Filhos menores podem viajar sem a autorização do pai ou da mãe?
No dia 04 de junho, o CNJ publicou o Provimento nº 103/2020 dispondo sobre a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) nacional e internacional de crianças e adolescentes até 16 anos desacompanhados de ambos ou um de seus pais. A novidade é que o processo pode ser feito de forma eletrônica. Neste vídeo, Rodrigo da Cunha Pereira lista 5 itens importantes no momento de planejar a viagem ao exterior com o filho menor. Assista à explicação a seguir e saiba em que situações os filhos menores podem viajar sem a autorização do pai ou da mãe.
Filhos menores podem viajar sem a autorização do pai ou da mãe? Rodrigo da Cunha Pereira explica!
Direito das Famílias: Rodrigo da Cunha Pereira apresenta seu novo livro
Conheça o livro do autor!

Assista também
LEIA TAMBÉM
- Conheça as 10 modalidades de testamento mais importantes no Direito de Família
- Durante a gravidez é possível pedir pensão alimentícia?
- Morar junto configura união estável? Rodrigo da Cunha Pereira explica
- Saiba como funciona o divórcio digital
- A lei da Alienação Parental no Brasil
- Pensão alimentícia compensatória: o conteúdo econômico invisível do trabalho doméstico
- Descomplicando o Direito de Família e Sucessões em tempo de pandemia: testamento hológrafo e o fetiche das formalidades
- Direito de Família e Fetichismo
Sou separa do pai de meus filhos e estou com ele na justiça pedindo pensa alimentícia só qué eu queria viajar para uma cidade próxima da onde moro passaria uma semana somente tenho 2 filhos um casal de 4 anos e 2 anos será que preciso de autorização do pai das crianças para viajar(seria de ônibus)?
Olá, Karine,
O blog GEN Jurídico é um periódico jurídico-científico, fonte de conteúdo base para militantes da área, que aborda as necessidades dos operadores de Direito em todas as etapas de sua carreira, seja na academia, Exame de OAB, advocacia ou concursos públicos.
Devido ao propósito do GEN Jurídico, não possuímos profissionais para responder consultas jurídicas, e os autores que são advogados atuantes realizam esse trabalho através de seus escritórios e canais próprios. Assim, para esclarecer sua dúvida, recomendamos que procure diretamente o advogado de sua confiança por meio dos canais que ele disponibiliza para tanto. Em nosso site, infelizmente não podemos intermediar essa questão.
Agradecemos por sua mensagem.