor e as suas principais inovações e estuda toda a legislação a ele ligada do ponto de vista prático.

Em suma, este livro é um verdadeiro manual de consulta que, sob uma óptica pragmática, será de grande utilidade para os que desejam saber os caminhos a seguir diante de um conflito surgido das relações de consumo.

Saiba mais sobre o livro aqui!

Direito do Consumidor – Sylvio Capanema, José Guilherme Vasi Werner e Thiago Ferreira Cardoso Neves

Convencidos da extraordinária relevância social e econômica do Código de Defesa do Consumidor e dos seus impactos no vasto mundo dos contratos, os autores esperam contribuir, com este livro, para aprofundar o estudo da matéria, valendo-se da experiência acumulada como magistrados, advogados e, sobretudo, professores.

A primeira parte é dedicada ao estudo da Teoria Geral do Direito do Consumidor, abordando, em linguagem acessível a todos, os seus princípios fundamentais, os direitos básicos e essenciais de todos os consumidores e os mecanismos para a sua proteção, tanto no âmbito civil quanto no penal, os quais têm, como objetivo, compensar a sua vulnerabilidade.

Por último, os autores discorrem sobre os contratos que mais frequentemente são celebrados na área do consumo de produtos e serviços, com o objetivo de que, melhor conhecidos, possam alcançar as suas finalidades e fomentar a consolidação dos mercados econômicos, alicerçados nos paradigmas que hoje inspiram nossa ordem jurídica.

Saiba mais sobre o livro aqui!

Código de Defesa do Consumidor – Lei 8.078, de 11 de Setembro de 1990, Equipe Atlas

Este Código de Defesa do Consumidor consolida décadas de tradição do Grupo Editorial Nacional | Editora Atlas na publicação de livros jurídicos. Confiantes em superar os constantes desafios, entregamos ao público um material consistente, funcional e atualizado, com um projeto gráfico prático e moderno, que permite a otimização na busca de informações.

Trata-se de legislação criteriosamente selecionada e organizada para atender a estudantes, candidatos a concursos públicos, técnicos e profissionais do Direito e das mais diversas áreas do conhecimento.

Saiba mais sobre o livro aqui!

Interesses Difusos e Coletivos – Vol. 1

Direitos difusos e coletivos em questão. Interesses Difusos e Coletivos, de Cleber Masson, Adriano Andrade e Landolfo Andrade, apresenta importantes tópicos do Direito Material Coletivo e do Direito Processual Coletivo e oferece muitos recursos didáticos.

Nos assuntos controversos, o livro expõe as diversas posições da doutrina e da jurisprudência, com destaque para as orientações do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

A visualização e a apreensão do conteúdo apresentado são facilitadas pelos recursos didáticos disponíveis, como: questões de concursos para treinos, videoaulas, webinar, números gráficos, esquemas e exemplos de casos práticos.

Este volume 1 do livro abrange Fundamentos de Direito Coletivo, Ação Civil Pública, Ação Popular, Mandado de Segurança Coletivo, Direito do Consumidor e Improbidade Administrativa.

Saiba mais sobre o livro aqui!

  • Direito do Consumidor Contemporâneo, Bruno Miragem
  • Código de Defesa do Consumidor Comentado, Leonardo Roscoe Bessa

Clique e conheça nossos livros de de Direito do Consumidor


LEIA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA